sábado, 29 de junho de 2024

Personagens canhotos no mundo dos games

 Olá, povo canhoto, tudo bem? Muita gente não se dá conta do quanto o nosso mundo favorece pessoas destras, e que há várias coisas que não foram pensadas pra quem usa a mão esquerda. Canhotos, assim como qualquer minoria, acabam não tendo tantas chances de serem acomodados em nossa sociedade, mesmo com os nossos esforços pra remediar a situação. Representatividade de qualquer tipo de minoria tem sido um tópico bastante discutido nas mídias de hoje, e por mais que o progresso para representações positivas tenha sido um tanto lento e com vários tropeços no caminho, ainda é um esforço admirável. Preparem as suas mãos, porque o tópico de hoje será uma mão na roda. 

Sabendo que o personagem principal de umas franquias de games mais famosas do mundo é retratado como canhoto (na maioria de suas aparições), essa escolha foi bem fácil.

Link é o herói principal da franquia Zelda. Tirando Skyward Sword, Breath of the Wild, Tears of the Kingdom e a versão de Wii do Twilight Princess, Link é sempre retratado como canhoto. A razão por trás disso é o próprio criador da franquia (Shigeru Miyamoto) ser canhoto, e isso acaba sendo um reflexo dele. Com a sua mão esquerda, ele empunha a sua espada, demonstrando técnicas bem precisas com ela, e não são só espadas que ele consegue empunhar bem com essa mão, pois ele também consegue ser proficiente com arcos, bumerangues, cetros e muito mais. Nos outros jogos que mencionei lá atrás em que o Link não é canhoto, o motivo disso começou quando o Twilight Princess veio pro Wii. Twilight Princess estava sendo desenvolvido pro Gamecube, mas o console estava no final de sua vida e já era o ano de lançamento do Wii (2006), e por isso decidiram fazer um port dele pro Wii, mas o problema é que o Wii Remote foi melhor pensado para o uso da mão direita (pelo menos o Remote com o Nunchuck, pois sem ele o Remote serve pra qualquer mão), e pra acomodar isso, espelharam o jogo todo nessa versão. o Skyward Sword não foi espelhado, já que foi pro Wii em mente, mas no Breath e no Tears não há mais motivo pra isso. Independente de ser canhoto ou destro, Link é muito bom nas suas habilidades heroicas. 

Nos jogos de luta em que os personagens usam socos e chutes, fica difícil determinar qual é a mão dominante deles, mas nos jogos de luta em que os personagens usam armas, isso acaba ficando mais evidente. Então decidi escolher uma das personagens de Guilty Gear para entrar na lista. 
Baiken é uma guerreira japonesa, que após ter ficado traumatizada com a destruição de seu país e a morte dos seus pais, acabou se tornando uma pessoa amarga e vingativa. Ela conta não só como canhota, mas também como deficiente, já que o seu braço direito e o seu olho esquerdo foram arrancados durante a tragédia que acarretou a morte dos pais dela. No seu braço direito, ela esconde armas por baixo da sua manga, desde um canhão feudal, até cordas com ganchos. Mas é com o seu braço esquerdo que ela brilha mais. Baiken é proficiente com a sua katana, demonstrando uma precisão sem igual e uma força assustadora, podendo cortar uma casa ao meio com facilidade, e olha que tem personagens de Guilty Gear que são capazes de realizar feitos bem mais absurdos que isso. O seu estilo de luta é mais voltado pra defensiva, com um foco maior em achar brechas na ofensiva do oponente e os punir por isso, oferecendo uma grande variedade de golpes para esse propósito. Com apenas uma mão, Baiken é um terror no campo de batalha e nas mãos de jogadores habilidosos (um dos meus primos manda muito bem com ela). 

Granblue Fantasy não é uma franquia com muito destaque no Ocidente, mas, lentamente, ela está ganhando um pouco mais de força por este lado do mundo, com a chegada de seus jogos paralelos, como Granblue Fantasy Versus e Granblue Fantasy Relink. E com o tanto de personagens e lore que essa franquia tem, acabei me deparando com alguém que pode entrar nessa lista. 
Zooey é uma das bestas primordiais do mundo de Granblue Fantasy (basicamente, monstros lendários deste mundo). Ela é responsável por manter o mundo em equilíbrio (tanto que ela recebe o título de "Mediadora dos Céus"), e entra em confronto com o que ameaçar a ordem natural, usando os seus poderes mágicos, sua espada e os seus dragões. Admito que durante o processo de planejamento e escrita, eu fiquei em dúvida se ela devia mesmo estar nessa lista, pois há muitas inconsistências nas ilustrações e suas aparições nos jogos, às vezes usando a espada na mão direita, e outras na esquerda. Mas, depois de verificar essas variações, me dei conta que a personagem é na verdade ambidestra. Ambidestria significa que a pessoa é habilidosa com ambas as mãos. Pesquisando sobre o assunto, descobri que a ambidestra na maior parte dos casos é aprendida, com os casos que são de nascença serem bem raros (se a ambidestria da Zooey foi de nascença ou aprendida, eu não faço ideia). Independente da mão, Zooey demonstra muita habilidade com a sua espada e o seu escudo, também sendo capaz de conjurar magias de eletricidade e comandar os seus dragões com eficiência. Ambidestria não invalida canhotismo, e Zooey serve como um bom exemplo disso. 

Em jogos de tiro, é bem raro você ver gente canhota. Nos jogos que são em 1° pessoa, você vê as armas no lado direito da tela, e nos que são em 3° pessoa, a câmera prioriza uma visão mais focada no lado direito do personagem. Isso chega a ser reflexo da realidade, pois as armas de fogo foram feitas mais para serem usadas com a mão direita, e usá-las com a mão esquerda não é visto como uma forma tão prática de uso. Das poucas representações de canhotos que tem nesse gênero, encontrei uma personagem de Resident Evil 5 como candidata. 
Sheva Alomar é a coo-protagonista de Resident Evil 5. Vinda de uma cidade industrial não especificada da África, ela acabou perdendo os seus pais aos 8 anos, por conta de um acidente envolvendo experimentos ilegais da empresa Umbrella, resultando não só na morte dos seus pais, como também de vários inocentes. Após fugir de casa e sofrer com fome e pobreza, ela acabou sendo salva por um homem, oferecendo a guerrilha do qual ele fazia parte como moradia. Após integrar um plano para prender um representante da Umbrella, ela decidiu ir para os Estados Unidos e se juntou a BSAA, uma organização de combate ao bioterrorismo, e o seu treinamento por lá a levou a ser a parceira do Chris Redfield para a missão principal do jogo. No próprio jogo, dá pra ver que ela usa as armas com a sua mão esquerda, e por mais que não tenha consequências na jogabilidade, demonstra muito bem como ela opera esses equipamentos projetados para destros, tendo diferenças visíveis na forma em que ela recarrega revólveres e rifles, além de que esse detalhe mostra uma dedicação admirável tanto da personagem quanto dos desenvolvedores. Outro detalhe, para ressaltar, é a diferença da câmera no multiplayer do jogo. 
Repare como a câmera de cima mostra o Chris pelo lado direito das costas, enquanto a de baixo mostra a Sheva pelo esquerdo das costas. Não é só a posição dos personagens que é diferente, até mesmo os elementos da interface são reposicionados para condizer com o lado dominante de cada um. Isso também dá uma facilitada pro 2° jogador, pois considerando que essa pessoa estaria ao lado direito do 1° jogador, o posicionamento da câmera e da interface acaba dando um conforto maior pra vista nessa posição, e se a tela de baixo também fosse igual a do Chris, com as mesmas posições e tudo, não seria tão confortável pra vista do 2° jogador quanto essa que temos. Com uma atenção aos detalhes de como canhotos operam armas de fogo, Sheva demonstra muita dedicação com a sua especialidade. 

Você é uma pessoa canhota? Ou conhece alguém que seja? Conhece outros personagens que sejam canhotos? Gostou da postagem? Comente e compartilhe nas redes sociais, Bye Bye!