quarta-feira, 11 de julho de 2018

Survival Mode: Metal Slug 3 (Arcade)

 
Metal Slug 3 arcade flyer.jpg
Olá, exército, tudo bem? Vamos continuar com a maratona de Metal Slug que, para quem não sabe, é uma maratona de análises de todos os jogos da série Metal Slug (até o 6 e pulando o X). No ano 2000, a SNK estava prestes a falir, porque as pessoas ficaram menos interessadas em jogar Arcades/Fliperamas (pelo menos em terras ocidentais) e os jogos não estavam dando tanta grana quanto antes, Metal Slug 3 foi um dos últimos jogos lançados pela SNK antes de falir e reviver alguns anos após à falência (os outros 2 jogos eram Sengoku 3 e Zupapa, inclusive este último citado teve análise aqui no Blog, se quiser ver procure em janeiro de 2017, se estiver usando PC) e este aqui marcou a falência da SNK com estilo. É melhor estarem com coletes à prova de balas, porque terá muito tiro, Mission Start! 
Fase 1: Enredo 
Morden foi derrotado e dado como desaparecido (de novo). Algum tempo depois, quando tudo estava bem e os heróis estavam tirando umas férias (ou algo do tipo), a rebelião começou um ataque em pontos específicos e isto talvez indicasse que Morden estava por trás (de novo, mas será que ele está?), não só pelos ataques, como também o aparecimento de certos animais mutantes com comportamento agressivo, então, Marco, Tarma, Eri e Fio foram enviados para investigar o caso.
Fase 2: Gráficos 
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Os gráficos simplesmente seguem o mesmo padrão dos antecessores, não muda muita coisa mas eu sempre perdoo porque envelheceram bem (em outras palavras, ficam bonitos até mesmo para os dias de hoje). Os cenários até que são bonitos e detalhados e são mais interativos e explosivos que antes (sabe o que significa? Michael Bay esteve aqui). Sobre as fases, elas são mais variadas do que antes (se bobear, são as fases mais variadas da série), de fases novas tem praias (como visto na imagem acima), fases debaixo d'água, fases aéreas, abrigos detonados, fases debaixo da terra e até mesmo o espaço sideral (a variedade não se aplica só às fases, também tem variedade de inimigos, mas não entrarei em detalhes). Nos outros 2 Metal Slugs mostrei Gifs para ver como as animações são bem feitas e aqui está um Gif:
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Sim, isto faz parte do jogo (explico depois)
 Fase 3: Som 
Começando pela trilha sonora. As músicas da série Metal Slug são muito boas e com o 3 não é diferente, a qualidade sonora das músicas estão mais limpas e a instrumentação está mais elaborada (estes prós também se aplicam ao Metal Slug X, só que decidi pulá-lo por ser apenas uma versão melhorada do Metal Slug 2 e já fiz uma análise do 2), já vi gente afirmando que o 2/X e o 3 tem as melhores músicas da série, mas eu troco o 3 pelo 1, não que eu despreze a trilha sonora do 3, ela é muita boa mas é apenas uma opinião, não vamos reclamar sobre algo subjetivo. Das músicas que acho que se sobressaem comparadas ao resto são algumas que tocam na última fase e esta daqui:
 
Já os efeitos sonoros ainda são ótimos, os tiros e explosões, os gritos dos soldados morrendo e o narrador dizendo o nome das armas que você pega (que por sinal, está usando a voz introduzida no X), o prazer de ouvir os sons junto com a qualidade limpa deles faz com que o adjetivo "ótimo" que dei lá atrás fazer sentido. Tem alguns efeitos sonoros novos, mas não estou a fim de mencioná-los.
Fase 4-1: Controles 
A jogabilidade não mudou nada, ainda segue a mesma receita de bolo, andar, pular e atirar e os controles continuam os mesmos, mas vou mencioná-los de novo só para as pessoas que não viram as minhas análises de Metal Slug 1 e 2. Aliás, estou fazendo análise da versão de Arcade/fliperama, a jogabilidade pode ser a mesma em outras versões, mas os controles são diferentes destas "outras versões".
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O analógico controla o personagem e a direção dos tiros e pulos, o botão A dá tiros e ao apertá-lo próximo de um inimigo vira um ataque corpo-a-corpo, o B pula e o C atira granadas (o número de granadas é limitado). Não mudou nada, mas isto não significa que é ruim, os controles funcionam bem e a jogabilidade é fluida. Não mudar tanto não quer dizer que a diversão está estragada e, se quiser, pode jogar em Multiplayer com algum amigo, conhecido, parente ETC. Não é só a jogabilidade e os gráficos que mudaram muita coisa, até as minhas descrições estão ficando meio parecidas com as minhas análises anteriores.
Fase 4-2: Armas 
Estas armas não são novas, elas apareceram no Metal Slug X, mas como pulei este jogo, irei mencionar as armas introduzidas lá. A 1: Drop Shot é uma arma que atira bombas quicantes no chão, é uma arma relativamente balanceada, mas é pouco útil. A 2: Enemy Chaser tem um nome auto-explicativo (perseguidor de inimigo), é uma bazuca que atira mísseis teleguiados com dano mediano, ao contrário da anterior, ela é super útil. 3: Iron Lizard (lagarto de ferro) é uma arma que atira misseis com rodas pelo chão (eu achava que eram aviões, que imaginação fértil eu tenho), os tiros tem um dano balanceado e são bem rápidos, é boa para atingir inimigos pelo chão. Não se engane, apesar da arma se chamar 4: Super Grenade ela não atira granadas e sim balas, balas com dano alto e trajetória em linha reta. 5: Mobile Satellite é a uma das poucas armas novas do jogo, nada mais é do que um satélite flutuante que atira raios teleguiados, é uma arma difícil de conseguir, pois tem pouquíssimas partes no jogo em que é possível encontrá-la. 6: Thunder Cloud é uma nuvem negra que lança raios e diferente da EC e do MS é a única arma que realmente persegue os inimigos, pois eram os tiros destas outras 2 que perseguiam os inimigos e não a própria arma, diferente do MS, sua munição é limitada (tinha esquecido de mencionar que a munição do satélite é infinita).
Fase 4-3: Veículos 
Tirando as versões "melhoradas" dos veículos anteriores, este Game traz mais veículos do que o anterior. 1: Slug Mariner é um submarino que contém metralhadoras (assim como todos os veículos da série) e as granadas são substituídas por torpedos, se perdemos o veículo numa fase sub-aquática, o personagem veste um capacete para respirar e as granadas são substituídas por minas (por favor, não faça piadas de duplo sentido) que são lançadas numa trajetória de arco. 2: Slug Copter é um helicóptero que diferente do avião do Game anterior, consegue atirar em todas as direções, é um pouquinho mais lento que Slug Flyer (caso não tenha visto a minha análise de Metal Slug 2, este é o nome do avião mencionado) e consegue atirar bombas, se perdemos o veículo numa fase aérea, o personagem veste uma mochila-a-jato e óculos. 3: Rebel Astro é um foguete pertencente ao exército rebelde, é um dos poucos veículos da série que consegue usar as armas obtíveis e se perdemos o veículo numa fase espacial, o personagem veste a mochila-a-jato e o capacete. 4: Drill Slug é um veículo com uma furadeira na parte da frente, qualquer inimigo que encoste na furadeira sofre dano, ao invés das granadas, ele atira sua furadeira como um míssil (não se preocupe, você não perde a furadeira para sempre), é um pouco lento e apesar de ser incapaz de pular, consegue esticar o visor para alcançar áreas mais altas. 5: LV Armor é um robô controlável que também é pertencente ao exército rebelde, tem metralhadoras nas suas garras, é lento, mas pode dar um pulo duplo bem longo, consegue dar golpes corpo-a-corpo com suas garras, atirar granadas e assim como o Rebel Astro, consegue usar as armas. 6: Slug Ostrich é um avestruz equipado com metralhadoras que além de ser rápido, consegue dar pulos altos, assim como o camelo do 2/X, não te dá defesa extra. 7: Slug Elephant (lembra daquele elefante que mostrei nos gráficos? é este aqui) é um elefante equipado com metralhadoras (no Gif que mostrei, ele não está equipado), é lento, não pula e consegue atirar raios pela tromba (parece absurdo, mas é verdade), quando o encontramos pela primeira vez, ele está congelado.
Fase Bônus: Zumbi 
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Não tenho certeza se isto é uma Fan art
 O Metal Slug anterior introduziu a mecânica de transformações, no 3 só tem uma transformação nova (esta daí). Quando um zumbi te ataca, o personagem é infectado, o Zumbi é lento, pula baixo, não agacha e só usa pistola, mas as granadas são substituídas por um poderoso vômito de sangue que atinge quase a tela inteira (durante o vômito, o personagem fica invencível, mas a invencibilidade é bugada e nem sempre funciona), se você não tem granada, o zumbi não presta, se tiver é uma apelação. 
Fase 4-4: Caminhos Alternativos 
Todas as fases (menos a última) contém bifurcações ou passagens secretas que levam a diferentes cantos de alguma fase, alguns caminhos continuam a fase normalmente e outros tem uma cara nova, parecendo outra fase, alguns estão na cara e outros são mais secretos, esta mecânica de caminhos alternativos é genial, pois jogar as fases e descobrir cada caminho é muito recompensador e adiciona mais fator Replay pro jogo, dificilmente alguém terá experiências parecidas. Os caminhos podem ser diferentes, mas eles sempre levam ao mesmo chefe.
Fase 4-5: Dificuldade 
Os Metal Slug anteriores tinham uma dificuldade desafiadora que não era injusta e o adjetivo "justa" deixou de ser verdade no 3. A progressão da dificuldade não faz muito sentido aqui, não é aquela velha história de começo fácil e a dificuldade aumentando com o passar das fases: a primeira fase até que é difícil, tem um caminho alternativo que deixa a fase mais fácil e outro que deixa ela mais difícil, o chefe da primeira fase também é difícil; a segunda fase tem um aumento considerável na dificuldade, a fase é cheia de inimigos resistentes e um único caminho alternativo que é mais difícil que a própria fase, o chefe tem duas formas- a primeira é extremamente difícil (pelo menos com a forma humana, se estiver na forma de zumbi com granadas sobrando a batalha fica estupidamente fácil) e a segunda chega a ser mais fácil que o chefe da primeira fase (pelo menos na minha opinião) e tem vários momentos ao longo do jogo que tem mais inimigos na tela do que deveria. Deu para entender o que quis dizer com a progressão de dificuldade não fazer sentido? por causa disto acho a dificuldade inconsistente e o 3 é um dos Metal Slug mais difíceis da série. Que venha o verídico!!!!
Última Fase: O Verídico 
Prós: 
+ Os gráficos ainda estão bons 
+ Trilha sonora boa 
+ A jogabilidade ainda é o forte 
+ As fases e inimigos tem mais variedade  
+ Os veículos novos são ótimos
+ Os múltiplos caminhos são uma excelente novidade 
Contras: 
- Dificuldade inconsistente 
Nota Final: 
9.2 
Resumindo: Metal Slug 3 assim como seus antecessores, é um ótimo jogo, a jogabilidade e gráficos mesmo não tendo muitas mudanças ainda continuam ótimos, a trilha sonora é boa (mesmo que eu prefira a dos anteriores), os veículos novos são muito divertidos, os inimigos e fases tem uma variedade maior e a adição de caminhos alternativos para as fases é genial. O único ponto fraco é a progressão da dificuldade não fazer sentido, mas mesmo com poucas mudanças, o jogo ainda é divertidíssimo (até mesmo jogando de 2). 
Qual o seu Metal Slug favorito? Acha que o 3 é superior ou inferior aos anteriores? Gostou da postagem? Comente e compartilhe nas redes sociais, Mission Complete
Recado: No dia 13 deste mês, o Blog YanserGamer94 completará 3 anos, quero dar a todos vocês que acompanharam e curtiram o Blog, um obrigado cheio de felicidade.

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