quarta-feira, 8 de março de 2017

O protagonismo feminino em jogos

Resultado de imagem para yes we can 
Olá, mulherada que gosta de games, tudo bem? já é um baita clichê colocar um homem esbanjando masculinidade ou salvando o mundo e resgatando princesas, mas para comemorar o dia da mulher, e ir para o lado oposto, citarei  protagonistas femininas em games. Quero lembrar que não é qualquer personagem que entra, só colocarei personagens de jogos que joguei e, se não for protagonista, tá fora!
 Vamos Nessa!
Muitos de vocês sabem que sou Nintendista, então nada mais justo do que falar sobre uma personagem desta empresa.
Resultado de imagem para samus aran
Samus Aran, da série Metroid, é uma das primeiras protagonistas femininas dos games, não é a primeira, mas foi uma das mais populares, seu primeiro jogo de 1986 foi inovador por incentivar a exploração, Samus é uma caçadora de recompensas que perdeu seus pais aos 3 anos e foi criada por uma raça alienígena conhecida como Chozo e ganhou habilidades sobrehumanas e uma armadura laranja que lembra um pouquinho o Boba Fett,de Star Wars. Ela caçou piratas espaciais e vingou a morte de seus pais várias vezes (se estiver escrito asneira aí, me corrija). Em seu primeiro jogo muita gente acreditava que Samus era um robô ou um cara dentro de uma armadura, mas, no final é revelado que é uma mulher, - o que foi uma grande surpresa para a época. Agora todo mundo sabe que ela é mulher e não preciso comentar mais nada.
Admito, nunca joguei Final Fantasy X e joguei o X-2 e gostei muito (aposto que muitos fanboys de Final Fantasy estarão me xingando de poser),  uma coadjuvante do X acabou roubando a cena em sua continuação.
Resultado de imagem para yuna ffx-2
Yuna era uma invocadora que ajudou a salvar seu mundo depressivo, só que acabou ficando com todo crédito, desistiu de ser uma invocadora e passou a ser uma caçadora de esferas (porque no mundo dela, esferas são tudo que importam, sem zueira), se juntou com sua prima e uma gótica aleatória, foi vestir roupas sexy e virou uma pistoleira, até sua personalidade mudou, no primeiro jogo ela eraaaaaa... não consegui pensar em um adjetivo pra ela, mas na sequência ela ficou melhor desenvolvida, agora ela está mais alegre, brava e engraçada, o que combina com o ritmo descontraído do jogo, citei o que era para citar e pronto, Próxima!!!!
Não joguei muitos jogos da série no qual ela aparece, mas se eu joguei o jogo, tá na lista.
Resultado de imagem para jill valentine
Jill Valentine, de Resident Evil, fazia parte de um grupo policial chamado S.T.A.R.S que era divido em equipes sendo que uma é Alpha e outra é Bravo, Jill é da equipe Alpha e consegue ser inteligente e corajosa. Ela conseguiu resolver um mistério de uma mansão cercada de zumbis e ainda exterminou um monstro biológico que tinha propósito de matá-la. Sua aparência, personalidade e importância mudam em cada vez que ela aparece, é estranho, mas pelo menos ela não fica na mesmice.
Pra finalizar, um fato científico comprova que as mulheres falam 3000 palavras por dia, falam até mais que os homens, mas o que isto tem a ver com a personagem a seguir?  você verá...
Resultado de imagem para chell
Chell de Portal é uma personagem que pensa e age mais que fala, pois é muda, que é totalmente diferente de sua maior inimiga, GLaDOS, que é uma robô tagarela tendo uma arma que pode criar portais e uma boa inteligência, Chell consegue ser uma ótima personagem, mas Chell não é completamente muda, pode falar de uma certa forma e até gemer, aliás ela fica melhor falando nada do que alguma coisa, deixe as coisas como são.
Lembra de mais alguma protagonista feminina em jogos? Gosta de uma delas ou de seus jogos? Gostou da postagem? comente aqui e compartilhe nas redes sociais, um beijo pro seu recalque e tchau!

9 comentários:

  1. Não conhecia essas personagens, mas gostei muito de ser apresentadas a elas por você. Obrigada pela homenagem às mulheres, sei que você convive com duas super mulheres que têm características muito especiais. Muito bom aprender com as suas postagens!

    ResponderExcluir
  2. Uauuu, se tem um cara que entende de jogos, especialmente os da Nintendo, esse cara é o Ivan! Gostei do seu texto e da homenagem! Não sabia que havia tantas heroínas assim, mas taí, a mulherada também está podendo nos jogos. Bj

    ResponderExcluir
  3. Caraca como sou desatualizada em games... mas gostei muito se saber sobre essas personagens femininas nos jogos! Parabéns! E continue nos atualizando! OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  4. Sensacional Ivan! Adorei o post e a homenagem. Não conhecia todas as personagens, fiquei curiosa quanto aos jogos. Obrigada =)

    ResponderExcluir
  5. Ivan vc me surpreende a cada post. Prometo que quando acabar o mestrado vou aprender a jogar com vcs (vc, Caio e Luisa). Sua escrita e tao boa de ler que entendo tudinho. Vc e meu sobrinho/afilhado preferido. Bjos

    ResponderExcluir
  6. Adoro jogos que nao seguem padrao u.u

    ResponderExcluir
  7. eu esperei passar o dia das mulheres para postar. eu gosto de jogar OpenArena que tem uma enorme quantidade de aliens, robôs e ....mulheres para a gente dar tiro. elas são as mais difíceis de acertar porque são muito ágeis. Mas não falam nada no jogo. só conhecia a mocinha da série resident evil, que é uma super heroína clonada. senti falta da princesa peach que corre no mario kart ! e ela também participa de outros jogos com a turma. Mas é verdade, tem pouco jogos com mulheres heroínas. Você sabia Ivan, que tem pouquíssimas arquitetas famosas ? será que nos videogames as mulheres são melhores princesas, pilotos, vilãs ou heroínas ? mas é certo que com a evolução dos games elas estão cada vez mais bonitas !

    ResponderExcluir
  8. Muito orgulho de você. Parabéns!! Mil beijos da sua prima

    ResponderExcluir
  9. Incrível que o meu filho de 14 anos tem uma compreensão sobre o feminino maior do que a do sujeito que ocupa a cadeira da presidência do país neste momento estranho! Parabéns Ivan!

    ResponderExcluir