domingo, 23 de abril de 2017

Survival Mode: Goldeneye 007

Resultado de imagem para goldeneye n64 
Olá, povo 00 (zero zero) lindo, tudo bem? Admito, não sou do tipo de pessoa que gosta de jogos de tiro, principalmente em primeira pessoa, nem mesmo um fã de 007, mas pra fazer esta análise fui assistir ao filme no qual foi baseado, porque não dá para saber se o jogo é fiel ao filme sem antes assistir. Se der licença, a análise já vai começar logo. 
Fase 1: Sobre Goldeneye 
Aqui, entrarei em detalhes sobre o filme e a comparação com jogo, se você assistiu, pode ir pulando para a segunda fase. Só pra não dar spoilers, tem a sinopse resumida: O famoso James Bond (ou 007) está tentando impedir o satélite Goldeneye, que é uma arma eletromagnética de destruição, de acertar-nos. O game é bem fiel ao filme, mas existem algumas diferenças... Antes de começar, deixo claro que vou entrar em detalhes apenas nas 3 primeiras fases do game só para não dar tantos spoiler. Agora sim começa de verdade. 1. No início do filme, Bond faz bungee jumping em uma montanha para entrar em uma fábrica de armas russa, no jogo também tem esta cena, só que mostra como ele fez para chegar até aí. 2.Logo quando Bond chega à fábrica de armas, ele nocauteia um soldado que estava num banheiro em baixo da ventilação (o lugar por onde o agente entrou), no jogo também tem esta cena, só que ele está em outra porta do banheiro e não em baixo; e a última comparação: 3. Após sair da fábrica, Bond tenta alcançar um avião pilotando uma moto, só que no jogo ele faz isto com um tanque de guerra. É claro que tem algumas cenas que não foram citadas para não dar tantos spoilers, mas não é só mudança que tem no jogo, também tem cenas que foram retratadas com muita fidelidade, mas agora ,só pra encurtar, vou terminar a primeira fase e começar a segunda.
Fase 2: Gráficos 
Resultado de imagem para goldeneye n64
Hoje em dia parece feio e datado, mas para a época era o melhor que tinha. A modelagem e as animações até que eram bem feitas para a época, os rostos dos personagens eram bem realistas, ver os objetos do cenário destruindo e buracos se formando no chão e nas paredes até que impressionava, as fases até que eram bem grandes, tanto as da campanha quanto as do multiplayer. Mesmo no multiplayer de tela dividida para 4 pessoas, o jogo não deixava cair a taxa de quadros de animação por segundo, mais ou menos 15 a 25 por segundo, não sei se a taxa impressionava na época, mas quem sou eu para reclamar?
Fase 3: Som 
A música também é boa: o ritmo, a maneira que soa e a composição, assemelham-se a um filme do próprio 007 em uma missão secreta, ouve aí:
Esta é a minha favorita. Já os efeitos sonoros, não vou dizer que são toscos, os tiros tem som de ricochete, nada muito realista, mas no filme, os tiros também tinham um som assim, os inimigos soltam uma voz meio tosquinha quando morrem, mas não vou reclamar. Parece até Star Wars, quando os Stormtroopers eram acertados eles gritavam deste jeito, só que era um efeito sonoro e não a voz do personagem e é com isto que parecem os gritos dos inimigos do Goldeneye.
Fase 4: Jogabilidade
Só para o texto não ficar tão longo, vou dividir a jogabilidade em 3 categorias.
Fase 4-1: Controle 
Resultado de imagem para goldeneye controller
A imagem pode estar pequena, mas até que dá para ler as informações na tela (se pelo menos entender inglês), mas mesmo assim vou explicar: É óbvio que o analógico serve para andar, pelo menos para frente e para trás, porque para os lados são pra dar curvas, parece absurdo pros dias de hoje, principalmente se você joga Call of Duty num Xbox ou em um Playstation, mas dá para se adaptar, as setas amarelas também são pra movimentação, pra cima e baixo são pra mirar e as da esquerda e direita andam pros lados, o de mirar pra cima e pra baixo é meio inútil porque Bond volta a olhar pra frente alguns segundos depois. Os botões L e R são para a mira manual, que dá pra mirar livremente porém não é possível se mexer, já a mira automática é só andar que o agente automaticamente mira no inimigo e apertar o botão de tiro que é o Z, as armas variam entre pistolas, metralhadoras, snipers, escopetas, minas, granadas e lasers, para trocar de armas é no botão A e para interagir com o cenário é no B. É possível mudar o estilo de controle do jogo e este é o primeiro, mas nisso não entrarei em detalhes.
Fase 4-2: Campanha 
Já mencionei as diferenças do jogo pro filme, mas agora é como a campanha funciona. Existem 4 dificuldades, agente, agente secreto, agente 00 e 007, que representariam as dificuldades fácil, normal, difícil e quase impossível, as diferenças entre elas são: a quantidade de dano que seu personagem leva, a quantidade de inimigos e o número de missões para fazer. Falando nisso, as fases são bem grandes e não são muito lineares (pelo menos a maioria), também te obrigam a fazer todas as missões e por incrível que pareça não é tão chato (em algumas ocasiões é chato), isto até dá um desafio e imersão na jogatina, as missões consistem em conseguir chaves, não matar civis ETC. O único problema que vejo aí é a inteligência artificial dos inimigos, às vezes tem dois inimigos, um do lado do outro, e você mata um e o outro não reage; na segunda fase um inimigo te acha, atira e quando você esconde atrás da porta de um banheiro ele não consegue te achar, posso estar parecendo exigente por mencionar isto, pode ser a limitação da época, não é? ERRADO, Turok 2 tinha inimigos inteligentes, tinham estratégias diferentes e ainda por cima se sentiam ameaçados ao apontar uma arma poderosa, os inimigos do Goldeneye até podem ser corajosos, mas em Turok 2 os inimigos são dinossauros e no Goldeneye são humanos, como é que dinossauros conseguem ser mais inteligentes que nós?, mas apesar de Turok 2 ter saído um ano depois do Goldeneye (1998, Turok, não o 007), mostra que Nintendo 64 aguentava mais.
Fase 4-3: Multiplayer
O multiplayer chega até a ser melhor que a campanha em si, é praticamente uma partida onde o objetivo é matar as outras pessoas, sendo que dá pra jogar entre 2 a 4 jogadores, dá pra customizar as regras da partida como: que personagens você quer jogar (mais ou menos 33 ou 34 personagens), a quantidade de vida, as armas e que cenário jogar, já tinha jogos com multiplayer online nos PCs antes, só que naquela época não era todo mundo que tinha acesso à internet, mas este era de fácil acesso e foi um dos principais fatores do game ter feito sucesso e, acredite em mim, é divertido.
Fase Bônus: Códigos 
Código, trapaças ou cheats, seja como queira chamar... muitos códigos aqui são básicos como Invencibilidade, conseguir todas as armas ou ficar com munição infinita, mas também tem como ficar super rápido, substituir os buracos que os tiros formam por tinta e o mais famoso, o modo Donkey Kong, que deixa os personagens com cabeça e braços enormes, mas você tem preguiça para passar as fases, dá pra fazer códigos para desbloquear as 18 fases da campanha (as secretas não tem como), isto dá um fator replay extra, porque te dá vontade de experimentar cada um, mas agora a postagem está acabando.
Última fase: O Verídico 
Prós: 
+ A jogabilidade de um FPS dos PCs foi bem adaptada para o controle 
+ Músicas legais 
+ Bons gráficos 
+ Campanha desafiadora, imersiva e fiel ao filme 
+ Multiplayer divertido 
+ Códigos fornecem um fator replay extra 
Contras: 
Burrice artificial 
Nota Final: 
9.0 
Review Em Estrelas: 
Criatividade:✫✫✫✫✫ 
Gráficos:✫✫✫✫✫ 
Som:✫✫✫✫✫ 
Jogabilidade:✫✫✫✫✫ 
Diversão:✫✫✫✫✫ 
Replay:✫✫✫✫✫ 
Resumindo: Mesmo que eu não tenha ligado pro jogo quando eu era mais novo, acabei gostando hoje em dia, a jogabilidade foi bem adaptada, a campanha é desafiadora e ao mesmo tempo fiel ao filme, as músicas e os gráficos são bons e multiplayer é super divertido, o jogo é obrigatório pra quem tem um Nintendo 64 ou para um um fã da franquia 007, só peca na inteligência dos inimigos, mas tudo bem, a Rare, que fez esta adaptação de filme, não merece palmas, merece o Tocantins inteiro. 
Curiosidades Rápidas: 
- O multiplayer foi feito em uma semana... 
- ...falando nisso, o jogo não teria multiplayer 
- As duas fases secretas representam outros filmes da franquia 
Quer jogar? é fã de 007? assistiu o filme? gostou da postagem? comente e compartilhe nas redes sociais, (saindo secretamente como um espião).

6 comentários:

  1. Esse é um clássico!
    Um jogo e um filme que representam uma época, mas não ficaram presos ao passado. Ainda hoje tem algo a dizer no quesito diversão!

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a análise, ainda não tive a oportunidade de jogar o goldenEye. Gostei bastante do paralelo feito com a IA de Turk 2(aqueles dinossauros marotos, hehe). Você comentou no outro post que não joga em pc, suponho que você jogou esse 007 em 1 N64 original, certo? Que inveja, haha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu joguei em um N64. Eu tinha começado a minha carreira Gamer nos PCs, só que ganhei um 64, me apaixonei pela Nintendo e virei um jogador de console. Eu não jogo em PC porque tenho medo de vir com vírus. Eu também tinha Turok 2.

      Excluir
  3. é isso aí Ivan ! qq dia vc me mostra como passar da primeira fase no 007 e no turok também....nunca consegui. gostei muito das análises parece até que vc é fã da série e de game fps ! vc é que merece um tocantins inteiro !
    abç

    ResponderExcluir
  4. deixando um like secretamente como um espião ninja...( sumiu )

    ResponderExcluir
  5. Esse jogo é demais, e o multiplayer foi revolucionário mesmo! Seu primo Bruno jogava muito bem. Por ser um dos poucos jogos divertidos de jogar com 4 jogadores, os amigos todos se reuniam e ficavam horas jogando. Ótima análise primão!

    ResponderExcluir