sábado, 6 de março de 2021

Personagens de games com designs incríveis

 Olá, povo bonito, tudo bem? (a quanto tempo eu não escrevo isso?) 

Design é algo muito importante, é necessário técnica e planejamento o suficiente para deixar uma casa espaçosa e bonita, e o mesmo vale para muitas coisas. Mas o que exatamente é design? Design é um termo um tanto quanto vago, já que é aplicado a vários contextos, sendo os mais conhecidos: 1: como algo é planejado; e 2: a sua aparência. Os contextos que estou usando para essa lista são os dois mencionados anteriormente, e os estou aplicando em personagens de games. Os personagens que serão mostrados podem não ter os Designs mais bonitos ou inovadores, mas trazem uma boa comunicação visual do que o personagem quer passar. Vamos lá! 

Lembrete: Na maioria das vezes, eu coloco uma regra nessas postagens de listas que faço, que eu só devo colocar coisas ou personagens de jogos que joguei, mas dessa vez, decidi colocar alguns personagens de jogos que eu não joguei, mas que entendo o suficiente do que acontece para não ficar desinformado. Aliás, os personagens apresentados não estão em uma ordem específica de pior pro melhor, ou algo do tipo. 

Decidi começar por alguém que os fãs deste blog já estão bem familiarizados e vocês já devem saber quem é. 

Kirby é simples, não só em seu design, como também em seus jogos. O propósito dos games do Kirby, é serem games simples e como o seu design é bem simples, acaba traduzindo bem a ideia dos seus games. Mas um design simples não pode ser bom se não for memorável o bastante, e ainda bem que o design do Kirby é memorável. Há outro ponto que torno o seu design simples mais interessante: quando a Nintendo não sabe o que fazer para tornar as propostas de games mais interessantes e atrativas, acaba transformando a proposta em um jogo do Kirby em boa parte das vezes. Isso acontece porque a simplicidade o torna capaz de muitas coisas. E falando em tornar muitas coisas, muitos já devem saber que a habilidade principal dele é copiar os poderes dos outros. Quando copia, ele ganha alguns "acessórios" adicionais que refletem o poder que copiou (não é em todos os jogos que isso acontece, mas sabe, né?), fazendo dele uma folha em branco que pode ter quaisquer adições que possa imaginar. Mesmo o seu design sendo simples, deu para extrair bastante coisa. 

Em 3 de agosto de 2020, postei uma análise do jogo Tales of Eternia, e lá eu mencionei que Tales of era uma série de games que eu sempre quis jogar, mas não pude por causa do meu acesso limitado aos seus games, e quando fui assistir Let's Plays dos jogos da série no Youtube, fiquei empolgado para jogar Tales of Xillia porque o combate parecia ser muito bom e por ter gostado bastante do elenco de personagens principais (por ter adquirido um PS3 no mês passado, fiquei mais ainda) e a personagem que tem o meu design favorito entre eles, também é a minha personagem favorita. 
Milla Maxwell pode parecer que tem apenas um visual meio estranho que é típico de personagens japoneses mas, diferente de muitos por aí, ela tem uma explicação bem plausível do porquê as suas roupas serem assim, e que também está atrelada a sua história (esqueci de avisar que vai ter spoiler de Tales of Xillia). Milla é um espírito elemental que teve uma vida um tanto quanto isolada, e por ter pouco contato com seres humanos, pediu para que um de seus lacaios desse roupas consideradas atraentes para os homens. Mas é claro que por ter pouco contato com humanos, ela achou que seria uma boa ideia fazer essa mistureba de vestimentas, porque achou que agradaria os gostos de qualquer homem. O arco da personagem envolve descobrir o que significa ser humano e como a sua escolha de roupas foi influenciada por incerteza, acaba se atrelando bem a sua história sobre descoberta e o que significa viver. Apesar das vestimentas serem meio estranhas, até que acho ela bonita desse jeito, Milla Maxell é um ótimo exemplo de como atrelar bem o design do personagem à sua história e como há beleza em coisas que parecem ser estranhas.
 
Eu sou um fã de Disgaea, mas admito que não joguei todos os jogos da série principal (Disgaea 3 e D2 são os que não joguei), e um dos personagens que tem um dos designs mais estilosos e interessantes da série vem do 3. 
Mao tem coisas bem interessantes a dizer através de seu design. Kirby apresenta a proposta dos seus games com o próprio design (isomorfia), Milla dava contexto para sua história através do design, e o design do Mao representa a sua personalidade. Começando pelos óculos: nós associamos a imagem dos óculos a personagens inteligentes, ou até nerds, e Mao tem essas duas característica (mais pro lado nerd do que pro inteligente, mas tudo bem). Essa capa que ele veste, é na verdade um gakuran (uniforme escolar masculino japonês), mas a maneira que ele está vestindo o gakuran se assemelha a forma que delinquentes juvenis japoneses o usam, e a adição da corrente deixa o visual um pouco mais rebelde. O que torna o design mais interessante é a premissa do Disgaea 3: há uma escola do submundo chamada "Colégio Malígno Maritsu" (em tradução livre) e nessa escola todos os nossos valores escolares são invertidos (ex: não fazer aulas, sujar qualquer lugar ou até violência são coisas aceitas nessa escola) e o aluno exemplar desta escola é o Mao. Considerando que ele é o aluno exemplar de uma escola que tem valores invertidos, faz sentido ele se parecer com um delinquente juvenil. E por parecer com um, o seu design reflete a sua personalidade caótica e agressiva. O contraste do design rebelde e o fato dele ser o aluno exemplar, juntamente com os valores invertidos de sua escola, tornam o design do Mao um ótimo exemplo de como o design de um personagem, pode refletir a sua personalidade. 

Eu não joguei muitos games do gênero Visual Novel (jogos de ler texto, para os leigos), mas uma série desse gênero que eu adorei é Danganronpa e há vários personagens interessantes com designs interessantes. O que escolhi para essa lista é de uma das minhas personagens favoritas do Danganronpa 2
 
Ibuki Mioda também tem um design que representa a sua personalidade, mas o diferencial é como o elenco de personagens dos jogos principais de Danganronpa é estruturado. Em Danganronpa, o elenco de personagens consiste em um grupo de 15 a 16 estudantes super talentosos (ou não) especializados em áreas específicas (ex: músicos, cientistas ETC), e vocês sabem qual é o talento da Ibuki? Ibuki é uma compositora, mas de que tipo de música? A julgar pelos seus piercings (eu sei que não dá pra ver direito por causa do tamanho da imagem, mas ela realmente tem piercings se você acessar imagens que tem um enquadramento mais próximo dela), suas músicas são de Rock, mais especificamente, do sub-gênero Heavy Metal, mas a sua paleta de cores não parece se encaixar com esse gênero que é sombrio e pesado. Ibuki tem uma personalidade alegre e brincalhona, que é bem expressada na sua paleta de cores rosa e azul, mas as adições como as meias rasgadas e piercings dão um aspecto mais rebelde que é típico de metaleiros, o que cria um ótimo contraste envolvendo a sua personalidade e talento. Assim como o Mao, Ibuki também é um ótimo exemplo de como um design pode refletir a sua personalidade e outros aspectos.

Quais os designs de personagens dessa lista você mais gostou? Sabe de outros personagens de games que tenham ótimos designs? Gostou da postagem? Comente e compartilhe nas redes sociais, Bye Bye!

7 comentários:

  1. Simplicide é tudo! Viva o Kirby!
    (arte pura, inimiga do artifício)

    ResponderExcluir
  2. Gostei dessa onda da “folha em branco”. A simplicidade pode nos surpreender. Meu voto vai para o Kirby!!

    ResponderExcluir
  3. Parece que cada personagem resolve bem a relação com cada design, ou, foi o que pareceu na sua análise, sempre detalhada. Voto no Kirby pela simpatia e simplicidade. Beijão

    ResponderExcluir
  4. Gostei de todos apresentados, principalmente o Kirby que eu conheço desde a infância. Eu gosto muito da Aloy do jogo Horizon Zero Down o design dela é uma mistura de tecnologia e mundo antigo, armas brancas simples com adaptações tecnológicas.

    ResponderExcluir
  5. Não gosto muito da ideia de nos vestirmos para agradar a outras pessoas, mas o seu argumento sobre a beleza das coisas estranhas foi muito bom. Voto na Milla Maxwell.

    ResponderExcluir
  6. Já joguei Kirby algumas vezes (faz muito tempo) e gosto da ideia de a simplicidade tornar o personagem capaz de muitas coisas. Voto no Kirby.

    ResponderExcluir
  7. o Kirby tem um design muito moderno e prá mim atende muito bem seu propósito que é caber coisas....prá ficar mais irado só falta um paletó-capa vermelho do Disgaea!!!!

    ResponderExcluir