sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Survival Mode: Kirby's Dream Land

Kdl1ussmall.jpg 
Olá, povo comilão, tudo bem? Se você viu minhas postagens de novembro à dezembro de 2017, já deve ter percebido que o Kirby é um dos meus personagens favoritos da Nintendo, este jogo aí é a primeira aventura dele, veremos o início de sua carreira e como ele evoluiu com o passar do tempo. Vamos lá!!! 
Fase 1: Gráficos 
Resultado de imagem para kirby's dream land gb 
Não é grande coisa quando você compara com jogos de consoles mais poderosos, mas vendo como um jogo de Game Boy, em geral ele é bonito demais para seus padrões. As animações são boas para os padrões de um jogo de Game Boy, a quantidade de quadros de animação é considerável e comparando com jogos do mesmo portátil (Se você não sabe muito sobre Games, esclareci uma informação do tal Game Boy) dá pra perceber que os outros jogos tinham animações mais básicas, este argumento não convence vendo uma imagem estática, procure vídeos de boa qualidade de imagem no Youtube que você ficará convencido. O que convence ao ver uma imagem estática, é que este jogo é detalhado, observe a grama, as sombras lá no fundo e esta árvore (faça isto sem comparar com os jogos de hoje), é claro que não tinha cores pois o Game Boy original era em preto e branco (na verdade era verde e preto, só que em emuladores fica em preto e branco), eu joguei o jogo em um Game Boy Color e por isto não sei se é difícil  enxergar o jogo numa tela esverdeada. Os inimigos são bem variados, tem uma boa quantidade deles e isto deixa o jogo menos repetitivo e vou deixar esta descrição vaga porque estou com preguiça de escrever.
Fase 2: Som 
Começando pelas músicas. As músicas soam bem para os padrões do portátil, isto fica claro ao comparar com outros Games do tijolão da Nintendo e elas são surpreendentemente agradáveis de se ouvir:
 
As músicas não são muito longas e não tem muitas delas (são 18 no total), isto é porque o Game Boy não é uma das plataformas mais poderosas da época (mais ou menos no início dos anos 90) e é claro que preciso tolerar. Os efeitos sonoros também seguem a mesma linha que a trilha sonora, usam bem as capacidades sonoras do Game Boy e são agradáveis de ouvir, a diferença é que alguns sons talvez possam irritar algumas pessoas sensíveis, escutem: 


Ao conhecer bem as capacidades do Game Boy, não só os efeitos sonoros, como os gráficos e músicas são bem feitos (peço desculpas por repetir estas informações e se algum efeito sonoro te irritou também peço desculpas).  
Fase Bônus: Enredo 
Você deve ter reparado que esqueci de contar o enredo, acontece é que ele é tão simples e curto que não merece uma descrição detalhada, aqui vai o resumo: "Em uma terra chamada Dream Land (terra dos sonhos em inglês), existia um Rei pinguim chamado Dedede, um dia ele decidiu roubar toda a comida do lugar e como o povo de lá ficou com fome, Kirby decidiu ir atrás de Dedede para recuperar a comida". Simples, não acham?
Fase 3-1: Controles 
Por ser o primeiro jogo dele, o Kirby ainda não tinha algumas habilidades que ele ganhou em jogos posteriores, como correr, dar rasteiras e principalmente a habilidade de copiar os poderes de seus inimigos, pode parecer um absurdo principalmente para quem cresceu com o Kirby moderno como eu, mas vamos ser tolerantes, é apenas um início de carreira. Como o Game Boy só tem 4 botões, os controles são básicos, as setas direcionais esquerda e direita são para andar, a seta direcional para cima faz com que a bolota possa inflar e assim voar como um balão, a de baixo serve para agachar, o Start pausa, o botão A pula e o botão B faz o Kirby sugar seus inimigos e apertando de novo ele os cospe em forma de estrela (é a principal forma de ataque). Mesmo com uma jogabilidade simples, dá para se divertir numa boa, em outras palavras é simples porém efetiva. 
Fase 3-2: Power - Ups 
Antes dele ter sua habilidade de copiar poderes de seus adversários, ele podia pegar Power-Ups (caso não seja uma pessoa informada em Games, é basicamente um item coletável que serve para deixar o personagem mais poderoso, tipo o cogumelo do Mario), pra ser franco os Power-Ups até que são divertidos. Aqui estão eles: 
Pirulito de Invencibilidade: Um pirulito que ao ser comido, deixa o Kirby intocável por tempo limitado (é um dos poucos Power-Ups que estão presentes na série até hoje). 
Warp Star: Uma estrela que serve para transportar o personagem para um outro canto da fase (Também é outro Power-Up que está presente na série até hoje). 
Microfone: Destrói todos os inimigos na tela ao ser cuspido. 
Bomba: Destrói todos os inimigos em sua frente. 
Curry Apimentando: Permite o personagem temporariamente cuspir fogo (é possível fazer isto enquanto anda).  
Batata Doce (ou folha de menta nas versões ocidentais): Pode parecer uma batata doce, só que como está dizendo aí é menta, Permite que o personagem possa voar e lançar projéteis (basicamente vira um jogo de nave) 
Alguns deste itens até serviram de base para alguns futuros poderes do próprio Kirby e alguns deste itens consegui achar tão divertido quanto os futuros poderes dele (mais pela batata, pelo Curry e pela bomba). 
Fase 3-3: Dificuldade 
O criador do jogo (Masahiro Sakurai) queria um jogo que fosse acessível para qualquer tipo de pessoa, principalmente não Gamers e ele conseguiu com sucesso. Alguns jogadores mais habilidosos podem ficar irritados pelo fato do jogo ser fácil demais, as fases são curtas demais, os chefes não tem padrões que exigem muito dos/das jogadores(as), os inimigos não fazem muita coisa e é possível zerar o jogo em meia-hora ou até menos. É realmente um jogo fácil, mas nem todo jogo fácil é tedioso e este é o caso de Kirby's Dream Land, é daquele tipo de jogo pra jogar após um jogo difícil ou fazer pessoas que não são ligadas em Videogames se interessarem pelo assunto, mesmo sendo fácil é agradável de jogar. Para aqueles que querem desafio, existe o Modo Extra, para acessá-lo é só apertar o direcional de cima, Select e A ao mesmo tempo, neste modo os inimigos ficam mais rápidos e agressivos, o Kirby perde mais vida (ele tem 6 quadrados de vida, no modo normal ele perde apenas 1 com qualquer ataque, no Extra ele perde 2) e os inimigos tem mais ações. É interessante para os "jogadores habilidosos" e para acrescentar mais tempo de jogatina, mas isto é o oposto de interessante quando nós paramos para pensar que isto tira aquela proposta de "acessível para todos", os inimigos são tão rápidos que mal dá tempo de atacar e reagir e a jogabilidade é um pouquinho lenta demais para este nível de velocidade (basicamente a velocidade do Usain Bolt após tomar muito Red Bull), eu sei que desafio é uma coisa boa em alguns jogos, só que aí não é tão legal e o mesmo exemplo que dei na análise de Kirby's Epic Yarn, forçar desafio em um jogo que não é focado em dificuldade não é legal. Que venha o verídico!! 
Fase Final: O Verídico 
Prós:
+ O gráfico é bonito para os padrões do Game Boy 
+ O som é surpreendentemente agradável, tanto as música quanto os efeitos sonoros 
+ Os inimigos são variados 
+ Simples, mas divertido 
Contras: 
- Modo Extra 
Nota Final: 
8.3 
Resumindo: Kirby's Dream Land não envelheceu tão bem quanto outros jogos dele, mesmo assim este continua bem divertido, o gráfico é um dos mais bonitos a ser mostrado em um jogo de Game Boy, as músicas e efeitos sonoros são agradáveis (ainda mais porque estou comentando sobre um jogo de um console com jogos barulhentos) e mesmo sendo o jogo mais básico, curto e fácil da franquia Kirby, pude me divertir e até quis jogar de novo e de novo, é bom como porta de entrada para pessoas que não são boas em Videogames ou que nem jogaram um sequer na vida. 
Curiosidades Rápidas: 
- Kirby originalmente se chamaria Popopo... 
- aliás, dizem que o nome Kirby veio de John Kirby, um advogado que defendeu a Nintendo ao levar um processo por terem plagiado o King Kong (mais especificamente, o Donkey Kong) 
- Miyamoto (o criador do Mario) pediu para que Sakurai fizesse o Kirby com a cor amarela (na capa ocidental colocaram ele branco, mas isto é outra história) 
Se interessou pelo jogo? O que acha do Kirby? Tem interesse em jogar algum jogo dele? Gostou da postagem? Comente e compartilhe nas redes sociais, Byyyeee!!!

9 comentários:

  1. Um jogo leve também pode ser divertido! Viva o Kirby!

    ResponderExcluir
  2. Oi!! O jogo parece legal, gostei dos sons dele......saudades de ver/ouvir meus sobrinhos jogando. Mais eu gosto mesmo é do seu jeito de escrever! Suas descrições e avaliações dos jogos são profissionais! Parabéns!😉

    ResponderExcluir
  3. kirby é um personagem fófis...mas eu acho que ele deve ter tramado com o Dedede pq ele tb come tudo q vê...não é isso ? é claro q o Kirby rosinha é mais elegante...mas no preto e branco tb fica legal...tb acho que jogos simples são interessantes para um determinado público, parece que tem como objetivo só distração e os jogos difíceis só servem para adolescentes e aficcionados...gosto de jogos de 8 bits pq as fases eram simples só sobrevivência e tiros !!!

    ResponderExcluir
  4. Acho legalzinho, mais nunca joguei.
    Gosto das realidades mais duras.Bemmmm violentas.

    ResponderExcluir
  5. A bolinha rosa é show! Masahiro Sakurai mandou muito bem!Evc manda muiti bem tbm escrevendo sobre jogos! Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  6. Karaka está completo este post, tem todas as informações necessárias para iniciar este game. Show.

    ResponderExcluir
  7. Legal ver que uma das características básicas do kirby, a absorção de poderes, não estava presente no seu game primogênito. Será que essa evolução veio diretamente de algum game designer da nintendo ou foi inspiração de outro game da época? Eu me diverti horrores com Kirby de SNES, o super star.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A habilidade de absorção surgiu em Kirby's Adventure (o segundo game dele), o Sakurai queria o adventure tivesse foco em jogadores um pouco mais habilidosos, mas sem perder o foco de jogo para iniciantes.

      Excluir
  8. Muito legal! Não conhecia o Kirby. Valeu!!!

    ResponderExcluir