domingo, 21 de maio de 2017

Top 8: Meus jogos favoritos de todos os tempos

Olá, há mais ou menos uma semana (10 de maio), comemorei meu aniversário de 15 anos de idade e pra fazer deste um dia especial, decidi mostrar a minha lista de jogos favoritos, porque todo mundo que se diz gamer tem uma. Vamos lá!!! 
Lembrete: Se  não é muito familiarizado(a) com Tops, esta explicação é pra você: Num Top, tem várias coisas listadas de um certo número para o 1 ou seja, do menos legal pro mais legal e vice-versa. Originalmente, esta iria ser um top 10, mas pela exclusão de alguns jogos da lista por motivos de experiência, acabou virando um top 8.
Eu tenho vergonha de admitir isto, mas mesmo assim terei que escrever, eu não sei jogar Tetris, por mais que seja um jogo simples e que eu entenda como funciona o jogo, não consigo fazer nada direito e por isto nunca tive um gosto tão grande por jogos de puzzle, porém, isto não me impediu de ter um como favorito.
8: Magical Drop 3  
Imagem relacionada
Você com certeza deve ter ouvido falar deste jogo, não é? alguém?rsrsrsrs... tava zoando, quase ninguém conhece este jogo. Magical Drop 3 é um jogo de puzzle lançado para os Arcades Neo Geo em 1996. Além disto, é um jogo bem sólido, com jogabilidade intuitiva, personagens legais, gráficos e música até que legais e bem divertido. O jogo é bem diferente de Tetris, ao invés de empilhar bloquinhos para ganhar uma pontuação mais alta, é necessário pegar pedras para assim estourá-las e mandá-las pro inimigo, enquanto Tetris vai pelo lado mais casual, este vai mais pro lado competitivo. O único ponto negativo que vi foi a tradução americana, porque a dublagem dos personagens são toscas e vários deles tem as vozes recicladas, os diálogos entre os personagens ficaram menos variados e removeram a introdução que fala sobre a história (não vou me aprofundar nisto). O jogo não ficou em uma posição mais alta por causa do meu gosto pessoal pelo gênero, mas mesmo assim eu ainda gosto muito. Curiosidade Extra: Os personagens são cartas de tarot (pronuncia-se tarô), que são um tipo de cartas usadas por ciganos para prever o futuro.
Mais um jogo obscuro de Arcade Neo Geo, só que desta vez feito pela empresa que fez a própria máquina e que também teve análise aqui no blog (pode conferida depois).
7: Zupapa! 
Resultado de imagem para zupapa
Zupapa! é um jogo de plataforma lançado em 2001 (bem no final da vida do Neo Geo). Sua mecânica se baseia em derrotar inimigos de tela em tela em cenários quase simétricos de 6 mundos variados. O jogo apresenta trilha sonora grudenta (não sai da cabeça mesmo horas depois de ouvi-la), controles simples só que eficientes, gráficos e muita diversão. Pelo que eu me lembre, este foi um dos primeiros jogos que eu zerei (se não me engano), no Multiplayer ainda por cima. O motivo pelo game estar nesta posição, nem eu mesmo sei, apenas vou deixar aí e pronto. Curiosidade Extra 2: Zupapa! esteve em desenvolvimento por 7 anos (1994-2001).
Mais um jogo de Arcade Neo Geo? Sério?!! Eu não sou fã da SNK e sim da Nintendo, mas este ano não estou postando muito sobre Nintendo. Sem nenhuma perda de tempo, entra o próximo da lista.
6: Metal Slug (Série) 
Resultado de imagem para metal slug 
Quase Todo mundo conhece Metal Slug, principalmente por causa de seus belos gráficos, ótima trilha sonora, dificuldade, a Heavy Machine Gun (metralhadora pesada) e ação com tiroteio frenético. Se você não jogou nenhum jogo da série, JOGUE AGORA SEU/SUA PREGUIÇOSO(A)!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Foi mal, me descontrolei! Metal Slug é uma franquia tão boa que nem consigo escolher um favorito. O primeiro da série foi lançado em 1996 e o último que se tem notícia é o 7 que foi lançado em 2008 para o Nintendo DS e, em 2010, para o PSP. O jogo é do gênero Run and Gun (jogo de plataforma com tiroteio). Só não ficou em uma posição mais alta porque não sou muito fã de tiros.
Agora sim, um jogo da Nintendo e o único game de quarta geração aqui na lista.
5: Super Mario RPG 
Resultado de imagem para super mario rpg
Super Mario RPG foi o primeiro jogo de RPG  do encanador bigodudo da Nintendo e foi lançado em março de 1996 (bem no final da vida do Super Nintendo). O jogo conta com gráficos espetaculares, sistema de combate em turnos divertido e até que inovador de certa forma, excelente trilha sonora e história simples só que ótima (acha que é só resgatar a princesa Peach de novo? a resposta é não, também não irei me aprofundar). Este foi o primeiro jogo de RPG que joguei na minha vida toda, joguei quando tinha mais ou menos 5 anos e não sabia como fazer as coisas, mas mesmo assim eu gostava. Em 2015 (eu acho), fui jogar por emulador e percebi que era um ótimo jogo, só não pude zerá-lo por conta do jogo ficar travando no emulador (se você teve um emulador de Super Nintendo e jogou este jogo, comente se travava frequentemente). Não coloquei em outra posição por ter pouco contato com o jogo. Curiosidade Extra 3: O game nunca foi pirateado por conta de um chip especial no cartucho.
Um jogo de tirar fotos de Pokémon? Parece ser tosco! Não use esta palavra pra referir-se à Pokémon Snap e vou provar que este jogo é bom.
4: Pokémon Snap 
Resultado de imagem para pokémon snap
Pode não parecer, mas este jogo é muito bom. Pokémons Snap foi lançado em 1999 e é estranhamente considerado como um jogo de tiro (tirar foto, não atirar em Pokémons). Sabe o que é mais estranho que isto? é um game bem divertido, é legal tirar fotos de Pokémon (mesmo que só tenha 63 dos 151 Pokémons da primeira geração), além de ser relaxante tanto pra jogar, quanto pra ouvir as músicas e os gráficos são coloridos. Algumas pessoas reclamaram por este jogo ser curto, mas nem me incomodei, por sempre tentar tirar fotos melhores do que as anteriores. Esqueci de alguma coisa, mas não sei o que, ah é! O professor Carvalho tem recepção crítica em relação às fotos, ele sempre dá pontos para as fotos, dependo da técnica, tamanho da foto e pose dos Pokémons, mas,  às vezes a foto está boa e ele diz que não é tão boa quanto a original ou tira um foto totalmente aleatória e diz que está muito boa. Mesmo Assim é um bom jogo.
Não sou do tipo de pessoa que joga jogos independentes e isso é porque a maioria deles lançam para PC e celular (duas plataformas que não sou fã), mas este aqui pode entrar na minha lista por eu ter jogado no 3DS.
3: Shovel Knight 
Resultado de imagem para shovel knight
Shovel Knight foi lançado em 2014 (mas só fui jogar em 2015) para PS3, PS4, PS Vita, Xbox One, 3DS, Wii U e PC (neste ano foi lançado para Switch). O jogo é de plataforma ao estilo dos antigos jogos de Nintendinho, não só na mecânica, mas também graficamente (8-bits), apesar do estilo antiquado, até que consegue ser bem atual e atrativo. Mesmo tendo pegado vários conceitos de Megaman, Ducktales e Mario 3, é uma obra-prima bem única. É um jogo nota 10, eu maximamente recomendo (principalmente se você tiver um destes consoles e dinheiro).
Mais um jogo de Pokémon? Sim! E também o melhor spin-off (sem relação com a série principal) de Pokémon que existe na face da terra (pelo menos na minha singela opinião).
2: Pokémon Stadium
Resultado de imagem para pokémon stadium
Pokémon Stadium foi lançado em 1999 no Japão e em 2000 para o resto do mundo. Nem sei qual é o gênero do jogo, principalmente por ser indescritível. O jogo apresenta Minigames divertidos, batalhas muito competitivas (Capitão Óbvio remake) e gráficos espetaculares (pro console). Tenho tanta nostalgia e respeito que é um dos meus jogos favoritos de todos, mesmo que algumas pessoas não gostem. Curiosidade Extra 4: Este é na verdade o segundo Pokémon Stadium. O primeiro lançou exclusivamente no mercado japonês e está vergonhosamente incompleto. Sendo assim, o Pokémon Stadium 2 é na verdade o terceiro.
Antes de ir pra medalha de ouro, tem aqui umas
Menções Honrosas
Aqui entram alguns jogos que não puderam entram (que confuso) e merecem ser citados.
Sengoku 3: Não entrou na lista simplesmente por não ter tempo de dar minhas opiniões. 
Metal Gear Rising: Não entrou por causa da minha experiência ser recente. 
Zelda Wind Waker: Também o mesmo motivo do anterior. 
Goldeneye 007: Não entrou pelo meu gosto pessoal em relação à jogos de FPS. 
Piano Tiles 2: Não entrou por eu não ser fã de jogos de celular. 
Just Dance (Série): Não entrou por ser casual de mais. 
Nintendo Land: Mesmo motivo. 
Waku Waku 7: Não entrou por jogar o game como um iniciante
Agora rufem os tambores, porque meu favorito ééééééééééééééeé... 
1: Super Smash Bros (Série) 
Imagem relacionada 
A série começou em 1999 no Nintendo 64 e lança jogo até hoje. A série apresenta sistema de combate inovador e acessível, forte destaque no competitivo (mesmo que tenha muitos jogadores chatos), ótimo para jogar casualmente em festas e os melhores personagens da Nintendo (não em duplo sentido) se batendo, cortando ou levando tiros. Comecei a gostar da série aos 9 anos de idade e continuo gostando até hoje (eu até enchia o saco das pessoas para jogarem esta maravilhosa franquia). Por isto, a franquia Smash Bros merece o primeiro lugar e medalha de ouro no meu coração. 
Quais são seu jogos favoritos de todos os tempos? (pode ser top 3,5,8,10 ou nenhuma ordem específica) Você gosta de alguns jogos da lista? Gostou da postagem? Comente e compartilhe nas redes sociais. Amo vocês!

8 comentários:

  1. acho q ja joguei magical drop da neogeo em simulador para pc...adoro jogo tipo tetris...metalslug tb e maneiro mas doi o dedo de tanto tiro. acho que o jogo mais original de todos os tempos eh pokemon snap...nao tem nada igual. mas antigamente qdo os computadores nao eram tao bons os jogos tinham um q a mais no enredo...vide os jogos do tk2000 e do megadrive.

    ResponderExcluir
  2. Pokemon snap é o melhor!
    Quem não quer tirar uma foto excepcional de um Pokémon?

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Ivan pelos seus 15 anos!!! Tudo de melhor pra ti!!! Amei a postagem e devo dizer que meu jogo favorito é o Super Mario RPG: Legend Of The Seven Star, pois eu brincava nessa época com meus irmãos. Saudades dessa época.

    ResponderExcluir
  4. Waku waku 7: não entrou por jogar como iniciante, nice indireta vou culpar o controle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estou dando indireta pra ninguém, mesmo te dando uma surra no jogo, eu jogo muito mal e nem cheguei a zerá-lo.

      Excluir
  5. Ótima lista de excelentes clássicos e clássico moderno(shovel knight). Esse magical drop provavelmente foi baseado em outro clássico chamado puzzle bobble,ele é de 94 feito pra neo geo
    pela taito, tive acesso a ele apenas no snes. Desconhecia o pokemon snap, poderiamos considerar ele como 1 prequel arcaico de pokemon go? Vida eterna para Nintendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Misteriosamente meu nick de "Talisman Shubalaka" sumiu. Haha

      Excluir
  6. Boa lista, Ivan, mas pensei que algum tipo de Zelda estivesse nela.

    ResponderExcluir