sábado, 9 de junho de 2018

Survival Mode: Metal Slug 2 (Arcade)

Metal Slug 2 arcade flyer.jpg  
Olá, exército, tudo bem? Faz quase um ano que fiz análise do primeiro Metal Slug aqui no Blog. Meses depois desta análise eu comprei Metal Slug Anthology, que é uma coletânea de todos os jogos da série principal (menos o 7, pois o 7 não tinha saído na época de lançamento desta coletânea, aproximadamente em 2007) e decidi fazer a maratona Metal Slug. Então, farei análise de qualquer Metal Slug da série principal.
Após o sucesso do primeiro Game, a SNK comprou a desenvolvedora do Game (Nazca Corporation) para fazer uma continuação, alguns de vocês talvez conheçam este título como Metal Slug X, mas não confundam, Metal Slug X é uma versão melhorada do 2 com algumas mudanças como posicionamento diferente de itens nas fases e até diferenças nos Backgrounds, vale lembrar que não planejo fazer análise do X e o 2 é o meu favorito da série Metal Slug. Chega de enrolar e Mission Start
Fase 1: Enredo
Não, eu também não inventei este enredo, ele existe, mas não é contado diretamente no jogo. 2 anos depois dos acontecimentos do Metal Slug passado, após a derrota de General Morden (Spoiler), várias organizações relacionadas a Morden começaram a agir em união e o exército deduziu que o motivo disto poderia ser que Morden estivesse vivo e planejando atacar de novo. O esquadrão Falcão Peregrino (formado por Marco Polo e Exterminador do Futuro Tarma) é enviado novamente para a batalha e, desta vez, junto com duas integrantes da agência S.P.A.R.R.O.W.S (Eri caça a moto Eri Kasamoto e Violino com germe Fiolina Germi, mais conhecido por Fio).
Fase 2: Gráficos 
Imagem relacionada
Os gráficos ainda continuam bonitos. Os cenários não são tão vivos quanto o seu antecessor, mas ainda são bem detalhados e, às vezes, interativos. As fases continuam bem construídas e bem planejadas e contêm mais plataformas, inimigos, tiroteio e explosões na tela que o antecessor, mas por conter muita quantidade destas coisas citadas na tela, o Game tem até mais Slowdown (o jogo de repente ficar lento) do que o primeiro Metal, alguns até reclamam disto e até foi um dos motivos que os criadores fizeram a versão melhorada conhecida por Metal Slug X, só que nem liguei pra isto. Os cenários desta vez são um pouco mais variados, no primeiro tinha florestas, cidades e até montanhas nevadas, no segundo tem desertos, pirâmides e trens. As animações são as mesmas do primeiro jogo, tem várias animações novas e ainda continuam bem feitas:
Imagem relacionada
Apesar dos gráficos serem um pouco parecidos com o jogo anterior, ainda são bons e atemporais (não envelhecem).
Fase 3: Som 
A parte sonora também continua incrível. As músicas são até que bem variadas nos estilos, tem temas puxados pra guerra, Jazz, músicas sombrias/atmosféricas e também Rock, além de serem ótimas de ouvir e de alta qualidade: a trilha sonora superou o anterior! (apesar ter re-utilizado algumas músicas de lá):
O que achou? Comente. Os efeitos sonoros também são de alta qualidade, desde os gritos de morte dos inimigos até o narrador falando o nome de cada arma (ainda não consegui achar um vídeo para demonstrar) e o melhor é que todos eles são limpos.
Fase Bônus: Personagens 
Resultado de imagem para metal slug 2 character select
Meu deus, olha as caras de chapado do pessoal!!!

Até que poderia colocar esta "fase"no critério de jogabilidade, mas não acho que daria para fazer uma descrição detalhada. Eles não tem diferença na jogabilidade, apenas escolha o que você mais gosta e pronto.
Fase 4-1: Controles 
O jogo faz parte do gênero Run and Gun, que é basicamente um jogo de plataforma onde nós andamos, atiramos e desviamos de um montão de tiros na tela. O jogo não mudou nos controles, mas para quem não viu a minha análise do primeiro Metal Slug, vale dar uma demonstrada. Lembre-se que estou fazendo uma análise da versão de Arcade/Fliperama e os controles não são os mesmos de outras versões.
Imagem relacionada
O "analógico" além de controlar o personagem, também controla a direção dos tiros e pulos, o botão A são os tiros e ao apertá-lo perto de um inimigo ou de um prisioneiro, o personagem dá uma facada (lembrando que o personagem não atira automaticamente se você segura o botão, o jeito é metralhar e esqueci de mencionar isto na minha análise do Metal Slug 1) o botão B é o pulo (dá para atirar enquanto pula), o botão C lança granadas (esqueci de escrever na tal análise que tanto menciono que o número de granadas é limitado) e o D não faz nada. Isto tudo é dito no tutorial curto que acontece antes de você escolher um personagem. O Multiplayer ainda está presente aqui e ainda continua divertidíssimo. A jogabilidade não mudou em nada, mas isto não quer dizer que é ruim, a jogabilidade ainda é fluida e não mudar muita coisa não estraga a diversão.
Fase 4-2: Armas 
As armas do jogo anterior ainda estão presentes aí (cheque a minha análise de MS1 para mais detalhes) e de armas novas só acrescentaram 3. 1: A Laser Gun como o nome sugere atira Lasers, o dano da arma é bem balanceado, os tiros são bem rápidos e atingem inimigos em linha reta, é boa para matar inimigos de longe (um detalhe legal é que se um personagem atira com esta arma, o cabelo dele/dela fica arrepiado). 2: Adicionaram uma granada alternativa chamada de Fire Bomb (bomba de fogo, em português, caso não seja especialista na língua do tio Sam), consegue atingir uma área maior que a granada normal, só que é mais fraca. 3: A terceira é apenas uma melhoria para o canhão do Metal Slug (Metal Slug é o nome do tanque da série) que deixa os tiros mais fortes e capazes de atingirem em linha reta.
Fase 4-3: Veículos 
Agora sim, este jogo traz uma divisão entre veículos e armas, o único veículo que tinha no primeiro era o já citado tanque Metal Slug, mas como ainda não tinha divisão de armas e veículos, decidi considerar como uma arma.
O primeiro veículo novo é o Slug Camel, é nada mais do que um camelo equipado com metralhadoras que podem atirar nas diagonais (todas as metralhadoras da série Metal Slug podem atirar nas diagonais), as notáveis diferenças em relação ao "tanque" são: a capacidade de atirar granadas sem ter que agachar para fazer, não tem barra de vida (isto significa a mesma coisa se não estiver num veículo, morte com apenas 1 golpe), não consegue andar agachado e é uma montaria rápida. O segundo veículo é o Slugnoid, é um robô com duas metralhadoras e um canhão atirador de bombas localizado em uma região "mente poluída", apesar de ser lento, pode dar pulos altos e um detalhe curioso é que quando ele perde barras de vida, acaba perdendo as metralhadoras. O terceiro e último veículo é o Slug Flyer, que é um avião também com metralhadoras e por ser aéreo dá para controlá-lo livremente em todas as direções, tem mísseis no lugar das granadas, é mais rápido que os outros 2 e apesar de poder atirar para frente e em diagonais, não consegue atirar para trás.
Fase 4-4: Transformações 
Uma inovação que este jogo trouxe é a possibilidade do personagem se transformar em contato com certas coisas. Existem 2 tipos de transformações. A primeira é a Múmia (nenhuma referência aquele filme), para ser uma múmia é preciso deixar uma múmia soltar um bafo no personagem (as múmias são encontradas apenas na segunda fase), esta forma permite apenas usar a pistola e as granadas, os personagens ficam lentos e dão pulos altos, mas demorados, e até mesmo as granadas demoram mais para serem lançadas, para voltar a ser humano é necessário pegar um antídoto. A segunda e última transformação é o Gordo, para ser gordo é necessário o método mais realista possível (comer muita comida), os personagens ficam levemente mais lentos (mas nem tanto quanto as múmias) e pulam mais baixo, mas em contrapartida ficam com os tiros mais fortes, é possível usar outras armas além da pistola quando engordamos e pessoalmente acho que esta é a transformação mais divertida da série, para emagrecer é necessário comer comida Diet. Os novos veículos, assim como as transformações foram novidades bem-vindas.
Fase 4-5: Dificuldade 
A dificuldade continua no mesmo padrão do anterior, desafiadora mas sem ser injusta. Os ataques dos inimigos são mais lentos que os seus, mas isto não significa que será fácil, além de depender de reflexo, também é necessário concentração para desviar de tudo na tela e os personagens tem 3 vidas e morrem com 1 tiro, mesmo assim o jogo te dá espaço suficiente para desviar (mas sem ser generoso demais) e te respeita mesmo se você não joga tão bem. O 2 é mais desafiador que o 1 e se pudesse descrever como o jogo é justo mesmo com uma dificuldade destas através de porcentagem, poderia ser uns 80% ou 85%, o anterior poderia ser uns 90%.
Fase Bônus 2: Diferenças do Metal Slug X 
Antes de chegar ao "verídico", vou resumir algumas mudanças que o Metal Slug X teve em relação ao 2.
1: As músicas foram melhoradas e o narrador tem uma nova voz; 
2: As localizações de alguns veículos, inimigos e itens foram alteradas;
3: Mais armas foram acrescentadas, inclusive versões mais fortes das armas originais;
4: As fases tiveram seus horários alterados. 
Última Fase: O Verídico 
Prós: 
+ Gráficos bem feitos 
+ Trilha sonora ótima 
+ Jogabilidade ainda excelente (com direito à diversão para 2) 
+ Os veículos novos e transformações são novidades bem aceitas 
+ Dificuldade aumentada em relação ao anterior, mas sem ser injusta 
Contras: 
(nenhum) 
Nota Final: 
10.0 
Resumindo: Mesmo as descrições dando a impressão que não me empolguei tanto quanto o anterior, o 2 é meu favorito da série. mesmo sem muita novidade os gráficos são bons, a trilha sonora é ótima e superou o primeiro, a jogabilidade continua excelente, as novas adições como os veículos são bem aceitas, a dificuldade mesmo sendo mais alta que o primeiro ainda é justa mas sem ser generosa demais e é tão empolgante quanto Metal Slug 1. Eu recomendo muito que jogue. 
Qual o seu Metal Slug favorito? Qual dos 4 personagens você costuma jogar? Gostou da postagem? Comente e compartilhe nas redes sociais. Mission Complete!

4 comentários:

  1. Adoro a série, os graficos e o ritmo da dar tiro p todo lado! Fico impressionado com a riqueza do desenho das armas e as animações dos tanques e dos personagens! É um jogo p jogar sem compromisso pq vc morre toda hora!

    ResponderExcluir
  2. Adorei mesmo os cenários e o clima meio retrô, meio militar.

    ResponderExcluir
  3. Humm, vou ver se tem aqui em casa, nunca joguei, mas agora fiquei curioso.

    ResponderExcluir
  4. Sou ruim em jogos! Gostei do "tamque aranha dançarino"!

    ResponderExcluir