Olá, povo que esquece o que estava fazendo, tudo bem? Faz quase 2 semanas que postei minha análise sobre o Smash Bros do Nintendo 64, algumas coisas eu decidi não comentar só para a postagem ficar mais curta (principalmente porque ela ficou muito longa), só que outras eu esqueci, por isto decidi fazer esta postagem, Vamos lá!
Lembrete: Eu aconselho você a ver a análise antes de ver esta postagem, se quiser entender melhor o que vou comentar aqui, veja a análise e depois volte pra esta postagem, Agora sim a postagem começa!
1: Arenas/ Estágios/ Cenários (Chame como quiser)
O sistema da série é bem diferente de outros jogos de luta, é uma mistura de jogo de plataforma com luta, por isto as Arenas (sempre chamei assim) não são convencionais e é isto que veremos primeiro:
A primeira figura esquerda acima é Peach's Castle, é simplesmente uma torre flutuante com pontes e plataformas em cima do castelo da princesa Peach, o item Bumper (explico depois) fica localizado no topo e afasta qualquer um que encostar, também conta com rampas nas laterais e uma plataforma móvel no canto de baixo que se move da esquerda para a direita. A figura à direita que está sendo selecionada na imagem é a Congo Jungle (está até escrito na imagem), uma arena de madeira no meio de uma selva ao pôr-do-sol, as árvores também servem como plataforma, um barril fica em baixo da arena, se um(a) jogador(a) cair nele, deve apertar A para ser lançado(a), tem uma seta desenhada no barril, assim fica fácil de acertar o local para voltar à arena, mas para complicar, o barril fica constantemente se movendo da esquerda para a direita, então o truque é lançar na direção certa e no local certo. Depois desta arena vem Hyrule Castle e sim, é mais um castelo, tem duas torres, sendo que uma delas contém plataformas e dá pra andar nos telhados laterais, fique esperto(a) que alguns tornados aparecem aleatoriamente, lançando qualquer jogador(a) que for pego(a). A figura sombria ao lado é Planet Zebes, é uma arena assimétrica que conta com 5 plataformas e um ácido que sobe em direção a arena, cobre quase a tela inteira (a exceção é a plataforma no topo) e ao encostar, lança qualquer um para cima, às vezes pode "matar" o/a jogador(a) quando estiver com dano alto. A figura esquerda abaixo é a Yoshi's Island, tem uma arquitetura básica, uma plataforma principal que é basicamente o chão e 3 plataformas superiores formando um triângulo, 3 nuvens aparecem na arena como plataformas, elas somem quando você fica nelas por muito tempo, lembrando que estas nuvens só aparecem no modo versus. A figura com estrelas e arco-íris é Dream Land, tem uma arquitetura parecida com Yoshi's Island, só que é mais reta, uma árvore que aparece ao fundo pode soprar com força mediana e mandar qualquer um pra longe. A figura que tem um "Z" é Sector Z, os combatentes lutam em cima da nave Great Fox do jogo Star Fox 64, não sei se é impressão minha, mas a física dos pulos altera, já que a luta ocorre no espaço e lá não tem gravidade (ainda não tenho certeza se isto realmente ocorre na arena, tinha escrito "não sei se é impressão minha"), a verdade é que algumas naves podem aparecer e atirar nos jogadores. Ao lado da figura da arena anterior tem a Saffron City, em cujo terreno é formado pelo prédio da empresa Silph (não vou entrar em detalhes) e mais 2 prédios, alguns Pokémons podem aparecer na porta do prédio da Silph e fazem coisas diferentes (também explico depois). A arena secreta que está ao lado de Planet Zebes é Mushroom Kingdom, é basicamente o Mario do Nintendinho em formato de cenário de jogo de luta, contém 3 canos, sendo que 2 destes 3 contêm as clássicas Piranha Plants. Mais clássico que isto é que dá pra transportar-se nos canos, tem blocos POW que causam impacto em qualquer personagem que estiver no chão e plataformas móveis que funcionam como uma balança, o excesso de peso faz com que uma das plataformas caia, para desbloqueá-la é só terminar o Classic Mode com todos os 8 personagens não desbloqueáveis.
2: Itens
Os itens aparecem aleatoriamente em qualquer partida e podem ser pegados para auxiliar o jogador (ou não), os itens são:
2: Itens
Os itens aparecem aleatoriamente em qualquer partida e podem ser pegados para auxiliar o jogador (ou não), os itens são:
Barril: Se arremessar em alguém ou em uma parede, pode explodir ou disponibilizar mais itens;
Beam Sword: É um sabre de luz vermelho que pode causar um dano decente quando utilizado em um golpe forte;
Bob-omb: Uma bomba que explode ao ser arremessada? Que genérico! Mas espera aí, ela está andando e explode em quem encostar? Rápido, pegue-a antes que comece a andar!!!!!;
Bumper: Lembra que eu tinha escrito que eu explicava depois? quando lançado, gruda no chão e arremessa qualquer um que encostar (funciona mais ou menos como uma mola);
Caixa: É igual ao barril, só que não sai rolando quando arremessa no chão;
Cápsula: É uma versão em miniatura da caixa, a diferença é que não causa tanto dano e é possível andar enquanto segura;
Casco Verde: Tem uma função parecida com a dos jogos do Mario, quando arremessado vai em linha reta até atingir alguém, quando atinge uma parede o casco é rebatido e vai na direção oposta em que foi arremessado;
Casco Vermelho: Funciona quase igual aos jogos de Mario Kart, quando lançado em um ponto específico, persegue os jogadores que estão mais próximos do chão;
Estrela: Assim como os jogos do Mario, te deixa temporariamente imune a qualquer dano (exceto buracos), a diferença é que não causa dano quando encosta em alguém;
Fire Flower: Sim, aquela flor que aparece em quase todos os games do Mario, aqui ela funciona como um lança-chamas, tem curto alcance e o fogo pode esgotar uma hora, o que significa que o item se torna descartável (espero que entenda que não estou dizendo que o item é inútil);
Heart Container: É um coração que recupera o dano inteiro de quem pegar (com qualquer porcentagem de dano, o dano reduz pra 0%);
Leque: É bom pra arremessar, mas pra bater é inútil;
Martelo: É um dos melhores itens do jogo, quando pego por alguém, fica balançando o martelo pra lá e pra cá, quando um inimigo encosta em alguém segurando o martelo é lançado pra fora da arena com muita eficiência, só que o usuário do item não pode larga-lo, correr ou dar o segundo pulo no ar, lembrando que o uso do item é temporário;
Maxim Tomato: Um tomate que recupera 100% de dano quando pego (de 120% vai para 20%);
Motion Sensor Bomb: É uma mina (mina no sentido de bomba, não no sentido de "talvez você saiba") que gruda no chão (ou nas paredes) e quando alguém encosta nela, BUM!!! vai direto para o ar;
Ovo: 2 coisas podem acontecer, pode explodir ou sair um item;
Pokébola: quando lançada em alguém, numa parede ou no chão, sai um Pokémon aleatório que pode te ajudar (ou não), depois explico que Pokémons podem sair ;
Ray Gun: Uma pistola a Laser que pode dar apenas 16 tiros;
Star Rod: Não é muito bom pra bater, só que quando utilizado em um golpe forte pode atirar estrelas;
Taco de Baseball: Um taco que também não é bom pra bater, quando se utiliza em um golpe forte, pode "matar" os inimigos;
3: Pokémons da Pokébola:
Agora sim vou explicar sobre os Pokémons que aparecem aleatoriamente na Pokébola, vejam:
Beedril: Sai apenas um quando joga a Pokébola, alguns segundos depois, um enxame de Beedrils aparacem para atacar todo mundo (exceto quem jogou a bola);
Blastoise: Atira rajadas de água com dano mediano;
Chansey: Lança 3 ovos que funcionam iguaizinhos ao item que tinha mencionado antes;
Charizard: Cospe fogo em qualquer um à esquerda e à direita;
Clefairy: Imita aleatoriamente os ataques de outros Pokémons;
Goldeen: Faz porcaria nenhuma;
Hitmonlee: Dá uma voadora que pode facilmente derrotar qualquer um;
Koffing: Se protege com fumaça tóxica;
Meowth: Atira moedas;
Mew: A única utilidade deste Pokémon é ganhar pontos bônus no Classic Mode, No Multiplayer é inútil (não tão inútil quanto o Goldeen), é o Pokémon mais raro que pode aparecer na Pokébola;
Onix: Joga pedras que caem de cima da arena;
Snorlax: Primeiro, ele começa a pular, depois ele cai atravessando tudo que estiver em seu caminho, derrota inimigos e destrói itens;
Starmie: Voa em direção a um dos inimigos e atira estrelas em linha reta;
Clefairy: Imita aleatoriamente os ataques de outros Pokémons;
Goldeen: Faz porcaria nenhuma;
Hitmonlee: Dá uma voadora que pode facilmente derrotar qualquer um;
Koffing: Se protege com fumaça tóxica;
Meowth: Atira moedas;
Mew: A única utilidade deste Pokémon é ganhar pontos bônus no Classic Mode, No Multiplayer é inútil (não tão inútil quanto o Goldeen), é o Pokémon mais raro que pode aparecer na Pokébola;
Onix: Joga pedras que caem de cima da arena;
Snorlax: Primeiro, ele começa a pular, depois ele cai atravessando tudo que estiver em seu caminho, derrota inimigos e destrói itens;
Starmie: Voa em direção a um dos inimigos e atira estrelas em linha reta;
4: Sudden Death
Muitas destas coisas eu apenas deixei escapar de propósito, só que esta aqui eu realmente esqueci, mas antes de explicar isto, primeiro tenho que explicar outras coisas:
O modo versus, como dito na análise, é o modo em que os amigos lutam entre si, mas o que eu não expliquei, é que dá pra customizar o tipo de partida, como a batalha em times, em que 2 times ( você pode escolher a cor: vermelho, azul ou verde) lutam entre si, todos contra todos, basicamente um modo onde um fica quarto, e os outros em terceiro e segundo quando derrotados. É uma partida de tempo, ganha quem mata mais e morre menos (dá pra customizar a quantidade de minutos da partida) e partida de estoque, porque os jogadores tem um limite de vida similar aos jogos de plataforma como Mario ou outros no mercado de games (os modos de todos contra todos e batalha em times podem ser jogados tanto com estoques, quanto com tempo). Agora que expliquei tudo isto, é justamente na batalha de tempo que acontece este tal Sudden Death, quando alguns jogadores matam os outros na mesma quantidade, eles tem que lutar entre si para desempatar, o que basicamente ocorre é o seguinte, com apenas 1 golpe você precisa ganhar a partida de desempate.
5: Segredinhos
Eu não explico muitos segredos nas minhas análises, aqui entra uma exceção:
5: Segredinhos
Eu não explico muitos segredos nas minhas análises, aqui entra uma exceção:
Como trocar a cor dos personagens: Quando escolher um personagem, aperte uma das setas amarelas no controle e voilá, não preciso escrever o que acontece (vale lembrar que cada personagem tem 4 cores e isto não funciona com batalhas em times);
Sound Test: Esta é opção na qual você ouve os efeitos sonoros, músicas e as vozes dos personagens (inclusive tem áudios inutilizados aí), para desbloquear é só completar os modos bonus practice 1 e 2 com todos os personagens ;
Item Swift: Esta opção disponibiliza a possibilidade de escolher os itens que vão aparecer nas lutas do modo versus (dá até pra remover todos os itens), para desbloquear é necessário jogar várias batalhas no modo versus (o número de vezes depende da quantidade de tempo, pode precisar de 50 ou até 200 lutas).
6: Modo Single Player
Eu, na verdade, não esqueci de mencionar na postagem, só darei uma explicação mais detalhada do modo. O Story Mode (o único modo que irei focar) é o equivalente ao Arcade Mode em jogos de luta tradicionais, é só enfrentar quase todos os personagens do jogo e pronto, fim de jogo, porém este jogo tem alguns diferenciais neste modo e é deles que vou comentar. Primeiro, antes ou depois de escolher o personagem, dá pra escolher o nível de dificuldade (fácil, mediana ou difícil, isto nem é inovador), a parte única é que dá pra escolher a quantidade de vidas (1 a 5), chega a ser meio inútil pois é só escolher 5 vidas e pronto, mas para aqueles que querem desafio, dá para escolher a dificuldade muito difícil com apenas 1 vida e, para aqueles que nunca jogaram o jogo, dá para escolher a dificuldade muito fácil e usar 5 vidas. Se morrer durante a jogatina, não tema, pois tem a escolha de continuar após perder todas as vidas. Aqueles que jogaram Street Fighter II sabem que tem fases bônus que servem só pra ganhar pontos (como aquela que o objetivo é destruir um carro), em Smash Bros também tem, a primeira das fases bônus é Break the Targets, um desafio que testa as habilidades de cada personagem, o objetivo é destruir alvos (a arquitetura da fase muda de acordo com o personagem), a segunda é Board the Platforms, poderia dizer que é a mesma coisa da anterior, só que o objetivo é pisar em plataformas flutuantes (conceito meio imbecil pra ser franco) e a terceira é Race to the Finish, diferente das anteriores não muda a arquitetura conforme o personagem que está jogando no momento, a fase é uma corrida que a linha de chegada é uma porta com uma luz, enquanto você corre terá vários obstáculos que vão te impedir. Por fim, tem chefes enfrentáveis que não são jogáveis, o primeiro deles é o Giant Donkey Kong e como o nome sugere, é um Donkey Kong gigante (ah vá!), o segundo é o Metal Mario, não preciso dizer mais nada além dele ser o personagem mais pesado do jogo, o terceiro, digo os terceiros são Fighting Polygon Team, uma equipe de 30 lutadores poligonais sem textura que imitam os golpes de todos os personagens do jogo e por último, Master Hand, uma luva com vida que atira balas e lasers pelos dedos, pega e esmaga o/a jogador(a), se lança em sua direção e consegue andar usando 2 dedos (esta mão direita é o único ser do jogo que morre após a sua energia chegar a 0).
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ihhh Ivan...precisamos jogar para entender de tanta arena e recursos ! nesses casos é melhor vc fazer um video senão não conseguiremos acompanhar ! os jogos evoluem muito rápido ! tem muitos personagens e munições cada uma mais louca...
ResponderExcluirEu entendo o seu ponto, mas não vou fazer vídeo, pois odeio pois eu odeio minha voz em filmagens ou gravações, Smash Bros é uma série que tem muito coisa pra comentar, se eu fizer outra análise de outro jogo da série, não vou fazer outra postagem pra mencionar coisas que esqueci, só que não sei se devo fazer análise de outros jogos da série, por causa dos textos longos, só que eu gosto de fazer análises e qualquer jogo me dá vontade fazer uma, mas também preciso de limitações.
ExcluirE sempre bom seguir nossa própria vontade, mas ouvir outras opiniões. Acho importante limitar o tamanho do texto, mas nunca as ideias!
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