sábado, 4 de fevereiro de 2017

Survival Mode: Steven Universe - Soundtrack Attack (Android)

Resultado de imagem para steven universe soundtrack game 
Olá, civilização alienada que só fica na Internet o dia inteiro  alienígena que quer conquistar a terra, tudo bem? hoje pela primeira vez estou trazendo uma análise de um jogo baseado em um desenho animado (Aquaman não conta, pois o jogo era baseado nos quadrinhos, eu acho), e não é apenas um desenho qualquer, é o meu favorito de todos os tempos, Steven Universe ou Steven Universo como ficou na adaptação brasileira. Não acho que eu esteja preparado para fazer review de um jogo baseado em alguma franquia que não é da mesma mídia, mas tudo bem, Vamos nessa!!! 
Fase 1: Sobre o Desenho em Si
1-1: História
Só pra avisar, esta fase é pra quem não assistiu, se você assistiu ou é um(a) grande fã como eu, já pode ir pulando pra fase 2, antes de ler a análise. Precisamos entender sobre o que o desenho discorre- a história é a seguinte: Era uma vez, uma civilização alienígena chamada de Gems, que são praticamente as personificações de pedras preciosas, tipo rubis, safiras, diamantes e por aí vai, cada uma com seus propósitos como lutar, obedecer ordens ou ficar de sentinela, elas faziam a sua raça usando recursos, ainda mais porque não podem reproduzir, beber, tava esperando o que? são pedras, elas não tem gênero e você já viu uma pedra comendo (sem malícias)? me poupe! Na verdade Gems podem fazer estas 3 coisas, mas só quando usam poderes de mudança de forma. Esta raça também tem poderes como superforça e a capacidade de se fundirem para criar uma Gem nova. Voltando pra história...
as Aliens sem gênero (isto é verdade) precisavam de colônias... uma delas foi na Terra, mas ter uma colônia na Terra significaria que a maioria dos seres vivos do planeta teriam de ser eliminados, então eis que surge as Crystal Gems, um grupo de Gems rebeldes que lutam pelo bem da terra, só que daí aconteceu uma guerra entre dois grupos, as Gems do planeta natal que queriam a colônia e as Crystal Gems. Neste combate muitas Gems dos dois lados da moeda "morreram" (sem Spoilers), mas apenas 4 das rebeldes sobreviveram, Garnet (granada), Ametista, Pérola e Steven (o protagonista que dá o nome), pera aí! mas Steven não é uma pedra, na verdade ele é um híbrido de Gem com humano, ou seja, seu nascimento só foi possível por ter acontecido uma relação da antiga líder Rose Quartz (ou Rose Quartzo na tradução PT-BR, aliás é claramente um quartzo rosa) e um rockeiro chamado Greg, ela mudou de forma, depois fez um tchaca tchaca na butchaca ( ͡° ͜ʖ ͡°) e saiu o Steven, mas não irei contar os detalhes porque seria Spoiler, agora mostrarei os personagens,
1-2: Personagens 
 Steven Universe - Title Card.png

Lembrando novamente, esta fase é só para quem não viu o desenho, esta ainda não é fase 2, (já dá pra claramente perceber uma referência a Mario neste negócio de fase 1-1 e 1-2), mas tenho que focar agora, acima temos Garnet, atual líder das Crystal Gems, é a mais forte dos 4, séria e honesta, sua arma são duas manoplas (luvas de metal), esqueci de dizer que elas também podem invocar armas de suas pedras, também é a favorita da maioria dos fãs mas não é a minha, a roxa é Ametista, ela é extrovertida, impulsiva, preguiçosa e engraçada, adora comer e ficar zuando por aí e é a personagem que mais abusa da mudança de forma e sua arma é um chicote, a da esquerda é Pérola, é a mais velha da rebelião, sendo que Gems podem viver por zilhões de anos mas podem morrer, ela é meio que uma cruza de um samurai com uma bailarina, é muito inteligente, precisa e perfeccionista, muitas vezes fica histérica, além de sentir um pouco inveja de Greg (pai do Steven) por ter conquistado o coração de sua amada, não dá pra considerar isto um conteúdo lésbico pois disse na história que elas não tem gênero, também é capaz de construir máquinas, sua arma é uma lança. Por fim, mas não menos importante porque é o mais importante (piadinha), Steven, o protagonista: amoroso, amigável, todos de Beach City (suposta cidade da trama) gostam dele, separador de brigas, tem muitos amigos, não sabe controlar seus poderes mas vai aprendendo com o tempo, tem a pedra de sua mãe, apesar de ser todo felizão, às vezes ele fica bravo e chora (o resto das Gems também), sabe tocar música muito bem e sua arma é um escudo. Poderia ter escrito sobre alguns personagens que não contém Spoilers e aparecem no início como o próprio pai do Stevenzinho e sua melhor amiga Connie, mas decidi falar só dos principais porque são os únicos que realmente importam, agora pegue no topo do mastro e passe para a próxima fase.
Fase 2: Gráficos
Resultado de imagem para steven universe soundtrack game
Os gráficos são decentes, os personagens tem os mesmos traços do cartoon (só pra constar: o desenho é da Cartoon Network se você não sabe) e as animações são muito bonitas e fluentes, que não é possível perceber nesta imagem pois ela é estática, os cenários são muito detalhados e belos, que infelizmente não é coisa muito fácil de se notar pois é um jogo de música, então é necessário concentração nas notas, mas o ponto chato dos gráficos é queda de FPS (frames per second), que é quando os quadros de animação caem deixando o jogo mais lento, seria tipo um lag de jogo online só que off-line, no início não atrapalha tanto, mas no final atrapalha muito, você pode até achar que é problema do meu celular, até pode ser mesmo, mas vi uma gameplay do jogo no Youtube e também tinha este problema, mas não sei se era do celular ou da placa de captura da pessoa, nunca saberemos, maaaassssss...
Fase 3: Som 
Acho que este é o principal foco do game, porque é de música e tem soundtrack (trilha sonora) no nome, a trilha sonora não só de jogo mas também a do desenho é boa, contém músicas do próprio desenho em versão remixada  e algumas totalmente originais, as músicas remixadas vão desde We are the Crystal Gems (música tema da série) até Don't cost nothing, vou deixar We are the Crystal Gems na versão original aqui, quis colocar a versão em inglês porque não gosto da tradução brasileira do desenho, então veja:
 
agora a remixada,
qual das duas gostou mais? só comentar, lembrando que a música também tem versão em PT-BR, dá pra procurar o vídeo da música no Youtube, até vídeos em multilinguagem mostrando cada parte da letra em idiomas diferentes, voltando, tem algumas músicas que não são grande coisa mas nada que atrapalhe, Próxima!!!!
Fase 4: Jogabilidade
Primeiro, o jogo conta com customização de personagem, o que é legal, mas aqui não é uma das 1001 maravilhas, pois é uma customização muito limitada, só dá pra fazer uma quartzo, uma pérola ou uma rubi, bem que poderia ter outras pedras, mas eu perdoo por motivos que não posso escrever por que contém spoilers ou não, mas aí vem os pontos negativos, negativos mesmo, dá pra fazer os 3 tipos de Gems que acabei de escrever, mas é limitado por save files, um para quartzos, um para pérolas e um para rubis, mas não dá pra escolher uma em cada arquivo, se quiser fazer uma, vai ter que escolher um arquivo, mas o problema mesmo é customizar a aparência da personagem, tem diferentes cabelos, uniformes, cores de pedra, armas e acessórios da terra, algumas destas coisas tem versões exclusivas para algumas Gems, mas tem várias coisas que faltam, as armas de cada Gem são poucas, pérolas e rubis tem 4 armas enquanto as quartzos tem 5 armas, também seria legal se desse pra mover a pedra de lugar, porque não sei se você notou mas as Gems tem uma preda pedra em alguma parte do corpo, mas as personagens criadas tem pedra fixa na customização, queria que tivesse mais cortes de cabelo para colocar, uniforme... deixa pra lá! e o pior, os acessórios terrestres, tem camisetas, jaquetas, pulseiras, óculos, shorts, calças e chapéus, mas a variedade é muito baixa e não dá pra colocar uma camisa e uma calça ao mesmo tempo, customizar personagens aí não é muito relevante, mas nada melhor do que deixar a Gem estilosa, mas deixando isto de lado, agora vem mesmo a jogabilidade.
Resultado de imagem para steven universe soundtrack attack
Spoiler! esta é a última fase.
 apenas alguma palavra para encher este espaço, quem liga?
A jogabilidade é bem simples, mas muito efetiva, é só tocar nas notas que vem pela tela com um bom timing e ser feliz, tem uma barra de estrelas cor-de-rosa que vai enchendo conforme você vai melhorando no ritmo, a barra contém 3 estrelas, 1 é ruim, 2 é bom e 3 é demais (referência detected), sobre as notas, aqui vão elas: as notas de estrela rosa (canto esquerdo) são normais, apenas um toque na tela e já basta, as moedas de cristal (canto direito) são a grana, mas infelizmente e necessário pra barra encher, a nota de estrela roxa (não está vísivel) é só deslizar o dedo pro lado e a grande nota azul com barra apenas segure, também tem habilidades especiais que podem ser compradas para facilitar a progressão, slow motion (não preciso explicar), super batida para dobrar o enchimento da barra, regenerar para voltar de onde morreu e preenchimento (também não preciso explicar), a sincronia das notas com a música é perfeita: conforme você vai tocando na tela, a Gem vai fazendo ações, como pular, atacar monstros e deslizar, sendo que ela corre automaticamente, esqueci de citar que o jogo é de fases, são 6 mundos divididos em 7 fases, também tem até história que não é grande coisa, uma Gem do planeta natal fugiu para ser livre e está sendo perseguida pela sua chefe e conta com a ajuda das Crystal Gems para escapar. Tem até "cutscenes" sem dublagem e só diálogo, e ainda descobri um bug envolvendo estes diálogos, uma hora outra os textos das falas acabam sumindo, as fases são locais do próprio desenho, vão desda ilha da máscara até o jardim de infância (imagem acima), se você não entende inglês, dá pra mudar a linguagem, só que não, nas configurações do jogo tem a opção de mudar de língua, mas não dá pra mudar, então qual é a necessidade disso?! agora vem o verídico!!!
Última Fase: O Verídico
Prós:
+ Gráficos decentes 
+ Trilha sonora 
+ A jogabilidade até que está boa 
Contras: 
- Customização limitada 
- Queda de FPS 
- Falta de outras linguagens 
Nota Final: 
7.1 
Review em Estrelas 
Criatividade: ✬✬✬ 
Gráficos: ✬✬✬✬ 
Som: ✬✬✬✬ 
Jogabilidade: ✬✬✬ 
Diversão: ✬✬✬ 
Replay: ✬✬✬   
Resumindo: O jogo é bom, mas não é aquela grande coisa, quase um jogo mediano, mas até que me diverti, o sistema de customização é meio desnecessário, seria melhor se pudesse jogar com o Steven, tem músicas boas e é decente e gratuito, ao contrário de ataque ao prisma que também é um jogo da mesma série e aparenta ser bem melhor
Curiosidades Rápidas:  
- Quando o jogo foi lançado, o desenho estava na terceira temporada... 
- Aliás este é segundo game da série animada a ser lançado para Smartphones
Está interessado(a) em assistir? concorda comigo? gostou do que fiz? se quiser  ser salvo(a) pelas Crystal Gems comente aqui e compartilhe nas redes sociais, Bye Bye!

8 comentários:

  1. eu QUASE zerei este jogo, mas pela QUEDA DE FPS NA PENULTIMA FASE, não deu ;-; mas gosto de considerar que zerei o jogo, pois peguei 3estrelas em TODAS as fases

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu zerei o jogo, mas não com 3 estrelas em todas as fases, mas eu quase consegui isso em todas as fases, se não fosse pelo FPS.

      Excluir
  2. Esse negócio de reprodução de pedras sem gênero é um pouco tenso... dá para explicar melhor?

    ResponderExcluir
  3. eu nunca tinha suportado esse desenho...agora eu quero cancelar a sky daqui !!!! é muito doida essa história de gems, gênero, etc. acho o ritmo do desenho muito triste e o steven é uma criança com problemas que não se relaciona com mais ninguém do planeta dele. o pai dele parece o Homer Simpson...e aquele episódio que ele entrou dentro do leão foi muito doido. Ivan, acho que precisamos de uns jogos de nave espacial ! que é coisa do meu tempo e entendo melhor !

    ResponderExcluir
  4. eu não entendi uma coisa...é jogo de console Wii ou computador ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não leu o título? Está escrito Android, é de celular.

      Excluir
  5. De jogo eu não entendo, ainda!!!
    Mas li tudinho e gostei da Ametista, que também não conhecia o desenho.
    Voltando, ela e animada e gosta de comer. Me identifiquei ...

    ResponderExcluir