segunda-feira, 12 de abril de 2021

Survival Mode: Pokémon Snap

 

 
Olá, fotógrafos, tudo bem? Se vocês leram as minhas listas de "top jogos favoritos", já devem saber que amo Pokémon Snap desde a minha infância, e quando anunciaram que Pokémon Snap terá uma continuação no Nintendo Switch, fiquei empolgado, já que eu adoro o Pokémon Snap original do 64. Anunciaram que o novo Pokémon Snap será lançado no dia 30 de abril e, por isso, decidi fazer uma análise do primeiro Pokémon Snap pra pegar carona no Hype do novo jogo que está prestes a ser lançado. Então preparem suas câmeras, que hoje vocês irão ver Pokémon Snap, para o Nintendo 64

Fase 1: Gráficos 
Os gráficos do jogo são bons. Os modelos são relativamente bem feitos, os cenários são satisfatórios de se ver e são bem coloridos (eu sei que a paleta de cores é meio suja por limitações do console, mas deu pra entender, né?). As animações até que são boas, mas tem vezes que elas chegam a ficar meio travadas, mas não é nada que atrapalhe muito. Por ser um jogo de Nintendo 64, é óbvio que os gráficos são meio poligonais e serrilhados, e mesmo com suas limitações gráficas do console, o jogo continua relativamente bonito até hoje, já que o seu estilo cartunizado é mais atemporal que muitos gráficos realistas por aí e os modelos não são tão absurdamente quadrados e borrados como muitos jogos de sua época. 
Fase 2: Som 
A trilha sonora do jogo também é boa. As músicas tem uma instrumentação simples, mas além de serem calmas e boas de ouvir, elas também se encaixam com os cenários e dão uma atmosfera bem agradável. 
Os efeitos sonoros também são simples, mas são agradáveis de se ouvir e fazem bem o seu papel, seja o som de tirar uma foto, jogar uma maçã ou uma Pester Ball, eles conseguem ser bem legais. O melhor, é que os Pokémons fazem os seus sons respectivos (diferente do Pokémon Stadium, que são só adaptações bem estranhas dos sons do Game Boy), então você pode ouvir um Pikachu falando o seu nome, Magnemites fazendo sons mecânicos e muito mais. Por isso, eu considero a trilha sonora desse jogo uma delícia. 
Fase 3: Jogabilidade 
O objetivo do jogo é tirar fotos de Pokémons e irei explicar as ferramentas necessárias para alcançar esse objetivo. O analógico controla a mira, o botão A arremessa maçãs para atrair ou acertar Pokémons, o botão B arremessa Pester Balls, que são bolas que fazem Pokémons desmaiarem ou revela segredos em alguns casos, o botão R faz você andar mais rápido, a setinha amarela de baixo te faz tocar a Poké-Flauta, que te permite, acordar, irritar ou outras coisas envolvendo os Pokémons (ela também toca 3 músicas diferentes), o botão Z aponta a câmera e é apertando o A com a câmera apontada que você tira uma foto. Os comandos são bem responsivos e isso faz com que tirar fotos seja satisfatório, junto com um outro fator que irei explicar mais pra frente. Eu falei dos controles, mas não falei como é o jogo. Pokémon Snap é um Rail-Shooter, que para quem não sabe, é um gênero de game onde você atira no que estiver presente na tela em uma perspectiva em primeira pessoa, mas você só controla a mira, pois o caminho da fase é automático/pré-determinado (exemplos: The House of the Dead, Time Crisis e Star Fox). Com essa descrição, até parece que isso deixa o jogo mais chato, já que a dá impressão de que o jogo é monótono, mas isso está longe de ser verdade, porque além de tirar fotos de Pokémon, você também interage com o cenário em volta e vê como os Pokémons se comportam em seus habitats naturais, o que acaba deixando o jogo mais vivo, e a limitação de ser um Rail-Shooter até dá uma camada de desafio, pois se você passou por um local que tinha um Pokémon ou segredo específico que você queria tirar uma foto e não pode mais voltar, perdeu playboy! Depois de tirar fotos, você escolhe quais fotos levar pro Professor Carvalho fazer o álbum, e ele dá pontuação baseada em critérios como tamanho, pose e técnica (ele também dá bônus se tiver mais de um Pokémon da mesma espécie na foto e até ações específicas), mas o professor é muito inconsistente, porque às vezes você pode tirar uma foto super boa que ele não acha nada especial e tirar uma foto basicona com ângulo porco que vai considerar a melhor coisa do mundo, mas eu não reclamo disso porque eu acho que aplicar senso comum a uma mecânica especificamente programada e dizer que é algo mal feito só por não estar seguindo o meu senso comum é bobagem, mas, independente disso, é legal apontar essas inconsistências e ver o quão meticulosamente inconsistente é o Professor Carvalho, chega a ser engraçado. No total, o game tem 7 fases, e se souber o que está fazendo, você pode zerá-lo em cerca de 1 hora, mas há um probleminha que pode atrapalhar nessa jornada de zeramento, que é o backtracking. Se você não sabe o que é backtracking, é basicamente quando um jogo te obriga a voltar para áreas/fases anteriores para prosseguir ou habilitar uma fase nova no jogo. Em Pokémon Snap, você completa 2 fases, ao completar a segunda fase ganha um item novo, repete a segunda fase para achar um segredo que abre a próxima fase, repete o processo até a sexta fase, e você tem que repetir todas as fases só para procurar segredos escondidos em cada uma para abrir a última fase. Isso é meio incômodo, mas hoje em dia temos detonados e let's plays para amenizar a confusão, mas em uma época em que o jogo era muito recente e com pouco acesso a informação, deve ter sido um problemão. Mesmo que não seja uma das piores implementações de backtracking que já vi, ainda é um incômodo. 
Fase Final: O Verídico 
Prós: 
+ Os gráficos são bonitos 
+ A trilha sonora é legal 
+ A jogabilidade somada ao conceito a torna muito boa 
+ As interações com o mundo e os Pokémons são bem encantadoras 
Contras: 
- O backtracking chega a ser um pouco incômodo 
Nota Final: 
9.7 
Resumindo: Pokémon Snap é uma maravilha. Os seu gráficos são bonitos e envelheceram melhor do que muitos jogos do Nintendo 64, a trilha sonora é simples e agradável, a jogabilidade junto com a proposta de tirar fotos de Pokémon a torna bem satisfatória, e além de tirar fotos, você também interage com o mundo e os Pokémons a sua volta, deixando o game mais vivo. O único ponto fraco é o backtracking, mas isso não chega a arruinar o jogo. Pokémon Snap é um jogo que amo do fundo do meu coração e espero que o próximo Snap seja bom. 

Curiosidades Rápidas: 
- Na América do Norte, havia quiosques disponíveis na extinta locadora Blockbuster, onde você podia imprimir as fotos do jogo para fazer adesivos. 
- Originalmente, era pra ser apenas um jogo de tirar fotos qualquer, mas inseriram Pokémons para dar motivação aos jogadores. 

Você já tinha jogado Pokémon Snap? O que achou do jogo? está empolgado(a) para a continuação? Gostou da postagem? Comente e compartilhe nas redes sociais, bye bye!

7 comentários:

  1. Já joguei. Já tirei boas fotografias. Já duvidei do Professor Carvalho. Que venha o novo!

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  2. Nossa, que legal, adoro Pokemons!!!!

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  3. Não joguei. Com uma pontuação tão alta (9,7), deve ser muito bom mesmo!

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  4. é um dos melhores jogos que já foi feito. tem uma dinâmica interessante pq todo mundo gosta de tirar foto...fiquei pensando se no próximo jogo snap nós vamos seguir dentro de um veículo ou poderemos andar pela ilha e investigar nascimento, vida e costumes com pokemons...meio jurassik park né...mas talvez fosse legal sair do carro...quem sabe se perderemos vidas? existe algum pokemon perigoso?

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    1. Lamento lhe informar, mas a sequência continuará sendo no veiculo.

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  5. Eu gostava pq depois da décima tentativa já sabia onde estava o pokémon que eu queria fotografar ... Já estou ansiosa pelo próximo jogo

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  6. No tempo longínquo em que curti um pouco alguns games, eu preferia jogar e não assistir jogos de outros, mas esse era bom de ver outras pessoas jogando. Era sempre interessante ver os álbuns de fotos e a pontuação do professor, que muitas vezes era diferente da que a gente imaginava.

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