segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Survival Mode: Super Mario Odyssey

The icon art shows Mario, a cartoon-like mustachioed man, jumping and throwing his anthropomorphic hat Cappy towards the viewer. Behind them is a collage consisting of screenshots from different areas from the game, including a large picture of an urban location.  
Olá, chapeleiros, tudo bem? Todo console da Nintendo tem algum jogo do Mario que se destaca e com o Switch, este Mario é o Odyssey. Se você viu a postagem passada (aquela dos melhores jogos do Switch de 2017) sabe que este jogo ficou em uma posição alta e não é à toa que é o meu Mario favorito da série principal, sem enrolação, Vamos lá!!!
Fase 1: Enredo
Você com certeza está pensando: MAiz naum precizah contá o imrrêdu, o Bowser cQUÉstra a primcza píti i u mairo vai salvála! só lhes digo uma coisa, O Blog é meu e faço o que quiser! "Tudo no reino dos cogumelos estava numa boa, até que o Bowser sequestra a Peach para fazer um casamento forçado com ela e o Mario tem de impedi-lo como sempre, os dois lutam e Bowser sai vitorioso, de repente Mario aparece no Cap Kingdom (ou reino dos chapéus em português) onde ele encontra um chapéu chamado Cappy e descobrimos que Bowser também sequestrou a irmã deste chapéu (Tiara), além do sequestro duplo, Bowser está atrás de artefatos do mundo inteiro para o casamento, por isto, Mario e Cappy partem para uma aventura ao mundo inteiro à procura de Bowser.
Fase 2: Gráficos 
Resultado de imagem para super mario odyssey
Os gráficos são bonitos. É tudo cartunesco mas ao mesmo tempo é levemente realista (paradoxo?) e bem colorido, os mundos são relativamente detalhados e o Mario aqui neste jogo é mais expressivo do que nos outros, ele fica molhado ao sair da água (eu sei que não é uma expressão e sei que não é novidade hoje em dia) e dentro dela dá pra ver no seu rosto que ele está prendendo a respiração, ao ficar um bom tempo parado no frio ele vai começar a tremer a não ser que ele esteja vestindo um agasalho (o mesmo funciona para lugares quentes) e sua clássica Idle Animation (aquelas animações que os personagens fazem quando ficam parados por algum tempo) de soneca, ao dormir por algum tempo um pássaro pode pousar em seu nariz e o pássaro muda de acordo com o mundo em que está. Esta atenção aos detalhes é muito boa.
Fase 3: Som 
A trilha sonora é excelente. Tem músicas alegres, lindas, agitadas, calmas, relaxantes, versões remixadas de músicas dos outros jogos do bigodudo, Jazz  ETC. Vou colocar a minha favorita que á canção tema do jogo e uma das razões por eu tê-lo comprado.

Só lhe digo uma coisa, se você não consegue ficar feliz ouvindo isto, você precisa de um(a) psicólogo(a). Boa parte das canções foram bem compostas, falando nisto, você notou o quão detalhada esta música é? Os efeitos sonoros são bons, mas não descreverei detalhadamente, pois eu acho que efeitos sonoros de jogos atuais são meio difíceis de julgar, julgar gráfico e música é fácil, mas é que a qualidade avançada das máquinas de hoje em dia e como cada vez mais os jogos são parecidos fica um pouco difícil (se isto não soou convincente ou soou confuso, não me julgue, não é sempre fácil explicar as coisas).
Fase 4-1: Controles 
Resultado de imagem para super mario odyssey action guide
Como não quero fazer um texto longo, irei explicar as ações mais básica (se você não é uma pessoa informada, o Game é de Switch). Os botões Y e X arremessam o Cappy (dá para usá-lo como pulo extra se quiser), os botões B e A são os pulos, os botões ZL e ZR servem para agachar e ao apertar os botões X ou Y enquanto agachado dá pra rolar (útil como mobilidade), ao apertar ZL ou ZR no ar, Mario dá um Ground Pound também conhecido como bundada e ao apertar X ou Y, Mario dá uma avançada aérea (debaixo da água pode ser usado como um nado rápido), apertar os botões de pulo enquanto agachado o bigodudo dá um salto mortal de costas, apertando os botões de pulo nas paredes, Mario pode quicar nelas, agachando e apertando o botão de pulo enquanto Mario anda, pode dar um pulo longo (esteja ciente que precisa ter uma boa precisão pra isto). O Mario aqui não é só o mais expressivo como também o mais acrobático da série, o bom número de acrobacias somado com a jogabilidade precisa torna o jogo divertido.
Fase 4-2: Captures 
Resultado de imagem para super mario odyssey capture
Quando anunciaram que a principal mecânica do Game envolveria possuir inimigos e objetos locais fiquei surpreso e devo admitir que a mecânica é genial. Cada coisa tem suas habilidades e cada uma delas é usada de maneiras inteligentes para avançar em áreas ou achar segredos, por exemplo: Aquele bicho colorido ali no cantinho da imagem não pode pular, mas pode esticar seu corpo, assim permitindo alcançar áreas mais facilmente (mas só em linha reta). A genialidade da mecânica Capture (sim , este é o nome da mecânica e o que dá o nome da "fase") é o fato de que cada uma das coisas possessíveis são usadas de forma inteligente. Se você parar pra pensar, é um pouco assustador que um homem aleatório esteja te possuindo e você esteja fazendo coisas que não podia ou deveria e sem ter consciência delas, só que isto não tira o mérito de ser divertido. Possuir os inimigos pode também ser legal.
Fase 4-3: Controles de Movimento 
Aquelas ações que expliquei nos controles também podem ser executadas com controles de movimento. Eu acho que os controles de movimento do Odyssey não são bons nem ruins, Por quê? Tem um movimento que permite que o Mario arremesse o Cappy em volta dele, e para executá-lo é necessário inclinar o controle para os lados, só que quando fazia isto nem sempre funcionava, não estou dizendo que é impreciso, apenas que é difícil de executar. Em geral os controles de movimento funcionam bem. As ações com os controles de movimento também podem ser executadas com os botões, mas o jogo não te explica como (eu aprendi a fazer por conta própria, não que eu tenha algo contra isto). Sabe o que é estranho? nas configurações do Game, dá para desativar estes comandos por movimento, só que esta opção é uma mentira feia e cabeluda. pois os controles ficam ativados do mesmo jeito. Escrevi que não é bom e nem ruim, tem até situações em que gosto de usá-los, também não tenho nada contra os comandos, é um jogo de início de vida do Switch e os desenvolvedores queriam testá-los, mas sinto que a inclusão deles foi forçada.
Fase 4-4: Modo de Foto 
Imagem relacionada
Apertando a setinha de baixo do controle do Switch, o jogo entra no modo de foto, aí podemos mover a câmera, incliná-la (ou deixá-la de cabeça pra baixo, se quiser), colocar a logo do jogo em algum canto, dar Zoom pra aumentar ou diminuir o tamanho da tela e colocar algum filtro (a imagem aí está com o filtro de colocar as bordas embaçadas) e para tirar a foto é apertar o botão de captura do controle e Voi là! a foto é salva no console. Eu tenho 96 fotos no meu Switch e 65 delas são de Super Mario Odyssey, agora você faz ideia do quanto eu gostei disto.
Fase 4-5: Multiplayer 
Nem todo mundo faz ideia de que o jogo tem Multiplayer, mesmo ele estando claramente no menu. Um jogador controla o Mario e o outro controla o Cappy, o Mario pode fazer tudo aquilo que escrevi ali atrás e o Cappy não pode se mexer, porém, pode se lançar e pode servir de pulo extra ao simples apertar de um botão, escrevendo assim parece chato, mas é justamente o contrário, este tal Multiplayer pode divertir se souber o que estiver fazendo e ESPERA!!! Esqueci de comentar alguma coisa, agora lembrei! Enquanto estiver possuindo alguém, o Cappy pode se arremessar enquanto o Mario faz todo o resto e isto é útil como defesa. Que venham as pontuações finais!!!
Fase Final: O Verídico 
Prós:
+ Gráficos bonitos 
+ Trilha sonora excelente 
+ Jogabilidade divertidamente precisa (juro que não tem nenhuma referência á um filme da Disney) 
+ A habilidade Capture é genial 
+ Os mundos são bem distintos 
+ O modo de foto é legal 
+ O Multiplayer pode divertir 
Contras: 
- A inclusão dos controles de movimento foi forçada 
Nota Final: 
9.7 
Resumindo: Os gráficos são bonitos e coloridos, os mundos são tão distintos um do outro que mesmo tendo temas já explorados na franquia (deserto, água, céu etc.) dá pra sentir que as temáticas são novas, a trilha sonora é excelente, variada e muito bem composta, a jogabilidade é precisa e divertida, ainda mais pelas várias acrobacias do bigode, possuir inimigos e objetos é divertido e genial pelo grande leque de possibilidades e cada coisa possessível é usada de maneira inteligente e tirar fotos é bem legal, o único pontinho fraco são os controles de movimento, mas não é nada que atrapalhe muito. Se você tem um Switch ou não é muito ligado em Games, eu altamente recomendo. 
Você tem um Switch? Quais os jogos que você mais gostou dele? Tem interesse em jogar Super Mario Odyssey? Gostou da postagem? Comente e compartilhe nas redes, Here we go!!!

10 comentários:

  1. Achei os gráficos excelentes! Parece até GTA ! Se o mario tivesse um jogo tipo GTA seria bem legal! Ele podia sequestrar a princesa e fugir num carro roubado.....nunca que a nintendo iria fazer um jogo desses mas eu comprava !

    ResponderExcluir
  2. Parece q é o melhor grafico de jocos do mario de todos os tempos!

    ResponderExcluir
  3. Gostei do chapéu. Penso que é sempre divertido dar vida a objetos. A cooperação que se dá entre ele e o Mário é bacana.

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre "bóio" um tantão nessas conversas sobre jogos -é muita modernidade pra mim-, mas não tem como não notar a paixão desse blogueiro pelo assunto e como esse carinha entende do que fala!! Você é o cara dos jogos, Ivan!😘

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom!!! O Mario é sempre um show!!!E quem escreve tbm!!!Parabéns mais uma vez! Sou seu fã!!!

    ResponderExcluir
  7. Muito legal isso tudo! O Mario é um jogão!E a música sempre um plus!Os comentários são ótimos e o autor do blog idem!

    ResponderExcluir