terça-feira, 28 de novembro de 2017

Survival Mode: Kirby's Epic Yarn

Resultado de imagem para kirby's epic yarn 
Olá, povo que adora lã e tricô, tudo bem? A 6 meses atrás eu fiz uma postagem sobre os meus 8 jogos favoritos, depois de um tempo percebi que na verdade deveria ser dos meus 9 favoritos e esqueci de colocar este jogo que é muito especial para mim, além do Kirby ser um dos  meus personagens favoritos da Nintendo, este é o meu jogo favorito dele e meu segundo jogo favorito de todos e vou fazer, agora,  uma análise dele. Bora lá!!! 
Fase 1: Enredo 
Kirby nunca foi uma franquia conhecida pela história de seus Games, mesmo assim vou contar a deste aqui. Era um dia pacífico em Dream Land (lugar onde os jogos do Kirby se passam, traduzindo ao pé da letra significa terra dos sonhos), até que se ouve rumores de um feiticeiro chamado Yin-Yarn (aquele lá no cantinho da capa) que transformava qualquer coisa em lã. Kirby se deparou com sua comida favorita (tomate) em cima de um arbusto, mas infelizmente o tomate pertencia ao feiticeiro e ele ficou tão zangado que mandou Kirby para um mundo alternativo onde é tudo feito de lã, tecido e outros materiais. Kirby estava inconsciente e quando sua consciência voltou, percebeu que tinha se transformado em lã e viu um garoto em apuros, a bola rosa tentou ajudar mas a sua icônica habilidade de sugar monstros para copiar seus poderes não funcionava, pois o ar atravessava seu corpo e do nada ele se transformou num carro (o tomate concedeu a ele o poder de se transformar em vários objetos) e conseguiu levar o garotinho que estava em perigo. O nome do menino era Princípe Fluff (é o bicho azul que está na capa), ele estava tentando consertar o Reino dos Remendos (lugar onde Kirby foi parar) que foi destroçado por Yin-Yarn. Então, os 2 partem numa aventura para restaurar o reino. Não é grande coisa mas não tenho nada a reclamar, é um jogo infantil e não tem foco na história, o que você esperava? Algo que aprecio muito no jogo é que as cenas cinematográficas são narradas de um jeito que faz parecer que alguém está contando uma história para uma criança e isto eu achei atraente e charmoso.
Fase 2: Gráficos 
Resultado de imagem para kirby's epic yarn

Como dá pra ver, não só os gráficos como também a arte em geral são lindos, é tudo colorido e detalhado, as animações são bem fluentes e tudo isto só enriquece mais com a interação entre Kirby e os cenários do Game (explico isto depois). Ver estas imagens faz parecer que os gráficos são 2D, só que na verdade são 3D do tipo relativamente realista, você irá perceber apenas jogando ou vendo um vídeo no Youtube. Se você não gostou dos gráficos por parecerem infantis ou pelo estilo infantil não parecer realista, não pense neste tipo de coisa, eu sei que todo mundo tem o direito de opinar sobre qualquer coisa e não estou desrespeitando sua opinião, é que gráfico não precisa ser realista para ser bonito, precisa ser bom dentro do que se propõe a fazer.
Fase 3: Som 
Começando pela trilha sonora: as músicas são mais calmas e alegres do que em outros jogos que o Kirby já teve, elas são bem infantis, apesar disto não são ruins, várias destas músicas contém pianos e, às vezes,outros instrumentos. Sendo franco, as músicas até que se encaixam bem com os cenários e muitas vezes elas te deixarão alegre. Vou colocar a minha música favorita do Game pra vocês ouvirem:
O que acharam?
Sobre os efeitos sonoros, até que eles são bem prazerosos, é satisfatório ouvir o som de quando coleta gemas ou seleciona uma fase, não tenho muita coisa a comentar a respeito disto.
Fase 4-1: Controles 
Resultado de imagem para wii remote
O controle Wii Remote (controle do Wii) é bem versátil, graças as múltiplas formas de se jogar com ele, entretanto, este Game só utiliza o controle em posição horizontal (a imagem mostra-o em posição vertical) e apenas os botões 1 e 2 do controle. Agora sim demonstrarei a jogabilidade deste Game. Não é grande coisa que os direcionais em forma de "setas" são para andar, mas apertando 2 vezes para a frente Kirby se transforma num carro fazendo com que se movimente mais rápido e apertando para baixo no ar, a bolota rosa transforma-se em uma bigorna para atacar os inimigos por cima. O botão 1 faz com que Kirby possa desamarrar os inimigos com um chicote em 5 direções diferentes e segurando o botão, os enrola em forma de bola para possibilitar que sejam arremessados e sim, esta é principal forma de ataque e não é só pouca coisa não, com o chicote é possível abrir zíperes, pendurar em botões ou abrir tesouros. O botão 2 serve para pular (é claro que não pode ser um jogo de plataforma sem ter um botão de pulo), segurando-o enquanto cai o personagem se transforma num paraquedas permitindo-o cair mais lentamente. Os controles são simples porém eficientes, os comandos respondem e funcionam bem. Também é possível jogar com 2 pessoas, a primeira controla o Kirby e a outra controla o Príncipe Fluff. Este é o único jogo do Kirby que não dá pra morrer, ao invés de tomar dano ou morrer caindo num precipício, os personagens apenas perdem gemas (o equivalente ao dinheiro no jogo).
Fase 4-2: Level-Design 

As fases são ótimas, elas são bem extensas e tem vários coletáveis para pegar, os temas dos mundos não são exatamente originais (grama, água, neve ETC.), porém cada fase dos mundos apresenta uma ideia tão única e criativa que deixa as fases com identidade própria e você nunca sente que está sempre passando pelos mesmos lugares. Em geral, as fases foram bem construídas.
Fase 4-3: Transformações 
Metamortexes
Em algumas fases se deve pegar objetos chamados de Metamortex para passar de certos trechos de uma fase, as transformações dos personagens mudam drasticamente a jogabilidade e aqui vão todas elas. Começando com os 3 Metamortex (provavelmente não tem plural) da imagem. Este verde é o Tanque, com ele é possível flutuar, mirar e atirar mísseis, com 2 jogadores um deles faz tudo isto e o outro dá socos. Atrás deste está o Disco Voador, é uma das poucas transformações que podem se mexer para todos os lados, com o botão 2 é possível abduzir objetos e inimigos, ao abduzir 3 coisas e apertar o botão 1, o disco lança uma rajada elétrica que pega toda a tela, com 2 jogadores cada um controla o seu. Aquele lá no fundão é o Golfinho, esta transformação é usada apenas em fases aquáticas, permite que os jogadores nadem mais rápido e o botão 1 dá uma investida como ataque principal.
 Agora os que não estão na imagem. Em fases de fogo se usa o Caminhão de Bombeiro, os jogadores miram a mangueira inclinando o controle (com o tanque também) e com o botão 1 lança jatos de água. De longe a pior transformação é o Trem, ao invés de usar a já citada posição horizontal do controle, se usa a posição vertical, tudo que você precisa fazer é usar o sensor de movimento do controle e apertar o botão A para desenhar trilhos na tela e o botão B para trocar a direção que a locomotiva anda, com 2 jogadores um desenha trilhos de cada vez.  Em poucas fases usa-se o Surfista, ele anda automaticamente, o botão 2 ainda continua como o botão de pulo e o botão 1 faz um ataque giratório que quando acerta um inimigo faz o Surfista quicar, com 2 jogadores um faz isto tudo e o outro pode chacoalhar o controle para fazer a prancha flutuar por um curto período de tempo. Em fases subterrâneas se usa a Escavadeira, a única coisa que pode fazer é cavar com o botão 1 (já era de se esperar), não deixe que esta descrição simplística te faça pensar que é uma transformação ruim, ela até que é boa. Em fases no céu se deve usar a Nave e o Foguete, decidi colocar duas de uma vez porque são basicamente iguais, a única diferença é que a Nave se move na horizontal e o foguete se move na vertical, basicamente controla igual a um jogo de nave, dá pra se movimentar livremente e atirar estrelas com o botão 1. Deixei o melhor para o final, o Carro Off-Roader é uma forma usada apenas em fases de corrida, o botão 1 acelera e o botão 2 ainda pula, com 2 jogadores na tela, um acelera e o outro serve como turbo temporário. As minhas formas favoritas são Off-Roader, Surfista e Golfinho e as que eu menos gosto são Disco Voador e Trem, não é a mesma coisa que as habilidades absorvíveis dos outros jogos da série, mas pelo menos é uma mecânica divertida.
Fase 4-4: Apartamentos 
Quilty Square
Enquanto você não está explorando fases, dá para visitar e decorar os apartamentos do prédio que está no canto direito da imagem, inclusive o Kirby tem o seu próprio apartamento e dá pra decorá-lo com objetos como camas, mesas, papéis de parede e outras coisas que podem ser achadas em fases ou comprando nas lojinhas que estão no meio da imagem, não é uma mecânica muito relevante mas é legal e de certa forma adorável. O que realmente precisava mencionar são os outros moradores, cada um de seus apartamentos precisam ser decorados com objetos específicos. Depois de terminar a decoração, eles finalmente aparecem e falando com eles dá pra fazer seus desafios como derrotar todos os inimigos, pegar todos os cristais e muito mais e ao completar estes desafios você é recompensado(a) com papéis de parede. Estes desafios são uma das poucas coisas que podem tirar o sorriso de seu rosto, tá certo que um pouco de desafio é algo importante num jogo de videogame, os desafios aqui não são difíceis apenas chegam a ser um pouco chatos e no geral foram forçados, Kirby's Epic Yarn é um jogo feito para relaxar, apreciar o estilo artístico e sentir bem (deve ser por isto que a Good-Feel fez o Game, literalmente o nome da empresa é boa sensação) e uma vez eu vi um argumento numa análise de um canal gringo do Youtube (AntDude é o nome) mais ou menos assim " Quando você tenta forçar desafio em um jogo que não é desafiador, realmente dá pra sentir que é forçado" e pra falar a verdade concordo com ele, os desafios não são muito divertidos e basicamente são o único ponto fraco desta maravilha, o único desafio divertido é o esconde-esconde de Zeke (os nomes dos vizinhos também estão na imagem). Que venha o verídico!!!!
Fase Final: O Verídico 
Prós:
+ A narrativa estilo história infantil é charmosa 
+ Sua arte e gráficos são lindos demais 
+ Trilha sonora alegre 
+ Jogabilidade ótima 
+ Level-Design excelente e diversificado 
Contras: 
- Alguns dos desafios dos apartamentos chegam a ser chatos 
Nota Final: 
9.5 
Resumindo: Kirby's Epic Yarn além de ser um dos melhores jogos do Kirby, como também é o meu segundo jogo favorito de todos os tempos, sua arte e gráficos são lindamente charmosos, a trilha sonora é alegre e marcante, sua jogabilidade apesar de não ser como os outros Games da série ainda é ótima, suas fases são bem construídas, variadas e criativas deixando-as com sua própria identidade e as cenas narradas em estilo história infantil são realmente adoráveis, não recomendo para pessoas que querem algo desafiante e sim para pessoas que querem algo diferente, relaxar, que estão começando sua carreira gamer, famílias que tem filhos e não-gamers, se você tem preconceito com este tipo de coisa para crianças, jogue mesmo assim: talvez isso mude sua ideia. 
O que achou do Kirby's Epic Yarn? Qual o seu jogo do Kirby favorito? (se pelo menos tiver jogado um) Gostou da postagem? Comente e compartilhe nas redes sociais, Bye Bye!

31 comentários:

  1. O que eu acho mais bonito é a cor. Os tons pastéis são únicos, nada daquelas cores saturadas de outros games!

    ResponderExcluir
  2. Eu quase não jogo nada... mas esse parece tão fofo... vou tentar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma ótima ideia, Kirby é uma franquia que tenta agradar os iniciantes em jogos e ao mesmo tempo os veteranos. Este aí é bom pra começar por não ser punitivo, mas também é bom começar por Kirby's Dream Land, Kirby's Adventure ou até mesmo Kirby Super Star, mas tanto faz a escolha, comece por qualquer um.

      Excluir
  3. Eu ando meio enferrujado de jogos, preciso de umas dicas de onde recomeçar. Parei na era do play station 2.

    ResponderExcluir
  4. Que bacana, vou compartilhar com minha filha.

    ResponderExcluir
  5. Olá, achei lindo esses jogos assim que possível vou jogar😁

    ResponderExcluir
  6. Eu não entendo muito de jogos, mas acho incrível seu modo de comentá-los! Fico com vontade de ver uns trechos, adorei a musica da fase que você mostrou e gostei muito dos cenários mostrados ou descritos. Você “manja” tudo de games, cara! Quando eu crescer quero ser assim. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Não quero ser grosso mas você deve estar quase na meia-idade.

      Excluir
  7. Essa musica é calmante! E viciante! Adorei ela!

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito do blog, pelo gragico e a forma do jogo me lembrei de um chamado Rayman acho que você vai gostar de jogar ele. Ele é pra Xbox.

    ResponderExcluir
  9. Acho que você devia ir trabalhar na área de marketing de jogos, me deixou com vontade de jogar esse aí.

    ResponderExcluir
  10. Ivan seus comentários são muito bons e a maneira como escreve tbm. Sucesso!

    ResponderExcluir
  11. Sou da época do Super Star Ultra, mas parece ser legal, vou ver se tem algum emulador aqui. Pena q n dá pra sugar os bichos :P

    ResponderExcluir
  12. o kirby é o personagem mais fofis dos videogames....parece até um pinguim antigo que pulava buracos no gelo do megadrive! gostei muito da música parece que fred astaire vai vir dançando! mas acho que ele precisava de umas armas mais explosivas do que ficar sugando tudo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falando em armas pro Kirby... O Kirby teve um Anime e no segundo episodio tem uma cena do Kirby atirando com uma arma, mas é só na versão japonesa, removeram esta cena na versão dublada, ou você procura o episódio legendado ou simplesmente procure "Kirby with Gun".

      Excluir
  13. Esse Yin-Yarn deve gostar muito de tomates também. O Kirby parece ser muito legal, não conhecia. Obrigado por mostrar a quem não conhece muito dos games coisas novas, ainda que sejam antigas!

    Muito bom primão!!!!! Abraço do Lucas

    ResponderExcluir
  14. Ivan achei bastante edificante sua explanação sobre os games.apesar da vovó ser do século passado achei o seu texto muito claro. Adorei a música. Você é muito inteligente. Deve investir nisso Quem sabe não é o começo de uma carreira brilhante!

    ResponderExcluir
  15. Ivan achei bastante edificante sua explanação sobre os games.apesar da vovó ser do século passado achei o seu texto muito claro. Adorei a música. Você é muito inteligente. Deve investir nisso Quem sabe não é o começo de uma carreira brilhante!

    ResponderExcluir
  16. Sempre fui fã da Nintendo, especialmente de Mario, mas nunca joguei jogo algum do Kirby, apesar de ser um dos personagens mais icônicos da Nintendo. Sua análise me incentivou a tentar esse jogo. Muito boa a análise, a propósito. Parabéns!

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir


  18. Eu gostava de jogar Mario Bros, por causa das imagens e músicas. Faz tempo que não jogo nada, mas achei esse tão bonitinho que deu vontade de jogar!! Valeu pela dica!!


    ResponderExcluir
  19. Kirby, o melhor personagem de super smash bros! Esse jogo nunca joguei, mas voce devia fazer um canal no youtube, ivan!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo pedido, mas isto não vai acontecer, eu nunca gostei muito da minha voz em gravações e as políticas do YouTube atual estão muito rígidas (dá pra encontrar vários vídeos sobre isto).

      Excluir
    2. Bom, então continue com o q vc gosta e faz muito bem. Comentar jogos!!!!😊😊😊😊

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  20. Uhul! Descobri que aqui da minha sala eu consigo comentar suas postagens. Falar em postagem, essa tá bombando, hein!?

    ResponderExcluir
  21. Nossa conversa o vc entende bem do assunto, da vontade de conhecer a fundo todos os jogos. Parabéns viu seu blog está ótimo

    ResponderExcluir