domingo, 12 de agosto de 2018

Survival Mode: Metal Slug 4 (Arcade)


Metal Slug 4 flyer
Olá, exército, tudo bem? Continuando com a minha maratona Metal Slug (estou fazendo análise dos jogos da série até 6, para quem não sabe), farei hoje uma análise da ovelha negra da série principal de Metal Slug. 
1 ano após a falência da SNK (2001-2002), a Mega Enterprise (uma empresa coreana que distribuía os jogos da SNK por lá) adquiriu os direitos para fazer um novo Metal Slug e uma empresa chamada Noise Factory publicou o jogo. Muitos fãs consideram este o Metal Slug mais fraco da série principal, mas será que é mesmo? é o que veremos. 
Fase 1: Enredo 
1 ano depois do jogo anterior, um misterioso vírus de computador ameaça destruir os sistemas de computador militares de qualquer nação, este vírus foi criado por um grupo chamado ame deus (me desculpe se este piada te ofendeu) Amadeus que aparenta ser liderado por General Morden (sempre ele) Eri foi enviada para uma investigação em um certo lugar e Tarma foi enviado para liderar um esquadrão (sabe o que isto significa? não dá mais para jogar com eles, é uma pena para os fãs de Tarma e Eri), pelo menos sobraram Marco e Fio que vieram com a ajuda de Leon de cabelo branco Trevor Spacey não tenho ideias para esta piada Nadia Cassel. Sei que o enredo não é o forte de Metal Slug, mas digo que este roteiro é meio fraco. 
Fase 2: Gráficos 
Imagem relacionada
Mesmo com alguns aspectos reciclados como os Sprites dos personagens, posso dizer que os gráficos melhoraram um pouco, isto é perceptível nos cenários mais coloridos e menos embaçados do que nos Metal Slug anteriores, tanto os cenários quanto os personagens ainda são detalhados, mesmo assim, tem algo nos cenários que devo reclamar: as fases não são inovadoras. Ao olhar pros cenários do 4 e olhar os cenários dos Metal Slug anteriores, você percebe que os cenários reciclam os mesmos temas dos outros jogos da série (cidades, campos de batalha  ETC.), não é só a estética das fases que são parecidas, o Level-design também, as partes finais da segunda fase tem trechos com o mesmo formato dos finais da segunda e da quarta fase do Metal Slug 1. As animações ainda continuam com a mesma qualidade, não preciso colocar um Gif para demonstrar a qualidade, pois se você viu as minhas análises dos outros Metal Slug, já sabe como são. Tirando os pontos negativos de lado, o jogo continua bonito até hoje, mesmo reutilizando aspectos dos jogos anteriores.
Fase 3: Som 
Começando com a trilha sonora. Na mina opinião, as músicas do 4 tem uma composição levemente melhor que a do 3, mesmo achando que algumas músicas do 3 são bem superiores as do 4, elas ainda continuam legais de ouvir, como o tema mais militar da segunda fase e a mais sombria da quarta fase, algumas delas mesmo sendo legais, não se encaixam tanto com a ação rolando na tela, como o tema da primeira fase:
 
Sinceramente, acho que esta música parece mais uma abertura de um seriado policial do que uma guerra cheia de tiroteio, mesmo assim, ela não é ruim e uma coisa te garanto, considero o tema da última fase como a melhor música da série. Os efeitos sonoros continuam os mesmos, ainda são legais de ouvir e ainda continuam com uma qualidade limpa, tem alguns que são novos, só que não estou afim de apresentá-los.
Errata: A música que coloquei é na verdade da terceira fase, muitos de vocês não sabem como é colocar um vídeo do Youtube no Blog, nem todos os vídeos do Site estão disponíveis e as vezes não dá para saber se é de boa qualidade ou não e por ter mencionado que nem todos os vídeos de lá estão disponíveis, pode ter alguma situação em que você encontra alguns para colocar na postagem e quando vê no Youtube tem mais opções do que imagina.
Fase 4-1: Controles 
Imagem relacionada
A jogabilidade e os controles continuam os mesmos, só que desta vez, o jogo utiliza todos os 4 botões dos Arcades Neo Geo (a placa de Arcade em que o jogo foi feito), aliás, é claro que estou fazendo análise da versão de Arcade, também tem versões para o PS2 e os controles não são os mesmos. Para quem não viu as minhas análises dos Metal slug 1,2 e 3, o analógico controla os personagens e a direção dos tiros, o botão A serve para atirar, o botão B é o pulo, o botão C arremessa as granadas (lembre-se que a quantidade é limitada) e o botão D só é utilizado enquanto o personagem está dentro de um veículo, ao apertá-lo o personagem sai do veículo e o veículo que estava em uso explode, também dava para fazer isto nos jogos anteriores ao apertar o botão de pulo junto com o analógico para baixo, mas aqui decidiram facilitar com o apertar de um botão. Os controles ainda continuam funcionais e o jogo ainda é divertido, caso queira jogá-lo no Multiplayer, te garanto que a diversão será muita.
Fase 4-2: As "Poucas" Armas
Aqui não entram só as armas,também entram transformações e um item.
A única arma nova é a 1: 2-Machine Gun, de todas as armas que apareceram na série, esta é a primeira a ter um visual diferente (se pelo menos excluirmos a Fire Bomb, Stone, Mobile Satellite e Thunder Cloud), pois as outras armas usavam o mesmo Sprite da Heavy Machine Gun, esta arma, digo... estas armas são duas sub-metralhadoras que são mais fortes e cabe mais munição do que a Heavy Machine Gun, a única desvantagem é que não dá para atirar nas diagonais que nem a já citada Heavy Machine Gun. A única transformação nova é o 2: Macaco, ao ser atingido pela bala de um cientista na última fase, o personagem vira um macaco, esta forma é lenta no chão, mas consegue se pendurar em certos locais e isto é divertido, vale lembrar que dá para atirar com os pés enquanto se pendura nestes "certos locais". Uma nova mecânica introduzida neste jogo é a de 3: Combo, ao pegar uma medalha aparecerá uma barra e quando esta barra está ativa, mais pontos são acumulados, não há nada de especial nisto.
Fase 4-3: Veículos 
Nenhum dos veículos anteriores (exceto o tanque Metal Slug e o Slugnoid) retornou e o primeiro veículo novo é o 1: M-15A Bradley, este veículo era exclusivo dos inimigos nos Metal Slug anteriores, agora podemos saber como é pilotar um veículo inimigo, é um tanque com metralhadoras capaz de pular e atirar misseis em arco. 2: Metal Claw também é um veículo que era exclusivo dos inimigos, é um tanque com metralhadoras e misseis que é capaz de pular alto, ele tem um escudo na parte da frente, fazendo dele o veículo mais resistente da série (demora 6 tiros para destruir, os outros veículos demoravam de 3 a 4). A 3: Walking Machine é o veículo mais bizarro da série, parece um homem-aranha zumbi robô, ele pula alto e não te dá defesa extra. Já pensou em usar uma 4: Empilhadeira com veículo de combate? este veículo também não te dá defesa extra e é um dos poucos veículos a não ter metralhadoras (ao invés disto, usamos as nossas armas normais), no lugar das granadas, a empilhadeira estica os seus garfos e isto consegue matar qualquer coisa com 1 só acerto e assim aprendemos uma valiosa lição: empilhadeiras são mais letais do que parecem.
Fase 4-4: Dificuldade 
Metal Slug 4 é o segundo mais difícil da série, só perde para o 3, a dificuldade não é tão inconsistente quanto a do 3 (leia a minha análise deste jogo para mais detalhes) e mesmo sendo levemente mais fácil que o antecessor, há momentos em que o jogo fica mais injusto que o 3. Assim como o anterior, também tem momentos que tem mais inimigos na tela do que deveria (claro que faz parte do desafio, mas pelo menos faça um desafio justo) e isto significa que os tiros ocupam quase a tela inteira com pouco espaço para desviar (pelo menos no 1 e no 2 os tiros não ocupavam toda a tela) e um exemplo disto é o chefe da segunda fase, ele é uma espécie de torre e a arena da luta é claustrofóbica, a torre dá tiros largos que ocupam boa parte da tela e somando com o cenário apertado, te faz perceber que a dificuldade não é bem feita (se este exemplo não te convenceu, compare com os primeiros Metal Slug e você verá a diferença) e não é à toa que considero ele mais difícil que o chefe da quarta fase.
Fase Bônus: Seleção de Personagens 
Imagem relacionada
Só quis mencionar para ver se você escolhe algum quando for jogar e falar a respeito da arte dos personagens, agora os personagens na tela tem um estilo Anime caprichado, ao contrário dos outros 2 jogos, na há nada para zoar nas artes (não me entenda mal, eu também gosto das artes originais, mas é inegável que os rostos deles eram estranhos). Que venha o verídico.
Fase Final: O Verídico 
Prós: 
+ Gráficos bons 
+ Trilha sonora legal 
+ A jogabilidade continua divertida 
+ A 2-Machine Gun e o macaco são legais 
Contras: 
- Cenários reciclados 
- Dificuldade desbalanceada 
- Os momentos que deveriam ser empolgantes, acabam não sendo (esqueci de comentar sobre isto) 
Nota Final: 
7.8 
Resumindo: Sim, ele é o mais fraco da série principal, mas não é um jogo legitimamente ruim, os gráficos mesmo com aspectos reciclados de seus antecessores conseguem ser bonitos, a trilha sonora é legal, a jogabilidade ainda é a mesma e continua boa e mesmo com alguns saltos injustos na dificuldade, o jogo é divertido. Não é o melhor da série e nem o melhor Metal Slug para começar a jogar, mas vale a pena jogar para conhecer. 
Acha o Metal Slug 4 ruim ou injustiçado? Qual foi a sua reação ao ver os novos personagens? Gostou da postagem? Comente e compartilhe nas redes sociais, Mission Complete! 
PS: Eu sei que não tem nada a ver com o jogo e foi uma mera coincidência postar no dia dos pais e não só para o meu pai, como também para todos os pais que estão lendo esta postagem, desejo um feliz dia dos pais.

7 comentários:

  1. Adoro tudo de metal slug! Os graficos principalmente...e o mais importante q agora eu tenho aqui em casa ! Qdo vc vem jogar aqui comigo ?

    ResponderExcluir
  2. Descobri q tenho o 1 e o 2....e a luisa adorou jogar!

    ResponderExcluir
  3. Olha só, ainda não tive oportunidade de jogar o 4. Muito boa a análise, até fui ouvir o soundtrack do game e preferi a do 3 mesmo. Valeu, Ivan. \.../

    ResponderExcluir
  4. Eu não curti muito a cara do Marco, mas a música é boa mesmo!

    ResponderExcluir
  5. E o que sobrará para o MS5? aguardemos!

    ResponderExcluir