Olá, povo que não consegui pensar em um adjetivo, tudo bem? Mesmo eu sendo alguém mais voltado para a Nintendo, há jogos da Sega que eu curto, como: Valkyria Chronicles, Crazy Taxi, Streets of Rage e Gunstar Heroes. Talvez algumas pessoas não sabiam que eu curto alguns jogos da ex-rival da Nintendo e hoje é uma boa oportunidade para demonstrar esse lado meu. Vamos lá!
Fase 1: Enredo
A história se passa na terra, mas em um futuro distante. General Grey está comandando um exército de ciborgues para caçar 4 jóias que são a chave para despertar Golden Silver (sim, a maioria dos personagens tem nomes de cores), um deus da destruição que está aprisionado na lua Gunstar Nova, para construir a sua versão idealizada da terra (esse objetivo não faz o menor sentido). Enquanto isso, os jovens Red e Blue estão tentando impedi-lo de realizar seus planos, junto com Yellow (irmã dos dois) e Brown (um cientista que desistiu de trabalhar para o exército), mas primeiro eles precisam enfrentar os 4 comandantes que estão com as jóias. O enredo só está aqui para preencher tabela, então não ligue pra ele, já que não é o foco principal do jogo.
Fase 2: Gráficos
Como podem ver, o jogo apresenta um visual bem colorido, detalhado, com vários efeitos e Sprites sendo mostrados na tela, tantos que por ter muitos Sprites na tela, pode ser que alguns personagens e tiros fiquem piscando, aparecendo e sumindo, o que é bem incômodo (esse acontecimento de coisa sumindo e piscando se chama Flickering), mas nem sempre acontece, porque mesmo com muita coisa na tela, o jogo permanece estável (comente se eu estiver errado). Já as animações, posso dizer que são muito boas para os padrões de 1993. E, pensando bem, continuam muito boas até hoje, pois tem quadros de animação o suficiente, passam uma ótima sensação de velocidade e tem certos chefes que tem animações tão avançadas que parecem 3D. Para demonstrar este ponto irei colocar um GIF de um certo chefe do jogo, mas antes:
Se você é sensível a movimentações rápidas, aconselho que não veja este GIF para evitar que possa ter enjoo, mau-estar ou qualquer outro sintoma.
No geral, considero este um dos jogos mais graficamente bonitos e avançados do Mega Drive (gráficos avançados não são necessariamente gráficos bonitos, mas conseguir equilibrar os 2 tipos de gráfico é admirável).
Fase 2: Som
Para os padrões do Mega Drive, a trilha sonora é bem detalhada. As músicas tem esse clima de aventura futurista eletrônica e mesmo não achando essas músicas muito incríveis, admito que tem uma instrumentação detalhada e cumprem bem o seu papel, ouçam:
O que acharam?
Já os efeitos sonoros, só são decentes, a maioria deles consiste em barulhos mecânicos e tinidos, não são ruins e cumprem bem o seu papel.
Fase 3-1: Controles
O jogo é do gênero Run and Gun (o mesmo gênero de Metal Slug) e traduzindo o nome para o idioma português explica exatamente o que se faz nesse tipo de jogo (correr e atirar). As setas controlam a movimentação do personagem e a mira (é possível mirar nas diagonais), o botão A (o botão esquerdo) permite trocar de arma, o botão B (o do meio) é o de tiro, botão C pula (ao apertá-lo duas vezes, o personagem dá um mergulho aéreo e pode quicar nas paredes) e assim como Megaman clássico, dá para fazer uma rasteira ao apertar C enquanto estiver agachado. Os comandos são bem responsivos e combinando isso com uma ação frenética, faz a jogabilidade do Game ser uma delícia.
Fase 3-2: Armas
Antes de começar a jogar, você deve escolher como vai ser a mira do seu personagem; Mira Livre permite atirar enquanto corre e a Mira Fixa obriga a parar enquanto atirar, para focar mais na precisão dos tiros (a livre é melhor para as fases e a fixa é melhor para os chefes) e depois disso, é só escolher com que arma você vai começar. 1: Force é a arma básica do jogo, ela dá tiros rápidos em linha reta com se fosse uma metralhadora. 2: Lightning é um Laser fino que pode atravessar os inimigos, sendo uma boa opção para quando tiver vários inimigos amontoados. 3: Chaser dá tiros teleguiados e para não deixar a arma tão apelona, é a mais fraca de todas as armas, mas não tira o mérito de ser uma arma muito útil. 4: Flame é um lança-chamas de curto alcance e é arma mais forte do jogo. Um diferencial interessante deste jogo é que dá para combinar as armas, como por exemplo; combinar Flame com Lightning forma uma sabre de luz que apaga os tiros dos inimigos, Chaser com Flame forma uma chama flutuante que pode ser controlada com o direcional (aconselhável usar com a Mira Fixa), Lightning e Chaser forma um Laser teleguiado que foca a mira em um inimigo e causa múltiplos acertos (não são todas as combinações do jogo, mas foram as que pude descrever com mais clareza e vale lembrar que ao combinar uma arma com ela mesma, forma uma versão mais forte da arma). Esta mecânica de combinar armas acrescenta um fator surpresa, pois incentiva a curiosidade do jogador para testar cada combinação possível e isso é algo admirável.
Fase 3-3: Primeiros Chefes
As 4 primeiras fases podem ser jogadas em qualquer ordem e irei descrevê-las da esquerda para a direita. A fase que está selecionada na imagem é a da Pink, a fase é uma floresta que está sendo dominada pelo exército (aparente pelos habitantes correndo por suas vidas), tem 2 sub-chefes (um é um aspargo que atira balões e invoca lagartas e o outro é um homem de blocos), há um trecho onde você sobe e desce em uma pirâmide e a Pink usa um robô que atira Lasers e dá socos, essa é a fase ideal para começar. Ao lado dela está Green, irmão de Red, Blue e Yellow que sofreu lavagem cerebral, a fase é uma Mina em que os personagens montam em um carrinho em alta velocidade que pode grudar nas paredes e no teto, o Green usa o seu robô Seven Force, que tem várias formas com padrões complicados e, dependendo da dificuldade, você enfrenta um número específico das formas dele (3 na fácil e normal, 5 na difícil e 7 na Expert), é melhor manter esta fase por último. Depois dele vem Orange, a fase começa com um foguete subindo e você tem de acompanhá-lo a tempo, depois disso vem um monte de tiro e daí aparece um robô pilotado por 3 ciborgues, depois de derrotá-lo é só chegar em um helicóptero, antes do Orange vai aparecer Smash Daisaku, um cara que parece o M. Bison do Street Fighter que usa uma Jetpack e joga bombas, depois dele aparece Orange, ele não monta em nenhum robô porque prefere usar a força, é adequado se afastar dele, tanto essa fase quanto a próxima são adequadas para serem as segundas. Por fim, Black, a fase começa com um cenário metálico bem genérico e depois de entrar em uma porta, você aparece em um tabuleiro que tem um dado que vai de 1 a 3 e cada casa é um desafio (pode ser um sub-chefe, uma corrida contra o tempo ou até um espaço para recuperar vida e conseguir armas). O Level-Design, além de ser bem construído, também tem situações diversas e não dá para sentir que está em um mesmo lugar, além das fases, os chefes também são empolgantes pela frenesia que acontece na tela.
Fase 3-4: Dificuldade
Dá para escolher 4 níveis de dificuldade nas opções (fácil, normal, difícil e Expert), as única diferença que sei é a quantidade de vida dos chefes e sub-chefes e a quantidade de dano recebido dos heróis, se souber outras, comente.
Independente do nível de dificuldade, o jogo é bem desafiador, com vários movimentos frenéticos e inimigos, tiros e explosões na tela, mas o jogo não chega a ser injusto, muitas das vezes que falhei, senti que era culpa minha e não de algum problema do jogo. Diferente de outros jogos Run and Gun, Gunstar Heroes tem barra de vida e os Continues são infinitos. Algo que não mencionei sobre o jogo é o modo Multiplayer, apesar de ser super básico (por ser apenas 2 caras iguais que fazem a mesma coisa), é muito divertido e mesmo com o dano das armas sendo balanceado para não facilitar muito, ainda facilita e quando um jogador morre e dá Continue, ele absorve metade da vida do jogador que está vivo.
Fase Final: O Verídico
Prós:
Fase 1: Enredo
A história se passa na terra, mas em um futuro distante. General Grey está comandando um exército de ciborgues para caçar 4 jóias que são a chave para despertar Golden Silver (sim, a maioria dos personagens tem nomes de cores), um deus da destruição que está aprisionado na lua Gunstar Nova, para construir a sua versão idealizada da terra (esse objetivo não faz o menor sentido). Enquanto isso, os jovens Red e Blue estão tentando impedi-lo de realizar seus planos, junto com Yellow (irmã dos dois) e Brown (um cientista que desistiu de trabalhar para o exército), mas primeiro eles precisam enfrentar os 4 comandantes que estão com as jóias. O enredo só está aqui para preencher tabela, então não ligue pra ele, já que não é o foco principal do jogo.
Fase 2: Gráficos
Como podem ver, o jogo apresenta um visual bem colorido, detalhado, com vários efeitos e Sprites sendo mostrados na tela, tantos que por ter muitos Sprites na tela, pode ser que alguns personagens e tiros fiquem piscando, aparecendo e sumindo, o que é bem incômodo (esse acontecimento de coisa sumindo e piscando se chama Flickering), mas nem sempre acontece, porque mesmo com muita coisa na tela, o jogo permanece estável (comente se eu estiver errado). Já as animações, posso dizer que são muito boas para os padrões de 1993. E, pensando bem, continuam muito boas até hoje, pois tem quadros de animação o suficiente, passam uma ótima sensação de velocidade e tem certos chefes que tem animações tão avançadas que parecem 3D. Para demonstrar este ponto irei colocar um GIF de um certo chefe do jogo, mas antes:
Se você é sensível a movimentações rápidas, aconselho que não veja este GIF para evitar que possa ter enjoo, mau-estar ou qualquer outro sintoma.
No geral, considero este um dos jogos mais graficamente bonitos e avançados do Mega Drive (gráficos avançados não são necessariamente gráficos bonitos, mas conseguir equilibrar os 2 tipos de gráfico é admirável).
Fase 2: Som
Para os padrões do Mega Drive, a trilha sonora é bem detalhada. As músicas tem esse clima de aventura futurista eletrônica e mesmo não achando essas músicas muito incríveis, admito que tem uma instrumentação detalhada e cumprem bem o seu papel, ouçam:
Já os efeitos sonoros, só são decentes, a maioria deles consiste em barulhos mecânicos e tinidos, não são ruins e cumprem bem o seu papel.
Fase 3-1: Controles
O jogo é do gênero Run and Gun (o mesmo gênero de Metal Slug) e traduzindo o nome para o idioma português explica exatamente o que se faz nesse tipo de jogo (correr e atirar). As setas controlam a movimentação do personagem e a mira (é possível mirar nas diagonais), o botão A (o botão esquerdo) permite trocar de arma, o botão B (o do meio) é o de tiro, botão C pula (ao apertá-lo duas vezes, o personagem dá um mergulho aéreo e pode quicar nas paredes) e assim como Megaman clássico, dá para fazer uma rasteira ao apertar C enquanto estiver agachado. Os comandos são bem responsivos e combinando isso com uma ação frenética, faz a jogabilidade do Game ser uma delícia.
Fase 3-2: Armas
Antes de começar a jogar, você deve escolher como vai ser a mira do seu personagem; Mira Livre permite atirar enquanto corre e a Mira Fixa obriga a parar enquanto atirar, para focar mais na precisão dos tiros (a livre é melhor para as fases e a fixa é melhor para os chefes) e depois disso, é só escolher com que arma você vai começar. 1: Force é a arma básica do jogo, ela dá tiros rápidos em linha reta com se fosse uma metralhadora. 2: Lightning é um Laser fino que pode atravessar os inimigos, sendo uma boa opção para quando tiver vários inimigos amontoados. 3: Chaser dá tiros teleguiados e para não deixar a arma tão apelona, é a mais fraca de todas as armas, mas não tira o mérito de ser uma arma muito útil. 4: Flame é um lança-chamas de curto alcance e é arma mais forte do jogo. Um diferencial interessante deste jogo é que dá para combinar as armas, como por exemplo; combinar Flame com Lightning forma uma sabre de luz que apaga os tiros dos inimigos, Chaser com Flame forma uma chama flutuante que pode ser controlada com o direcional (aconselhável usar com a Mira Fixa), Lightning e Chaser forma um Laser teleguiado que foca a mira em um inimigo e causa múltiplos acertos (não são todas as combinações do jogo, mas foram as que pude descrever com mais clareza e vale lembrar que ao combinar uma arma com ela mesma, forma uma versão mais forte da arma). Esta mecânica de combinar armas acrescenta um fator surpresa, pois incentiva a curiosidade do jogador para testar cada combinação possível e isso é algo admirável.
Fase 3-3: Primeiros Chefes
As 4 primeiras fases podem ser jogadas em qualquer ordem e irei descrevê-las da esquerda para a direita. A fase que está selecionada na imagem é a da Pink, a fase é uma floresta que está sendo dominada pelo exército (aparente pelos habitantes correndo por suas vidas), tem 2 sub-chefes (um é um aspargo que atira balões e invoca lagartas e o outro é um homem de blocos), há um trecho onde você sobe e desce em uma pirâmide e a Pink usa um robô que atira Lasers e dá socos, essa é a fase ideal para começar. Ao lado dela está Green, irmão de Red, Blue e Yellow que sofreu lavagem cerebral, a fase é uma Mina em que os personagens montam em um carrinho em alta velocidade que pode grudar nas paredes e no teto, o Green usa o seu robô Seven Force, que tem várias formas com padrões complicados e, dependendo da dificuldade, você enfrenta um número específico das formas dele (3 na fácil e normal, 5 na difícil e 7 na Expert), é melhor manter esta fase por último. Depois dele vem Orange, a fase começa com um foguete subindo e você tem de acompanhá-lo a tempo, depois disso vem um monte de tiro e daí aparece um robô pilotado por 3 ciborgues, depois de derrotá-lo é só chegar em um helicóptero, antes do Orange vai aparecer Smash Daisaku, um cara que parece o M. Bison do Street Fighter que usa uma Jetpack e joga bombas, depois dele aparece Orange, ele não monta em nenhum robô porque prefere usar a força, é adequado se afastar dele, tanto essa fase quanto a próxima são adequadas para serem as segundas. Por fim, Black, a fase começa com um cenário metálico bem genérico e depois de entrar em uma porta, você aparece em um tabuleiro que tem um dado que vai de 1 a 3 e cada casa é um desafio (pode ser um sub-chefe, uma corrida contra o tempo ou até um espaço para recuperar vida e conseguir armas). O Level-Design, além de ser bem construído, também tem situações diversas e não dá para sentir que está em um mesmo lugar, além das fases, os chefes também são empolgantes pela frenesia que acontece na tela.
Fase 3-4: Dificuldade
Dá para escolher 4 níveis de dificuldade nas opções (fácil, normal, difícil e Expert), as única diferença que sei é a quantidade de vida dos chefes e sub-chefes e a quantidade de dano recebido dos heróis, se souber outras, comente.
Independente do nível de dificuldade, o jogo é bem desafiador, com vários movimentos frenéticos e inimigos, tiros e explosões na tela, mas o jogo não chega a ser injusto, muitas das vezes que falhei, senti que era culpa minha e não de algum problema do jogo. Diferente de outros jogos Run and Gun, Gunstar Heroes tem barra de vida e os Continues são infinitos. Algo que não mencionei sobre o jogo é o modo Multiplayer, apesar de ser super básico (por ser apenas 2 caras iguais que fazem a mesma coisa), é muito divertido e mesmo com o dano das armas sendo balanceado para não facilitar muito, ainda facilita e quando um jogador morre e dá Continue, ele absorve metade da vida do jogador que está vivo.
Fase Final: O Verídico
Prós:
+ Os gráficos são excelentes
+ A trilha sonora é boa e bem detalhada
+ A jogabilidade é ótima
+ Level-Design e chefes empolgantemente frenéticos
+ Apesar de ser difícil, é um jogo justo
+ Multiplayer empolgante
Contras:
(nenhum)
Nota Final:
10.0
Resumindo: Gunstar Heroes é um ótimo jogo, tem gráficos muito bem feitos, trilha sonora boa, uma jogabilidade excelente, Level-Design variado, chefes épicos, Multiplayer divertido e uma dificuldade justa, apesar de ser alta. Mesmo sendo um jogo excelente, só posso recomendar para aqueles que procuram um bom desafio e querem testar seus limites. Não é à toa que é o meu jogo favorito de Mega Drive.
Curiosidade Rápida:
- A Treasure (desenvolvedora do jogo) foi fundada por ex-funcionários da Konami que estavam insatisfeitos com o tratamento da empresa diante de franquias novas
Conhecia Gunstar Heroes? Se interessou pelo jogo? Adora o jogo? Gostou da postagem? Comente e compartilhe nas redes sociais, Mission Complete.
Esse gif é divertido!
ResponderExcluirTão divertido quanto a sua postagem. Adorei!
uau! Nota dez!
ResponderExcluirAchei que esse jogo é um ótimo achado...adorei os graficos e os sons
ResponderExcluir..como é megadrive tem cara de sonic também! Me deu vontade de jogar...sera que eu tenho? Gosto dessa ideia de correr atirando!!! Tambem gostei da velocidade...
Caracóis Yanser vc saca muito de jogos!!!
ResponderExcluirCaraca Ivan! Você é muito bom, o som é muito bacana,jogo também, a maneira como você escreve, transforma isso em uma história, adoraria ler seu livro... Você escreve muito bem!!
ResponderExcluirEu acho que vc podia compilar seus posts e fazer um livro/ebook
ResponderExcluirVc é muito bom na escrita e nas análises dia jogos.