domingo, 2 de julho de 2017

Survival Mode: Metal Slug (Arcade)

Resultado de imagem para metal slug 1 arcade 
Olá, exército, tudo bem? Se você viu a minha lista de top 8 dos meus jogos favoritos, a série inteira de Metal Slug estava em sexta posição, até estava escrito que a série era tão boa que eu nem tinha meu favorito, aquilo era uma mentira, o meu favorito é o 2 e o meu segundo favorito é este aqui, o primeiro de todos. Pra mostrar cultura a este povo (nenhuma referência à Débora e à MC Melody aqui), veja a análise que escrevi para todo mundo ler. Lembrando que se você não leu o título direito, estou fazendo análise da versão de Arcade/Fliperama, também tem versões de Neo Geo, Neo Geo CD, Playstation 1 e Sega Saturn (tem até pra PC e celular).
Fase 1: Historinha 
Não é o enredo do jogo a que me refiro e sim a história por trás da criação do jogo. Decidi incluir este critério por ser interessante. Leia: Em meados de anos 1974, surgia uma empresa chamada Irem e esta empresa trabalhava com games. Aos anos 80 mudou seu nome para Irem Corporation e destacaram-se no mercado com R-Type, um jogo de nave que é exclusivo do japão e é considerado um clássico. Em 1994 lançaram Gunforce II (nem precisa de bola de cristal pra saber que é uma sequência e que estes dois palitos são o número 2) que é o antecessor espiritual da lesma de metal (piada com o nome do jogo da análise), tanto que Metal Slug pegou alguns efeitos sonoros emprestados de Gunforce II. Financeiramente, a Irem não ia bem, no mesmo ano que este game foi lançado, a empresa faliu, mas nem tudo está sempre acabado. Um grupo de programadores deixou a empresa e formou a sua própria, chamada Nazca Corporation. Quando criaram Metal Slug, nenhuma empresa quis distribuir o jogo, até que veio a SNK e botou fé no projeto. Linda história, não é?
Fase 2: Enredo 
Por mais absurdo que seja, sim! Metal Slug tem enredo e não fui eu que inventei, vi no Zangado (o Youtuber, não o anão) e também não foi ele que inventou, foram os desenvolvedores. E lá vamos nós: No ano de 2028, dois grupos chamados de "Exército Regular" (grupinho dos nossos heróis) e "Rebelião" (vilões) estão batalhando. O exército regular é um governo militar que serve pra muitas coisas e tem soldados de várias partes do mundo. Já a rebelião, é apenas um grupo de soldados e terroristas que sonham revolucionar o mundo com um governo controlado por militares. O filho do almirante naval Morden é morto por causa de um bombardeio do exército regular no Central Park, o que lhe fez ficar muito revoltado e juntar-se à rebelião e  virar um general. O exército regular decide fazer um tanque de guerra chamado de Super Vehicle-001 (apelidado de Metal Slug, agora tá explicado o nome do jogo), este tanque foi produzido em série para contra-atacar desesperadamente, mas os carros foram roubados pelos rebeldes por um erro de cálculo. Os soldados do exército regular ficaram apavorados, exceto Jane Doe, um membro do esquadrão FP (Falcão Peregrino) que está recebendo ajuda de Marco Rossi (o cara loiro) e Arnold Schwarzenegger Tarma Roving (o cara de óculos escuros).
Eu sei que esqueci alguns detalhes e que devo ter feito vocês dormirem com este texto longo. O melhor, no entanto, é que não existem heróis nem vilões nesta história, ambos estão certos e errados.
Fase 3: Gráficos 
Imagem relacionada
Este é um dos pontos que chama mais atenção no jogo (aliás, na série inteira e sinto que capricharam mais neste game). Os cenários são detalhados e, às vezes, interativos (o que os deixa muito vivos, tão vivos, mais tão vivos, que dá pra ver o reflexo dos personagens em poças de água), as animações são super bem feitas e tem uma grande variedade delas, o level-design (construção das fases) também é bem feito, tem muito inimigo, tiroteio e explosão na tela e envelheceu bem (não só no gráfico como também na jogabilidade, som e diversão). As vezes dá slowdown (ficar lento) por ter muito inimigo na tela, mas até que ajuda, às vezes. A parte das animações lindas é verdade, olhe:
Resultado de imagem para metal slug gifs
Não estava escrito que é verdade? Escrevi tudo isto considerando a época que saiu (1996).
Fase 4: Som
O som também é incrível, os efeitos sonoros e as músicas. Considerando que o jogo tem uma temática de guerra, as músicas devem ser puxadas pra temas militares, não é? Sim, só que também tem de Jazz. Ouça a música da primeira fase:
O que você achou? Comente. Os efeitos sonoros também são bons, tem de tiros, gritos de inimigos morrendo, explosões e o narrador falando o nome de cada arma (planejei colocar um vídeo, porém, não consegui achar). São todos limpos e de excelente qualidades.
Fase 5: Jogabilidade 
Fase 5-1: Controles 
Imagem relacionada
O jogo é do gênero Run and Gun (correr e atirar).O "analógico" controla o personagem e a direção dos tiros e pulos, o botão A atira (quando está bem perto de um prisioneiro a ser resgatado ou um inimigo, dá uma facada de curto alcance), o botão B pula (é possível atirar enquanto pula), o botão C lança granadas e o D faz nada, tudo isto dito no curto tutorial do game. Em geral, a jogabilidade é excelente, precisa e divertida, e o adjetivo que usei antes (divertida) fica mais forte quando jogado em Multiplayer cooperativo de até 2 jogadores. Os personagens jogáveis não tem diferença na jogabilidade, isto deixa o jogo um pouquinho equilibrado e Super Nintendo Hyper Combo Mega Man Ultra Man divertido. Todos os jogos da saga Metal Slug são divertidos quando jogados de 2, só que senti que o primeiro jogo focou mais no Multiplayer. Alguns momentos como o início da terceira fase que tem um trecho em que é necessário atirar em botão enquanto explode num barril, com apenas 1 pessoa parece ser difícil (na verdade é só mediano) e com 2 pessoas facilita e ainda dá mais diversão.
!!!!!amixorP
Fase 5-2: Armas 
As armas são 6 no total, e olhem-nas aqui:
A Pistola/Handgun é a arma padrão, começamos o jogo com ela, tem uma boa distância, porém é uma arma de tiros com velocidade e dano baixos, pode dar apenas um tiro por vez e é única arma de munição infinita. A Heavy Machine Gun/Metralhadora Pesada é a arma mais lembrada, principalmente por causa da voz do narrador, é fraca mas levemente mais forte que a pistola, é ótima pra matar inimigos em horda, ainda mantém a longa distância, tem tiros mais rápidos e levemente mais largos e é a única arma que pode atirar nas diagonais. Shotgun/Espingarda é a arma mais forte do jogo inteiro (sem exagero, é possível destruir um tanque com 2 ou 3 tiros desta belezura), excelente pra matar inimigos amontoados, tem tiros largos e com distância e velocidade baixas e é a minha arma favorita. Flameshot/Lança-Chamas, é a arma mais equilibrada de todas, tiros largos e o resto das características (velocidade, força etc.) são medianas. A Rocket Launcher/Bazuca é consideravelmente forte, os foguetes (nem precisa de bola de cristal pra saber que uma bazuca lança mini-foguetes explosivos), perseguem inimigos apenas na direção em que são lançados, velocidade de tiros mediana e eficiente contra veículos. Contemplem o veículo que deu uma das tretas do enredo e que dá nome ao jogo. Metal Slug:
Resultado de imagem para super vehicle 001 sprite
Não consegui achar uma imagem de um Sprite (figura pixelada 2D que compõem objetos) desta coisa.
O tanque tem tiros e movimentação que apesar de ter uma velocidade um pouco lenta, tem uma precisão incrível e consegue dirigir agachado, pular como se estivesse na lua, tem barra de vida e atira com o canhão em sua frente ao invés de granadas (as granadas podem ser atiradas enquanto o tanque agacha, por enquanto, vamos fingir que isto não existe). 
Fase 5-3: Dificuldade 
Este é o ponto que deixa o jogo conhecido. Os tiros, granadas e facadas dos inimigos são mais lentos que os dos jogadores, lendo isto deve ter feito você pensar (que fácil, é só ter uma boa coordenação motora e qualquer um consegue a chave para o sucesso!). Não, senhores e senhoras, não é nem um pouco,  tem tanta explosão e tiro na tela que fica difícil de desviar, chega a ser quase impossível quando o/a jogador(a) está encurralado(a), os personagens tem 3 vidas pra cada ficha, no emulador é levemente mais fácil, já que tem continues infinitos, já no Arcade é um caos gastar dinheiro pra continuar e os personagens morrem com apenas um tiro ou explosão. Dica Extra: Se concentre nos tiros dos inimigos para desviar melhor. Tem coisas que facilitam a jogatina, como as armas e os mendigos prisioneiros que podem oferecer armas ou itens de pontuação em troca de tê-los resgatado (Nota: você perde todos os prisioneiros que salvou quando morre). Apesar da dificuldade, ele não chega a ser injusto (pode acreditar se quiser, são coisas totalmente diferentes), apenas levemente difícil. O joguinho tem suporte ao Memory Card do Neo Geo mesmo na versão de Arcade, o progresso salvo está garantido. Como o Zangado disse uma vez: Não associe a palavra fácil em um jogo de Metal Slug. Que venha as pontuações finais!!!! 
Última Fase: O Verídico 
Prós: 
+  Animação e cenários totalmente bem feitos, detalhados e vivos 
+ Trilha sonora legal 
+ Jogabilidade excelente 
+ Diversão garantida até de 2 
+ Difícil, porém justo 
Contras: 
(nenhum) 
Nota Final: 
10.0 
Resumindo: Metal Slug é uma bela obra-prima do gênero Run and Gun. Pode não ser tão difícil quanto Contra e Gunstar Heroes, mas chega a ser difícil, gráficos tão lindos, mais tão lindos que até envelheceram bem, uma trilha sonora empolgante e muita confusão na sessão da tarde diversão. Vale a pena jogar.
Curiosidades Rápidas: 
- General Morden teve sua aparência inspirada em Saddam Hussein 
- O símbolo da rebelião faz uma referência ao nazismo 
Já jogou os jogos da franquia Metal Slug? Se sim, quais? Gosta de tiros? Gostou da postagem? Comente e compartilhe nas redes sociais. Mission Complete!!

4 comentários:

  1. aííííí Ivan ! o meu favorito também é o número 2! gosto do x também! eu até tive em casa em um emulador, mas já faz um tempo... eu adoro o design do jogo, acho os gráficos muito bons mas é muito difícil ! a gente dá tanto tiro que eu nem sei se o jogo tem algum objetivo... mas é isso que eu gosto ! sempre podemos começar de novo ! abç

    ResponderExcluir
  2. Gostei da postagem, Ivan, vc, como sempre, apresentou tudo com muita clareza!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ivan, gostei do seu blogs sobre jogos. Suas análises sobre o jogo são muito boas e nos faz conhecer os jogos de uma forma mais profunda. Não sou expert em jogos mas conheço alguns dos quais você menciona aqui, fica até mais fácil de jogar quando a gente sabe mais sobre o jogo. É realmente bom.

    ResponderExcluir