domingo, 26 de agosto de 2018

Survival Mode: Metal Slug 5 (Arcade)


Metal Slug 5 arcade flyer.jpg
Olá, exército, tudo bem? Estou quase terminando a minha maratona de Metal Slug (a minha sequência de análises dos jogos de Metal Slug para quem está começando a ver o meu Blog por aqui) e desta vez farei a análise de um dos Metal Slug mais injustiçados, na minha opinião.
Em 7 de julho de 2003, a empresa chamada Playmore (a nova empresa do fundador da SNK, Eikichi Kawasaki) comprou a SNK e as duas se juntaram com o nome SNK Playmore e lançaram os últimos jogos de Neo Geo (a placa de Arcade onde o jogo foi desenvolvido), inclusive este Metal Slug daqui e assim como o 4, também teve participação da Noise Factory. Coloque uma ficha na máquina (só que não) e Mission Start!
Fase 1: Enredo 
Um disco especial que contém projetos secretos do exército regular foi roubado por um grupo chamado Ptolemaic (nome inspirado no cientista grego Ptolomeu), este grupo especializava-se em  escavações arqueológicas e espionagem, então Marco, Tarma, Eri e Fio juntam suas forças para recuperar o disco e descobrir o paradeiro do grupo Ptolemaic. Claro que enredo não é o forte da série Metal Slug, este roteiro é mais simples do que os jogos anteriores, mesmo assim não o enxergo como algo ruim.
Fase 2: Gráficos 
Imagem relacionada
Os gráficos da maioria dos Metal Slug são os mesmos, mas há leves diferenças entre eles e o 5 não é diferente. O anterior melhorou os cenários deixando-os menos embaçados e mais coloridos, olhando esta  imagem dá para ver que as descrições fazem sentido, há cenários que são meio embaçados, mas não tanto quanto Metal Slug 2 e 3. Uma coisa que o 5 melhorou em relação aos gráficos do 4 é a variedade de cenário, o 4 tinha cenários pouco inspirados e que reciclavam muitos elementos dos anteriores (leia a minha análise de Metal Slug 4 para mais detalhes), os cenários do 5 não são tão variados quanto o 2 e 3, só que os temas do 5 tiveram suas variáveis como: Este rio selvagem da imagem que é a primeira fase do jogo, cavernas com temática inca (já teve fases de caverna na série antes, só que estas não tiveram esta temática) e até portos. As animações continuam as mesmas, tem algumas novas, mas isto não é importante, o que importa é a qualidade delas. Mencionei a 1 linha atrás que "As animações continuam as mesmas", estava querendo dizer que a qualidade delas continua igual, isto não quer dizer algo ruim, as animações são ótimas e bem fluidas e mesmo sendo iguais aos outros, ainda continuam bonitas até hoje (não é só as animações, os Sprites dos personagens também contam).
Fase 3: Som 
Primeiro a trilha sonora e depois os efeitos sonoros. Como o jogo agora tem uma clima mais sério do que os outros Metal Slug (não só porque o jogo estava ultrapassado, como também o clima sério deste jogo comparado com os anteriores, fez algumas pessoas se afastarem do 5, eu pessoalmente não liguei muito pra isto), a trilha sonora segue um estilo mais puxado para o Heavy Metal, com guitarras e baterias frenéticas tocando ao fundo, considerando o meu gosto, a composição e a combinação destas músicas com o tiroteio rolando na tela, acho que é uma das melhores trilhas sonoras da série inteira, até rivaliza com Metal Slug X. O único ponto fraco é que algumas músicas são meio curtas se comparadas com outras do mesmo jogo ou de outros da série. Claro que tudo depende de gosto e creio que mesmo se você não gostar de Heavy Metal, talvez goste desta música:
Pelo (ou)visto, nem todas são de Heavy Metal. Os efeitos sonoros continuam os mesmos dos anteriores e assim como os gráficos, apesar de iguais não são ruins e continuam com uma boa qualidade, mesmo tendo alguns novos.
Fase 4-1: Controles 
Imagem relacionada
Os controles continuam os mesmos do 4, ainda não quer dizer que é ruim e só tem uma novidade nos controles do jogo. Lembre-se que estou fazendo análise da versão de Arcade/Fliperama e os controles não são os mesmos das outras versões (há uma versão do 5 para o PS2). O analógico controla os personagens e a direção dos tiros, o botão A é para atirar, o botão B é o pulo, o botão C é para arremessar granadas (a quantidade de granadas é limitada), o botão D é para usar veículos como bombas (leia a minha análise do Metal Slug 4 para mais detalhes) e apertando o botão de pulo enquanto o/a personagem está agachado, ele(a) desliza no chão como o Megaman. Esta mecânica de deslizar é boa, mas nem sempre é útil, é raro encontrar algum momento no jogo que faça um bom uso desta mecânica, o único que consigo lembrar é a caverna inca da primeira fase (sim, não é só o rio que faz parte da primeira fase) e outros momentos pouco frequentes são aqueles que você precisa atacar inimigos que estão por baixo. Nos jogos anteriores dava de boa para apertar o botão de pulo enquanto agachado(a) e atirar, mas graças ao comando de deslizar ser o mesmo, acaba atrapalhando um pouco, deslizar é divertido mas não muda o fato de ser situacional. PS:Se você estiver achando a minha análise parecida com as que fiz dos outros Metal Slug ou repetitiva, não é só a semelhança entre as análises, os jogos da série estão ficando meio repetitivos e não estão inovando muito, não é só os comentários e argumentos que são parecidos, os jogos também estão
Fase 4-2: Veículos 
O jogo não teve nenhuma arma nova e nenhuma das transformações retornou (exceto o gordo, isto prova que o 5 não é totalmente sério), o 5 só trouxe veículos e são estes que serão comentados. Começando com o veículo que está na logo do Game, 1: Slug Gunner parece uma versão em miniatura de um titã do Titanfall, além disto, ele é quase a mesma coisa da LV Armor do Metal Slug 3, o pulo duplo, as metralhadoras, o ataque corpo-a-corpo com as garras e a capacidade de usar armas a LV Armor também fazia, as principais diferenças do Gunner para a Armor é que ele tem um canhão e consegue andar agachado e deste jeito o Slug Gunner fica mais rápido, não é  à toa que o considero  como o veículo mais incrível da série. 2: Slug Mobile é um carro usado em trechos de Auto-Scroll (aqueles momentos em que a câmera se move sozinha e temos que acompanhar), a câmera nos trechos em que se usa este carro dá a impressão de ser muito rápido e ele é capaz de pular alto, também está equipado com metralhadoras e mísseis. 3: Augensterm é um veículo estranho de 4 patas que andam no teto e no chão (mais especificamente, 2 patas no teto e 2 no chão), pode ser meio lento, mas a posição de seu visor dificulta os inimigos acertarem um tiro e no lugar das granadas, ele tem um arpão poderoso que atinge os inimigos à direita, assim como boa parte dos veículos da série, tem metralhadoras equipadas. Todos estes veículos são divertidos de usar e consigo encaixá-los numa lista de melhores veículos de Metal Slug.
Fase 4-3: Dificuldade
Os 2 últimos jogos não estavam com uma dificuldade consistente ou balanceada, mas será que a do 5 está agradável? Nas primeiras 2 fases, a dificuldade está ideal, com um posicionamento decente de inimigos e os tiros dão um bom espaço para desviar, por enquanto a dificuldade está balanceada, não tão generosa mas não tão rigorosa, pelo menos até a chegada do segundo chefe, cujos padrões de tiro ocupam quase a tela inteira e dão pouco espaço para desviar. Na terceira fase a dificuldade dá uma diminuída em relação ao chefe da anterior, o mesmo não pode ser dito da quarta fase, onde não só o chefe, como também os inimigos, tem padrões de tiros que te dão pouco espaço para desviar. A dificuldade deu uma melhorada em relação aos anteriores, mas ainda não está como deveria e não é tão justa quanto os 2 primeiros. Antes de tudo, saibam que difícil e injusto são coisas diferentes, é tipo crocodilo e jacaré, podem parecer iguais, mas não são.
Fase Bônus: Seleção de Personagens 
Imagem relacionada
Trevor e Nadia, do Game anterior,foram retirados e voltaram com Tarma e Eri, os 4 personagens não tem diferença, é só escolher um que você goste e pronto. Apenas comentarei sobre a arte dos personagens que está muito zuada, não está ruim só que não está exatamente prazerosa aos olhos: O Marco está parecendo um assediador, Eri parece uma adolescente rebelde que foi pra prisão, Tarma parece ser um assediador que nem o Marco, mas tá fracassando miseravelmente e a Fio está parecendo uma Nerd desajeitada. Que venha o verídico.
Fase Final: O Verídico 
Prós: 
+ Gráficos bons 
+ Trilha sonora empolgante 
+ A jogabilidade continua boa 
+ Os novos veículos são excelentes 
Contras: 
- A dificuldade não está do jeito que deveria 
Nota Final: 
8.5 
Resumindo: Metal Slug 5 é bem injustiçado, os gráficos continuam bons, a jogabilidade continua divertida e a trilha sonora é uma das melhores da série, mesmo que a dificuldade não se iguale com os 2 primeiros, ainda é mais agradável que os 2 últimos. Alguns fãs não gostaram do clima sério do 5, eu pessoalmente não liguei muito pra isto. De todos os Metal Slug, ele é o mais frenético e mesmo não sendo tão bom quanto os primeiros, ainda é muito bom e vale a pena jogar ou dar uma chance. 
O que acha de Metal Slug 5? Gostou das mudanças de estilo? Gostou da postagem? Comente e compartilhe nas redes sociais, Mission Complete!

domingo, 19 de agosto de 2018

Personagens astrocinéticos no mundo dos Games

Olá, povo que gosta de olhar as estrelas no céu da noite, tudo bem? Alguns de vocês provavelmente já ouviram falar de telecinese (o poder de controlar objetos com a força da mente), mas vocês sabem o que é astrocinese? astrocinese é o poder de controlar estrelas como bem entender, usando para ataque ou defesa, seja invocando estrelas para algum propósito ou canalizando a energia delas para o uso de alguma habilidade. A função de um poder cinético é justamente controlar um objeto ou elemento com algum tipo de força, astrocinese não é um poder frequente em qualquer mídia e este fato me deu ideia para esta postagem e só para não fugir do foco em Games, citarei personagens de Games com este poder. 
Lembrete: Nesta lista só entram personagens de Games que joguei, se você lembrou de algum personagem com este tipo de poder que não está na lista, provavelmente não deve estar por que esqueci de colocar ou por não ter jogado seu respectivo jogo, apenas personagens originados de Videogames estão aqui, personagens que originaram em Mangás, filmes ou desenhos não entram e astrocinese não é só um poder relacionado às estrelas, pode ser qualquer coisa a ver com o espaço sideral. Chega de perder tempo que a postagem vai começar! 

Nada mais justo do que começar com um personagem de um jogo que me deu ideia para este tema. Disgaea é uma série de jogos de RPGs táticos, mas isto não é relevante agora, a série tem 4 categorias de magia elemental; fogo, vento e gelo, a quarta categoria de magia elemental é estrela, que é um elemento neutro comparado com os outros 3. Apesar disto, dentre a boa parte dos personagens com ataques listados neste elemento, não vejo nenhum que tenha alguma animação que condiz com a categoria. O personagem que mais chegou perto disto é do único Disgaea que joguei (o 5). 
Resultado de imagem para izuna disgaea 5 
Izuna não é uma personagem importante no jogo, é daquele tipo de personagem que aparece uma vez e nunca mais é mencionada (apesar dela entrar para o grupo de personagens jogáveis), nem original ela é, a aparência dela é a mesma da classe Nine-Tails com uma paleta de cores diferentes, já que mencionei o fato dela ser uma classe do jogo com outras cores, só pode significar uma coisa: As magias dela também são a mesma coisa. A classe Nine-Tails tem 4 habilidades únicas e 3 delas são listadas como elemento estrela, mesmo assim, as animações não condizem com a categoria elemental, então porque ela entrou na lista? antes de tudo, devo explicar sobre uma mecânica introduzida em Disgaea 5 que não está em outros jogos da série: Disgaea 5 introduziu uma mecânica chamada de Overload, que é uma magia poderosa que apenas os personagens considerados como Overlord (para quem não manja de Disgaea, Overlord é a categoria de demônios mais poderosa da série) podem utilizá-la 1 vez por batalha. A Overload da Izuna chama-se Comet Disaster, isto faz com que ela invoque uma chuva de estrelas em todos os inimigos na área. Em questão de história, só posso dizer que ela é a princesa de um "reino" chamado Dragon Fang. Mesmo boa parte de seus golpes considerados como magia estelar não condizer com o que deveria, deixo ela na lista do mesmo jeito. 

Não é todo dia que comento sobre minha Waifu (meu interesse romântico fictício). Quando Super Mario Galaxy lançou em 2007 para o Nintendo Wii, introduziu uma nova personagem à série Mario e além de eu ter uma certa quedinha, ela se encaixa com o tema da postagem.
Rosalina aparenta ser algum tipo de entidade cósmica que reside num observatório no meio do espaço e é uma figura materna para as Lumas (uma raça de estrelas no jogo). Em Mario Galaxy não há tantas demonstrações de sua astrocinese além do final do jogo (sem Spoilers), aliás, foi ela que deu para o Mario os poderes estelares que são usados na jogabilidade, mas as suas demonstrações de astrocinese são mais evidentes no Super Smash Bros de Wii U e 3DS. Todos os ataques normais dela saem estrelas (sei que é apenas enfeite, mas e daí?), suas voadoras e Smash Attacks saem galáxias (não me pergunte como), ela luta acompanhada de uma Luma e no Final Smash (super híper mega ultra golpe especial para os ignorantes) ela invoca uma estrela gigante que atira estrelinhas. De todos os personagens na lista, ela é a que está mais relacionada com as estrelas e por isto coloco ela aqui.

Se você acompanha o meu Blog, sabe que eu amo a série Kirby e ele talvez pudesse entrar na lista, já que quando cospe um inimigo que engole, vira uma estrela e em boa parte de seus jogos, Kirby ganha alguma arma relacionada com estrelas, mas já que ele absorve e ganha as habilidades de qualquer um, me parece injusto colocá-lo na lista, então decidi colocar...
Resultado de imagem para nightmare kirby
Nightmare. Só de olhar pra ele dá para deduzir por que ele está aqui, sua capa tem desenhos de estrela e dentro dela tem uma galáxia, mas não é só por isto que ele está aqui. Na batalha contra Nightmare (Spoiler, ele é o último chefe e também este trecho da postagem terá vários Spoilers de Kirby's Adventure), ele está constantemente atirando estrelas e lutamos contra ele no espaço e é irônico que em sua batalha, Kirby está usando uma varinha que atira estrelas. Sim, o motivo dele estar na lista é meio bobo, mas se tem alguma habilidade a ver com estrelas com certeza está na lista. Nightmare é uma entidade capaz de provocar pesadelos em qualquer um (o nome dele literalmente é pesadelo em inglês) e ele planejava dominar Pop Star (o planeta onde a maioria dos jogos do Kirby passam) através disto, mas não pode porque foi impedido e além de ser um dos principais vilões de Kirby's Adventure, também é um dos principais vilões do Anime do Kirby (sim, Kirby teve um Anime que é decente). Independente dos motivos dele estar aqui serem bobos, ainda é um personagem com astrocinese.

Estava pensando em colocar um Pokémon na lista, juro que foi um pouco trabalhoso achar um Pokémon que possa ser considerado como um astromante (como são chamados os usuários de astrocinese) e o que mais chegou perto é um dos Pokémon (escrevi sem plural, feliz agora?) lendário da sétima geração.

Solgaleo é o lendário da versão Sun (esta é a versão que tenho e a outra disponível é a Moon), ele tem os tipos metálico e psíquico, está catalogado na Pokédex como Pokémon Solar, é de outra dimensão e no passado teve o apelido de "a besta que devora o sol". Se você está se perguntando o que isto a ver com estrelas, você provavelmente não é bem informado(a), o sol é uma estrela e boa parte da população deste planeta chamado Terra sabe disto. Através de métodos artificiais (não me refiro a Hackear), ele pode ser capaz de usar Sunny Day (Dia Ensolarado) e Solar Beam (Raio Solar), os golpes que ele aprende naturalmente são Cosmic Power que é um escudo de estrelas e seu golpe exclusivo chamado Sunsteel Strike, canaliza a energia solar para dar uma poderosa investida e seu Z-Move (mecânica introduzida em Sun & Moon) exclusivo chamado Searing Sunraze Smash é uma versão mais poderosa do Sunsteel Strike. Talvez tenha outros Pokémons que se encaixem nesta lista, mas Solgaleo na minha opinião é o que mais se encaixa.

A franquia que mais achei personagens astrocinéticos é a série de Games Puyo Puyo (é um daqueles jogos estilo Tetris), ao fazer combos com algum personagem, ele(a) faz alguma magia e encontrei 4 personagens que se encaixam na lista e a última personagem da lista é esta.
E se eu te dissesse que o nome dela é apenas Bruxa? (nota 10 pela criatividade do nome). Estava em dúvida se a colocava na lista, pois ela é geralmente uma adversária de nível avançado e por que a inteligência artificial dos primeiros jogos da série (1 e 2, os poucos jogos da série que joguei) apela muito para os combos, mas joguei o Puyo Puyo Sun com o meu primo no modo Versus e ela estava na tela de seleção de personagens, então ela entra. Suas habilidades astrocinéticas são: invocar meteoros, buracos negros (buracos negros surgem de estrelas para quem não sabe), escudos de estrela e lançar estrelas de sua vassoura. Em questão de história ela não tem muito a comentar, só que em personalidade, dá para dizer que ele é hiperativa, encrenqueira e orgulhosa. Outros personagens de Puyo Puyo como Klug, Sig e Feli poderiam ser candidatos para esta lista, só que decidi colocá-la não só por seus poderes serem mais relacionados com o tema, como também por eu nunca ter jogado um Puyo Puyo moderno (exceto a Demo do Puyo Puyo Tetris que o mesmo primo mencionado tem).

Já sabia da existência da astrocinese? Conhece algum personagem com este poder (pode ser de qualquer mídia)? Gostou da postagem? Comente e compartilhe nas redes sociais, (pegando carona numa cauda de cometa para ver a via láctea).

domingo, 12 de agosto de 2018

Survival Mode: Metal Slug 4 (Arcade)


Metal Slug 4 flyer
Olá, exército, tudo bem? Continuando com a minha maratona Metal Slug (estou fazendo análise dos jogos da série até 6, para quem não sabe), farei hoje uma análise da ovelha negra da série principal de Metal Slug. 
1 ano após a falência da SNK (2001-2002), a Mega Enterprise (uma empresa coreana que distribuía os jogos da SNK por lá) adquiriu os direitos para fazer um novo Metal Slug e uma empresa chamada Noise Factory publicou o jogo. Muitos fãs consideram este o Metal Slug mais fraco da série principal, mas será que é mesmo? é o que veremos. 
Fase 1: Enredo 
1 ano depois do jogo anterior, um misterioso vírus de computador ameaça destruir os sistemas de computador militares de qualquer nação, este vírus foi criado por um grupo chamado ame deus (me desculpe se este piada te ofendeu) Amadeus que aparenta ser liderado por General Morden (sempre ele) Eri foi enviada para uma investigação em um certo lugar e Tarma foi enviado para liderar um esquadrão (sabe o que isto significa? não dá mais para jogar com eles, é uma pena para os fãs de Tarma e Eri), pelo menos sobraram Marco e Fio que vieram com a ajuda de Leon de cabelo branco Trevor Spacey não tenho ideias para esta piada Nadia Cassel. Sei que o enredo não é o forte de Metal Slug, mas digo que este roteiro é meio fraco. 
Fase 2: Gráficos 
Imagem relacionada
Mesmo com alguns aspectos reciclados como os Sprites dos personagens, posso dizer que os gráficos melhoraram um pouco, isto é perceptível nos cenários mais coloridos e menos embaçados do que nos Metal Slug anteriores, tanto os cenários quanto os personagens ainda são detalhados, mesmo assim, tem algo nos cenários que devo reclamar: as fases não são inovadoras. Ao olhar pros cenários do 4 e olhar os cenários dos Metal Slug anteriores, você percebe que os cenários reciclam os mesmos temas dos outros jogos da série (cidades, campos de batalha  ETC.), não é só a estética das fases que são parecidas, o Level-design também, as partes finais da segunda fase tem trechos com o mesmo formato dos finais da segunda e da quarta fase do Metal Slug 1. As animações ainda continuam com a mesma qualidade, não preciso colocar um Gif para demonstrar a qualidade, pois se você viu as minhas análises dos outros Metal Slug, já sabe como são. Tirando os pontos negativos de lado, o jogo continua bonito até hoje, mesmo reutilizando aspectos dos jogos anteriores.
Fase 3: Som 
Começando com a trilha sonora. Na mina opinião, as músicas do 4 tem uma composição levemente melhor que a do 3, mesmo achando que algumas músicas do 3 são bem superiores as do 4, elas ainda continuam legais de ouvir, como o tema mais militar da segunda fase e a mais sombria da quarta fase, algumas delas mesmo sendo legais, não se encaixam tanto com a ação rolando na tela, como o tema da primeira fase:
 
Sinceramente, acho que esta música parece mais uma abertura de um seriado policial do que uma guerra cheia de tiroteio, mesmo assim, ela não é ruim e uma coisa te garanto, considero o tema da última fase como a melhor música da série. Os efeitos sonoros continuam os mesmos, ainda são legais de ouvir e ainda continuam com uma qualidade limpa, tem alguns que são novos, só que não estou afim de apresentá-los.
Errata: A música que coloquei é na verdade da terceira fase, muitos de vocês não sabem como é colocar um vídeo do Youtube no Blog, nem todos os vídeos do Site estão disponíveis e as vezes não dá para saber se é de boa qualidade ou não e por ter mencionado que nem todos os vídeos de lá estão disponíveis, pode ter alguma situação em que você encontra alguns para colocar na postagem e quando vê no Youtube tem mais opções do que imagina.
Fase 4-1: Controles 
Imagem relacionada
A jogabilidade e os controles continuam os mesmos, só que desta vez, o jogo utiliza todos os 4 botões dos Arcades Neo Geo (a placa de Arcade em que o jogo foi feito), aliás, é claro que estou fazendo análise da versão de Arcade, também tem versões para o PS2 e os controles não são os mesmos. Para quem não viu as minhas análises dos Metal slug 1,2 e 3, o analógico controla os personagens e a direção dos tiros, o botão A serve para atirar, o botão B é o pulo, o botão C arremessa as granadas (lembre-se que a quantidade é limitada) e o botão D só é utilizado enquanto o personagem está dentro de um veículo, ao apertá-lo o personagem sai do veículo e o veículo que estava em uso explode, também dava para fazer isto nos jogos anteriores ao apertar o botão de pulo junto com o analógico para baixo, mas aqui decidiram facilitar com o apertar de um botão. Os controles ainda continuam funcionais e o jogo ainda é divertido, caso queira jogá-lo no Multiplayer, te garanto que a diversão será muita.
Fase 4-2: As "Poucas" Armas
Aqui não entram só as armas,também entram transformações e um item.
A única arma nova é a 1: 2-Machine Gun, de todas as armas que apareceram na série, esta é a primeira a ter um visual diferente (se pelo menos excluirmos a Fire Bomb, Stone, Mobile Satellite e Thunder Cloud), pois as outras armas usavam o mesmo Sprite da Heavy Machine Gun, esta arma, digo... estas armas são duas sub-metralhadoras que são mais fortes e cabe mais munição do que a Heavy Machine Gun, a única desvantagem é que não dá para atirar nas diagonais que nem a já citada Heavy Machine Gun. A única transformação nova é o 2: Macaco, ao ser atingido pela bala de um cientista na última fase, o personagem vira um macaco, esta forma é lenta no chão, mas consegue se pendurar em certos locais e isto é divertido, vale lembrar que dá para atirar com os pés enquanto se pendura nestes "certos locais". Uma nova mecânica introduzida neste jogo é a de 3: Combo, ao pegar uma medalha aparecerá uma barra e quando esta barra está ativa, mais pontos são acumulados, não há nada de especial nisto.
Fase 4-3: Veículos 
Nenhum dos veículos anteriores (exceto o tanque Metal Slug e o Slugnoid) retornou e o primeiro veículo novo é o 1: M-15A Bradley, este veículo era exclusivo dos inimigos nos Metal Slug anteriores, agora podemos saber como é pilotar um veículo inimigo, é um tanque com metralhadoras capaz de pular e atirar misseis em arco. 2: Metal Claw também é um veículo que era exclusivo dos inimigos, é um tanque com metralhadoras e misseis que é capaz de pular alto, ele tem um escudo na parte da frente, fazendo dele o veículo mais resistente da série (demora 6 tiros para destruir, os outros veículos demoravam de 3 a 4). A 3: Walking Machine é o veículo mais bizarro da série, parece um homem-aranha zumbi robô, ele pula alto e não te dá defesa extra. Já pensou em usar uma 4: Empilhadeira com veículo de combate? este veículo também não te dá defesa extra e é um dos poucos veículos a não ter metralhadoras (ao invés disto, usamos as nossas armas normais), no lugar das granadas, a empilhadeira estica os seus garfos e isto consegue matar qualquer coisa com 1 só acerto e assim aprendemos uma valiosa lição: empilhadeiras são mais letais do que parecem.
Fase 4-4: Dificuldade 
Metal Slug 4 é o segundo mais difícil da série, só perde para o 3, a dificuldade não é tão inconsistente quanto a do 3 (leia a minha análise deste jogo para mais detalhes) e mesmo sendo levemente mais fácil que o antecessor, há momentos em que o jogo fica mais injusto que o 3. Assim como o anterior, também tem momentos que tem mais inimigos na tela do que deveria (claro que faz parte do desafio, mas pelo menos faça um desafio justo) e isto significa que os tiros ocupam quase a tela inteira com pouco espaço para desviar (pelo menos no 1 e no 2 os tiros não ocupavam toda a tela) e um exemplo disto é o chefe da segunda fase, ele é uma espécie de torre e a arena da luta é claustrofóbica, a torre dá tiros largos que ocupam boa parte da tela e somando com o cenário apertado, te faz perceber que a dificuldade não é bem feita (se este exemplo não te convenceu, compare com os primeiros Metal Slug e você verá a diferença) e não é à toa que considero ele mais difícil que o chefe da quarta fase.
Fase Bônus: Seleção de Personagens 
Imagem relacionada
Só quis mencionar para ver se você escolhe algum quando for jogar e falar a respeito da arte dos personagens, agora os personagens na tela tem um estilo Anime caprichado, ao contrário dos outros 2 jogos, na há nada para zoar nas artes (não me entenda mal, eu também gosto das artes originais, mas é inegável que os rostos deles eram estranhos). Que venha o verídico.
Fase Final: O Verídico 
Prós: 
+ Gráficos bons 
+ Trilha sonora legal 
+ A jogabilidade continua divertida 
+ A 2-Machine Gun e o macaco são legais 
Contras: 
- Cenários reciclados 
- Dificuldade desbalanceada 
- Os momentos que deveriam ser empolgantes, acabam não sendo (esqueci de comentar sobre isto) 
Nota Final: 
7.8 
Resumindo: Sim, ele é o mais fraco da série principal, mas não é um jogo legitimamente ruim, os gráficos mesmo com aspectos reciclados de seus antecessores conseguem ser bonitos, a trilha sonora é legal, a jogabilidade ainda é a mesma e continua boa e mesmo com alguns saltos injustos na dificuldade, o jogo é divertido. Não é o melhor da série e nem o melhor Metal Slug para começar a jogar, mas vale a pena jogar para conhecer. 
Acha o Metal Slug 4 ruim ou injustiçado? Qual foi a sua reação ao ver os novos personagens? Gostou da postagem? Comente e compartilhe nas redes sociais, Mission Complete! 
PS: Eu sei que não tem nada a ver com o jogo e foi uma mera coincidência postar no dia dos pais e não só para o meu pai, como também para todos os pais que estão lendo esta postagem, desejo um feliz dia dos pais.