quarta-feira, 7 de junho de 2017

Minhas primeiras impressões sobre Arms

Resultado de imagem para arms nintendo switch 
Olá, tudo bem? (nenhum povo aqui) Como um presente de aniversário adiantado, eu ganhei um Nintendo Switch que veio com o novo game de Zelda e acabei gostando das 2 coisas. Zelda é o único game que tenho para o Switch, acabei ganhando também um pouco de dinheiro dos meus avós de presente e posso gastá-lo com algum jogo de Switch, mas qual? Há algumas semanas atrás (provavelmente uma), fui ver um vídeo da Nintendo Direct (um programa do canal da Nintendo no Youtube no qual são apresentadas as novidades da empresa) sobre Arms, eu já estava na expectativa do jogo ser legal, só que o jogo ainda não foi lançado (vai lançar dia 16 deste mês) e a única maneira de saber se presta é jogando. Aí eles anunciaram que teria uma versão Demo (demonstrativa) apelidada de Global Testpunch, para testar os servidores Online e fui baixar a Demo para dar minhas opiniões sobre o jogo. Já adianto que Arms atingiu minhas expectativas.
Lembrete: Esta postagem funcionará como o Survival Mode (se você é novo(a) no meu blog, esta é minha série onde faço análises de jogos), só que não terá aquelas divisões de fases como gráficos, som e jogabilidade, parecendo uma mistura da simplicidade dos antigos Survival Modes com os comentários detalhistas dos novos Survival Modes. Ready? ARMS!!!!!
Começando com um bom aspecto do jogo que nem dei bola, Os Gráficos.
Imagem relacionada
Até que os gráficos são bonitos (apesar de não ter ligado muito), são coloridos, cartunescos e estilosos (tipo Splatoon). Fui tentar analisar os gráficos por ter visto um comentário em um vídeo do Youtube, a pessoa afirmava que os gráficos eram muito bonitos e não são tão (rima tripla) serrilhados quanto os de Splatoon 2 (também de Switch e vai lançar dia 21 do próximo mês), posso até ser experiente com análises (principalmente por ter trabalhado por 2 anos no blog), mas ainda estou aprendendo, fui pesquisar o que esta expressão significava e acabei descobrindo. Aqui vai um exemplo: Pode ser um cenário bem feito com personagens e objetos malfeitos ou o contrário. Posso dizer que os gráficos são nota 8.
Outro aspecto bom que não dei bola (apesar de eu ter dado mais) foi A Trilha Sonora.
As músicas são boas, algumas músicas grudam na cabeça (às vezes por um curto período) e outras nem tanto, em geral são boas, vou deixar a melhor para vocês ouvirem:
O que você achou? Eu acho ela incrível, principalmente por grudar na cabeça.
Agora, o principal ponto que chama a atenção, Os Controles de Movimento.
O jogo é baseado em movimento, mas os controles convencionais podem ser usados, só que decidi escrever sobre os controles de movimento por ter um destaque maior na jogabilidade. É necessário jogar com os Joy-Cons (controles removíveis do console) em cada mão e virados para frente, por que decidi explicar isto? para vocês entenderem um pouquinho melhor sobre a jogabilidade.
Inclinando os Joy-Cons para os lados, para frente e para trás, faz o personagem andar. Já vi gente reclamando da movimentação dos personagens ser estranha e nem me importei com isto, tanto jogando, quanto lendo. Dar socos com os controles faz o personagem obviamente socar (se você não viu as imagens, o jogo é tipo um boxe com braços extensores). Então é ficar dando soco no ar até ganhar do inimigo, certo? Não! É necessário ter uma noção de reflexo, precisão e distância e isto faz com que o jogo tenha mais desafio (principalmente se for pra enfrentar um asiático). Dando soco com os dois controles ao mesmo tempo faz com que o personagem agarre o inimigo, mesmo se alguém estiver defendendo (explicação que vem depois), o personagem agarra de qualquer jeito, lembrando que os agarrões podem ser evitados com um soco. Apontando os controles na direção do outro (tipo um "V" de cabeça para baixo) é como se defende, além de fazer isto, também carrega os socos deixando-os mais fortes e dando algum tipo de propriedade elemental (fogo, raio, deixar os personagens paralisados e ETC.). A defesa pode ser quebrada com golpes de acertos múltiplos e quando apertar L no exato momento que for atacado(a) na defesa, um contra-ataque é realizado. Os socos também podem ser carregados segurando L ou R. O botão R pode ser usado para pular e o botão L é para o dash, que é um passinho curto e rápido que serve como esquiva, também é possível executá-lo no ar. Apertando ZL ou ZR, faz com que esgote um barra que é enchida a cada soco dado no adversário para entrar no modo fúria, o modo de fúria faz os socos ficarem carregados para que possam ser usados repetidamente por um curto período de tempo, o que causa muito dano.
Sabe qual é a melhor parte? os comandos realmente funcionam, teve gente que achou impreciso (como o Youtuber Velberan) e eu discordo disto, mesmo assim não vou xingar, opinião cada um tem a sua e as pessoas merecem respeito.
Assim como os gráficos e a trilha sonora, são nota 8 os controles.
Os combates são dinâmicos, apesar de ter um sistema bem simples, é ao mesmo tempo estratégico, pois cada personagem tem 3 braços equipáveis, o que te faz pensar com cautela qual braço usar em cada partida, só não é este critério que vem à frente e sim O Modo Online
Como esta demo é apenas para testar os servidores Online, nada mais justo que escrever sobre eles. O Online não apresente nenhum lag (quando a partida fica tão lenta quanto Internet discada), é sério: não estou mentindo, NENHUM LAG!!!! Além das tradicionais lutas, o Online apresenta Minigames como: Lutas em dupla, lutas de 3 ou 4, em que vence quem fica sem deixar a barra de vida vazia, uma partida de vôlei com uma bola de praia que explode quando encosta no chão ou acaba o tempo, uma partida de basquete onde é necessário arremessar o inimigo na cesta, um competição de tiro ao alvo que o objetivo é fazer mais pontos e uma luta onde uma equipe de 3 deve derrotar um monstro controlado pela inteligência artificial, os mais legais são os de tiro ao alvo e basquete (chamados de skillshot e hoops). A única coisa que vi que atrapalha a experiência é o Friendly Fire, que é quando o jogo tem modo cooperativo e permite acertar o/a amiguinho(a) e isto numa luta em equipe é irritante.
Pra finalizar, conheçam Os Personagens.
Resultado de imagem para arms global testpunch
Segundo Lembrete desnecessário: Escreverei sobre os personagens em ordem da esquerda pra direita. O cara com cabelo de parafuso é o Spring Man, ele é um personagem balanceado, não é muito rápido e nem muito forte e isto faz com que ele seja amigável com qualquer tipo de jogador (iniciante, mediano e profissional), quando está com vida baixa, seus socos ficam permanentemente carregados, o seu dash pode anular os golpes dos oponentes. Seus braços são: Toaster, uma luva de boxe padrão que pega fogo quando carregada. Boomerang, o nome já diz o formato, os socos dão curvas quando equipado e ganha propriedades de vento quando carregado e consegue soprar os inimigos pra longe. Tribolt, consegue atirar 3 disparos horizontais de uma vez e eletrocuta inimigos quando carregado. A garota que está prestes à lutar contra Spring Man na imagem é a Ribbon Girl, também é balanceada, porém consegue ilogicamente dar pulos triplos (Danem-se as leis da física!!!). Seus braços são: Sparky, é a mesma coisa que a Toaster, só que ao invés de fogo tem eletricidade e consegue paralisar inimigos. Popper, consegue dar tiros rápidos e assim como o Boomerang, contém o elemento vento. Slapamander, é como se fosse um chicote de tapas que tem o elemento fogo. O cara de cabelo verde é o Ninjara, é obviamente um ninja e ele é rápido que nem a luz e consegue fazer um dash no ar ou contra-atacar , nestes casos, ele se teletransporta. Seus braços são: Chakram, é igual ao Boomerang, só que paralisa os adversários. Buff, parece ser braço bem padrão, até você perceber que também faz curvas. Triblast, é uma versão explosiva do Tribolt.
Esta múmia brutamondes no meio da imagem é o Master Mummy, é lento porém forte, socos não o fazem  cair e ele consegue regenerar a vida quando está defendendo. Seus braços são: Megaton, é lento, forte e fica mais forte ainda quando carregado. Retorcher, é que nem o Tribolt, mas os tiros são mais juntos do que separados e tem o elemento fogo. Phoenix, consegue fazer socos frontais, curvos, rápidos pra caramba, é o mais fraco entre os 3 e ainda é de fogo. A loira de touquinha é a Min Min, além de ser a personagem com quem eu jogo melhor, ela é rápida, consegue anular os ataques dos outros com um chute (o jogo se chama braços, não pernas) e quando carregar usando o L, o seu braço esquerdo vira um dragão, deixando seus ataques mais fortes. Seus braços são: Dragon, atira um laser um pouco lento, mas eficiente. Megawatt, uma versão elétrica do Megatton que consegue paralisar os outros. Ramram, uma versão de fogo do Chakram. A garota usando óculos de proteção é a Mechanica (pronuncia-se mecânica), Assim como o Master Mummy, é uma personagem focada em força e não cai facilmente com um soco, para diferenciá-la, ela é um pouco mais rápida, tem um dash mais longo, é só segurar para ir mais rápido por um curto período e pode ser combinado com um pulo para voar. Seus braços são: Revolver, uma versão eletrificada do Retorcher. Whammer, um martelo forte capaz de paralisar o oponente. Homie, um míssil explosivo que persegue o combatente.
 O último cara da lista que é essa amoeba verde, é o Helix, não entendi muito bem quais são suas características (forte, rápido ou balanceado), chuto que ele é evasivo, consegue encolher segurando L e esticar o corpo que nem o Jake de Hora de Aventura segurando o L. Seus braços são: Blorb, um braços quicante que conseguem cegar os combatentes quando carregado. Ice Dragon, a versão gelada daquele braço da Min Min. Guardian, tem um curto alcance e consegue bloquear ataques inimigos por ser um escudo, se chegar perto a pessoa é paralisada. Estes são os personagens do primeiro fim de semana (26/05 à 28/05), sim, o jogo não esteve disponível todos os dias... mais uma personagem foi acrescentada no segundo fim de semana (2/6 à 4/6) e é esta aqui:
Imagem relacionada
Twintelle faz parte de uns 20% de personagens que tem braços normais (a outra é a Mechanica, ela usa uma armadura robótica). Se ela tem braços normais, como é que ela ataca? com o cabelo, os seus braços são o próprio cabelo, simples. Assim como Helix, não entendi muito bem suas características, só sei que quando o dash é carregado no chão e no ar, qualquer ataque que esteja direcionando em si mesma fica em câmera lenta. Seus braços são: Chilla, uma versão congelante Toaster e Sparky. Parasol, um guarda-sol do elemento vento que é uma versão do Guardian mais voltada para ataque (ainda consegue proteger de ataques). Thunderbird, uma versão eletrizada da Phoenix. Qual você gostou mais e qual adoraria jogar? Que venha as pontuações provisórias.
Prós: 
+ Gráficos e trilha sonora decentes 
+ Os controles de movimento funcionam bem 
+ Dinâmico 
+ Simples e ao mesmo tempo estratégico 
+ Hoops e Skillshot são legais 
+ Online sem Lag 
+ Personagens carismáticos 
Contras: 
Friendly Fire 
Nota Provisória: 
9.3 
(decidi não colocar um resumo para encurtar a postagem) 
Concorda com a nota? O que achou do Arms? Planeja comprar o jogo, um Switch ou os dois? Jogou a Demo? Gostou da postagem? Comente e compartilhe nas redes sociais. Bye Bye!

6 comentários:

  1. Vamos abraçar Arms! Um jogo cheio de detalhes e possibilidades... se a Demo já agrada tanto, o game não deve decepcionar, não é?

    ResponderExcluir
  2. uau Ivan parece muito complexo mas gostei das imagens parece ser bem legal...e dificil de controlar...enfim vc gostou do swift? acha q vai ter algum remake ou so jogos novos? tem bastante jogo disponivel ? acho q arms vai ser uma boa escolha. estou vendo se o caio anima em comprar um tb....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu gostei. Acho que pode ser os dois (remake e jogo novo). Ainda não tem muitos jogos disponíveis, mas acho que isto irá mudar de 2 anos. Também acho que Arms é uma Boa escolha.

      Excluir
  3. Essa trilha realmente gruda na cabeça(mágica da nintendo), esse estilo de precursão me lembra muito as trilhas do Koji Kondo. É magnifico ver como a nintendo consegue polir e atualizar o game design de um jogo clássico do 16 bits(super punch out). Vendo alguns gameplays do game, me parece bem fluído a movimentação dos personagens e a resposta aos controles. Aparenta ser apenas uma questão de costume e adaptação a esse novo estilo. Deixando uma dúvida para tu sanar, os personagens estão balanceados? Ótima análise, consegui entender todas as mecânicas do game apenas lendo o seu texto. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre o balanceamento, a resposta seria não ou depende. Acreditava que o Ninjara era o mais apelão, porque ele foi o mais jogado e consegue teleportar, depois analisar melhor, ele não é o mais apelão. O título vai para a Ribbon Girl, consegue dar pulos múltiplos, tem socos rápidos e consegue voltar pro chão com facilidade, os braços nem se falam: Sparky é decentemente rápido e paralisa os outros, Popper dá tiros que afastam o inimigo para longe e Slapamander é uma arma de acertos múltiplos. Aquele trecho que fiz que ela é balanceada é mentira, ela é overpower. Na minha opinião, poderiam nerfar os braços de eletricidade, porque já tem o elemento de paralisia no jogo e a eletricidade paralisa, então qual a necessidade de fazer dois elementos quase iguais?

      Excluir