domingo, 12 de fevereiro de 2017

Survival Mode: The Legend of Zelda - The Wind Waker

Resultado de imagem para tloz wind waker 
Olá, povo que está morando em ilhas, tudo bem? hoje lhes trago uma review do meu Zelda favorito, se não é o seu, apenas não reclame, opinião cada um tem a sua. Se você for bom mesmo de memória, lá nos primórdios deste Blog, fiz uma análise de Zelda: Ocarina of Time do Nintendo 64 e dei nota 10 pro jogo, mas pra falar a verdade eu meio que me forcei a dar esta nota, mas para não fazer uma análise forçada, pegue o seu barco e navegue no oceano, porque você vai se molhar todinho(a), naveguemos agora!!!!
Fase 1: Gráficos 
 Imagem relacionada
Alguns fãs criticaram este Zelda por usar um estilo de arte mais cartunizado, só que depois eles pararam de frescuragem e perceberam que é um jogo excelente. E o ponto que eles criticaram é um dos melhores pontos do jogo, dá para perceber que os gráficos são lindos, coloridos e vivos!
O jogo usa uma técnica de renderização chamada Cel-Shading, que deixa os personagens com visual de desenho animado, lembrando que quando o jogo saiu, entre 2003 e 2002 (ano que nasci), esta técnica era novidade, ainda não era usada à exaustão como hoje em dia.
Eu não acho o Cel-Shading deste jogo tão exagerado quanto outros que também usam, que é algo que não irei explicar porque a postagem demoraria mais, tudo neste game é colorido, os personagens, cenários, água e objetos, o Link até se molha quando entra e sai da água, algo que nem todo jogo da época conseguia fazer, o melhor é que envelheceu bem, não só em jogabilidade, mas também em gráfico, nem todo game antigo consegue ter um grande feito assim. E não é só o gráfico que é lindo, mas também a arte, apenas olhe:
Resultado de imagem para zelda wind waker
concorda comigo? se não concorda comigo, vá catar coquinho na casa da sua avó!!!!! se te ofendi, me desculpe, mas agora vem mais.
Fase 2: Som 
Primeiro, entrarei em detalhes sobre a trilha sonora e depois os efeitos sonoros, a trilha sonora é boa, mas não está em um nível impressionante que nem o Ocarina of Time, mas é agradável de ouvir, saca só:
decidi colocar a música tema do jogo porque é a que melhor o representa. tem outras músicas que também são legais, mas nunca irá chegar ao nível do Ocarina. Não tô dizendo que a trilha sonora é ruim, ela é boa, por sinal, mas quem sou eu pra reclamar? apesar de eu não estar reclamando tanto, aliás isso é um jogo livre para todas as idades, dizer o quê? agora os sons, são bem cartunescos, espada cortando, explosão, coletando dinheiro, o oceano e vozes (os personagens nem falam ou melhor,na verdade falam, mas é por texto),  eles falando com voz tipo: Olá, como vai você? não vai rolar, mas tem uns certos trechos em que é possível ouvir o Link falando Come on! mas isso é detalhe, os sons apenas são decentes... Voltando para as músicas, existe um item que é um instrumento musical que dá o efterson ("porque" em sueco) do título, a Wind Waker, que é uma batuta que pode conduzir o vento, que é aquela coisa que o maestro usa para comandar uma orquestra, tem outras coisas que ela pode fazer mas isso fica para a jogabilidade, só posso dizer que seria equivalente à ocarina do jogo que não preciso dizer qual é, mas o principal instrumento não é uma batuta é a própria espada do Link, cada vez que você dá cortes no inimigo, a espada faz sons de instrumento com se fosse uma música, os cortes seriam as notas, os inimigos seriam a letra e os chefes seriam o refrão. Agora vá para a próxima fase que vem aííííí...
Fase 3: Jogabilidade
Resultado de imagem para gamecube controller
Para falar da jogabilidade, explicarei usando esta imagem acima: o botão B é o ataque, só dar espadadas e ser feliz; o botão A é ação, com ele você faz tudo, pegar, arremessar, falar, abrir baús e portas, xingar no Facebook usando textão e outras coisas; X,Y e Z, são para os itens que entro em detalhe depois; o botão R também é para ações, mas faz bem menos coisas que o A, defender, agachar, deixar coisas no chão e chamar os amigos pra dar uma zoada; o analógico esquerdo é pra controlar o personagem; o analógico direito é pra controlar a câmera; a seta de cima é pra abrir o mapa; o start abre o inventário e o L é para focar no inimigo, assim como no Ocarina, também tem aquele problema que focar em alguns momentos não ajuda, mas aqui pelo menos tem controle de câmera, o que ajuda bastante. Falando naquele Zelda que todo mundo prefere, aqui muitas coisas foram melhoradas em comparação ao Ocarina e o Majora's Mask. Ainda tem o ciclo de dia e noite, passam alguns minutos e anoitece e passam mais alguns minutos e amanhece, tem alguns lugares em que isto não acontece, os outros dois jogos que citei também tinham este detalhe, mas acho que a quantidade de lugares assim é menor, se bobear o ciclo de dia e noite é até melhor, agora os itens. São os tradicional da série: arco e flecha; bumerangue; bombas e aquele frasco vazio que você, com certeza, usa para prender fadas e ser ressuscitado(a); já os novos, começando com o gancho, (não confunda com o hookshot), serve para pendurar em pedaços de madeira ou barras de metal que se localizam no teto e nas paredes e ficar se balançando como o Tarzan; a Deku Leaf que é uma folha que funciona como um leque gigante, além de se refrescar com isto, também dá pra jogar coisas para outro lado, mas se usar enquanto estiver caindo a folha vira um paraquedas, assim podendo planar dependendo da direção do vento, que é uma mecânica que se relaciona com o próximo item, a Wind Waker, tinha escrito que era uma batuta que funciona como a ocarina, mas tem suas diferenças: A ocarina usa os botões de câmera do 64 para fazer música, não precisa de timing, é praticamente como inventar uma música, apertando a sequência certa de botões faz uma música que faz algum milagre acontecer, já a Wind Waker, usa o analógico direito e precisa ter um certo timing, o que parece ser complicado mas não é, tem 6 músicas que podem ser executadas, mas só citarei 2, Wind's Requiem (requiem do vento), permite que você possa mudar a direção do vento, norte, sul, leste, oeste, sudeste e as outras 3 direções que eu acho que você com certeza deve saber.  Esta música é melhor usada no sistema de navegação que vai ser citado depois e a Song of Passing (canção da passagem) que funciona igual a Sun's Song daquele jogo que mencionei mais de 8000 vezes, serve para o dia virar noite e vice-versa, tem outros itens que poderia ter mencionado, mas quis citar os que mais tem destaque. Agora, a navegação. Primeiro deem uma olhada no mapa:
Resultado de imagem para tloz wind waker map
O mapa é uma cartografia dividida em 49 quadrados, cada um dos quadrados tem uma ilha, tem um barco (escreverei melhor sobre ele no enredo) que precisa de vento e uma vela para mover. O vento, já expliquei como faz. A vela é um item selecionável,como aqueles que citei logo atrás; a vela precisa de vento, então precisa ir para algum quadrado, faça de conta que tem uma ilha ao sudoeste e você precisa chegar a ilha ao norte, só que demora 6 quadrados para chegar, isso pode cansar algumas pessoas, mas eu nem  me incomodei. Tem uma música que serve para teleportar para algumas ilhas, mas só dá para aprender mais pra metade do jogo. O mapa começa meio vazio, mas aos poucos é possível enchê-lo dando comida para um peixe cartógrafo com cara de gente falante (ó as ideias dos produtores), assim dá pra saber os nomes das ilhas e seus formatos, e é exatamente isso que torna esse game um dos meus favoritos:  a descoberta, as missões secundárias, embora desencorajem algumas pessoas por serem cansativas, me fizeram um ser  determinado para vencê-las e até descobrir algumas delas...
Usando casualmente a internet ou não, e sem usar a internet, pude descobrir novas ilhas, pude até descobrir todas as ilhas do jogo (não tô zoando), nunca joguei um jogo que me passase um sentimento de descoberta tão grande como este aqui, todos os lugares, sejam ilhas, masmorras ou cavernas, têm seus objetivos, missões secundárias ou puzzles (enigmas). Falando nos puzzles, só escreverei resumidamente que são bem simples mas muito bem elaborados, tem um multiplayer no jogo mas necessita de um Game Boy Advance e eu não tenho um, então não entro em detalhes, Vem aí a penúltima fase!!!!!
Fase 4: Enredo (Sem spoilers)
Usarei textos do próprio manual para falar sobre Enredo, leia: " A muito tempo atrás, existia um reino onde um poder dourado ficava escondido. Um dia, um homem com um grande mal encontrou este poder e roubou para si mesmo, e com isto a seu comando, ele espalhou escuridão através do reino, mas então...
quando toda a esperança tinha acabado, um jovem garoto vestido de verde apareceu como se fosse do nada. Segurando uma espada que podia repelir o mal, ele selou o vilão para longe e deu luz à terra. Este garoto, que viajou pelo tempo para salvar a terra, era conhecido como o herói do tempo. A história do garoto foi passada de geração a geração até se tornar uma lenda. Então,quando um dia veio e um vento feroz começou a soprar através do reino,  o grande mal retornou rastejando pelas profundezas da terra. As pessoas acreditavam que o herói do tempo poderia novamente vir para salvá-los, mas o herói não apareceu... O que se tornou este reino? ninguém que soube permanecia. A memória do reino desapareceu, mas sua lenda sobreviveu até o soprar do vento. Em uma certa ilha, se tornou um costume vestir garotos de verde quando chegavam na idade. Vestido no verde das campinas, eles precisavam encontrar espadas heroicas e derrotar o mal. Os anciões apenas queriam que os jovens soubessem sobre a coragem com que o o herói da lenda atuou..." este foi o contar da história do manual, aí vai vir o contar de outra parte da história do meu jeito: " Na ilha que tinha a tradição de vestir garotos de verdade, Link estava tirando uma soneca, mas sua irmãzinha Aryll o acorda para dar parabéns por que é o seu aniversário (o dele não o seu), então Link vai para a casa da própria avó, que dá um "cospobre " do herói e ganha e um telescópio como presente de aniversário de sua irmã mais nova, mas quando ele estava apreciando a vista, APARECE UM PÁSSARO GIGANTE SEQUESTRANDO UMA MENINA!!!! MEU DEUS QUEM IRÁ SALVÁ-LA?!!!!!!! Chapolim colorado? claro que não, é o próprio Link que vai salvá-la! o pássaro estava sendo perseguido por piratas e acidentalmente solta a garota em uma floresta, então o Link vai aprender umas técnicas de espada e, aí sim irá salvá-la, cortando algumas arvorezinhas, entrando em uma floresta e dando uma surra nos monstros... a garota é salva, o nome dela é Tetra e ela é uma capitã pirata, um de seus companheiros aparece e pergunta o que aconteceu e blábláblá, mas quando saíram da floresta, Aryll é sequestrada pelo mesmo pássaro, o carteiro aparece e fala que ela estava sendo levada a uma fortaleza abandonada, então Link pega uma carona com os piratas para salvar sua querida irmã, após uma cena de despedida de sua ilha, Link e os piratas chegam à fortaleza no ceará e acontece uma das cenas mais engraçadas do jogo,
Foi mal mas precisava colocar esta cena, ela é hilária, continuando... Link perde a espada e terá que passar despercebido pelos guardas da fortaleza, depois disso ele encontra Aryll com mais 2 meninas, só que ele acaba fracassando miseravelmente pois não é forte o suficiente para salvá-la. Então ele dá as caras com o dono da fortaleza e vilão do jogo, o o herói é arremessado ao mar, Link acorda e aparece em uma ilha chamada Windfall, onde ele conhece um barco falante chamado King of the Red Lions, enviado pelas forças divinas para encontrar o herói e fazê-lo derrotar Ganondorf, o dono daquela fortaleza e o grande mal da lenda.  Ganondorf estava sequestrando meninas com orelhas pontudas para saber se tinham uma ligação com a Triforce da sabedoria e,coincidentemente, a princesa Zelda".
Fase Bônus: Explicação Básica
Fiz isto aqui para explicar uns detalhes não explicados da história, lembrando que isto é pra quem não manja de Zelda, se você manja pule para a última fase, a Triforce é basicamente o poder dourado da lenda,
Resultado de imagem para triforce
um conjunto de triângulos criado por 3 deusas, cada um representando uma coisa: o da direita é coragem, o da esquerda é sabedoria e o de cima é poder, geralmente o Link tem o da coragem, Zelda o da sabedoria e Ganondorf , o do poder, e Zelda pertence a uma família real, que guarda este artefato, se uma pessoa boa tocar a Triforce, o mundo será de paz, prosperidade e luz, se alguém mau tocá-la, o mundo será de trevas e terror, agora que dei uma explicação simples, vem a última fase
Fase 5: O Verídico 
Prós:
+ Gráficos e arte lindos e coloridos 
+ Trilha sonora boa 
+ Jogabilidade mais avançada que a do Ocarina of Time 
+ Enredo decente 
+ Um grande sentimento de descoberta 
+ Puzzles simples, mas bem elaborados 
Contras: 
Nenhum 
Nota Final: 
10.0 
Review em Estrelas 
Criatividade: ✬✬✬✬✬ 
Gráficos: ✬✬✬✬✬ 
Som: ✬✬✬✬✬ 
Jogabilidade: ✬✬✬✬✬ 
Diversão: ✬✬✬✬✬ 
Replay: ✬✬✬✬✬ 
Resumindo: The Legend of Zelda: Wind Waker é um jogo excelente em todos os aspectos, gráfico, som, jogabilidade, arte e história. Não estou dizendo que o jogo é perfeito, apesar de eu ter dado nota 10, mesmo os jogos nota 10 tem suas falhas, aliás, perfeição não existe, mas isto não tira o brilho do jogo, meu Zelda favorito e com certeza um dos meus jogos favoritos de todos os tempos. 
Curiosidades Rápidas: 
- Link era para envelhecer, mas descartaram a ideia porque os outros também teriam que envelhecer ...
- Nas versões beta do jogo, Link usava uma túnica verde e mangas marrons, diferente da roupa 100% verde da versão final 
- O botão de ataque iria ser o A, não o B 
- Existe um item excluído do jogo chamado Water Boots, que ninguém sabe para o que serviria 
Quer jogar? concorda com a minha opinião e nota? gostou da postagem? comente e compartilhe nas redes sociais, (som do vento).

2 comentários:

  1. Adoro o visual cartunizado e o Link sempre jovem!

    ResponderExcluir
  2. hã?! .... é windwaker!? não é windmaker !? putz...nem podia imaginar...adorei a ilha que todo mundo ganha uma blusa verde, deve ser legal lá. agora, eu sou muito bom de render, adorei saber sobre este renderizador Cel-Shading...vou pesquisar sobre ele para saber se posso utilizar nos meus projetos. acho que neste caso, concordo com você que os gráficos são ótimos, adoro o visual cartoon colorido. acho que esse jogo eu gostaria de jogar mas sem o volume ligado pq eu não gostava da musiquinha do jogo antigo do n64! gostei muito desse post, valeu Ivan !

    ResponderExcluir