domingo, 26 de agosto de 2018

Survival Mode: Metal Slug 5 (Arcade)


Metal Slug 5 arcade flyer.jpg
Olá, exército, tudo bem? Estou quase terminando a minha maratona de Metal Slug (a minha sequência de análises dos jogos de Metal Slug para quem está começando a ver o meu Blog por aqui) e desta vez farei a análise de um dos Metal Slug mais injustiçados, na minha opinião.
Em 7 de julho de 2003, a empresa chamada Playmore (a nova empresa do fundador da SNK, Eikichi Kawasaki) comprou a SNK e as duas se juntaram com o nome SNK Playmore e lançaram os últimos jogos de Neo Geo (a placa de Arcade onde o jogo foi desenvolvido), inclusive este Metal Slug daqui e assim como o 4, também teve participação da Noise Factory. Coloque uma ficha na máquina (só que não) e Mission Start!
Fase 1: Enredo 
Um disco especial que contém projetos secretos do exército regular foi roubado por um grupo chamado Ptolemaic (nome inspirado no cientista grego Ptolomeu), este grupo especializava-se em  escavações arqueológicas e espionagem, então Marco, Tarma, Eri e Fio juntam suas forças para recuperar o disco e descobrir o paradeiro do grupo Ptolemaic. Claro que enredo não é o forte da série Metal Slug, este roteiro é mais simples do que os jogos anteriores, mesmo assim não o enxergo como algo ruim.
Fase 2: Gráficos 
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Os gráficos da maioria dos Metal Slug são os mesmos, mas há leves diferenças entre eles e o 5 não é diferente. O anterior melhorou os cenários deixando-os menos embaçados e mais coloridos, olhando esta  imagem dá para ver que as descrições fazem sentido, há cenários que são meio embaçados, mas não tanto quanto Metal Slug 2 e 3. Uma coisa que o 5 melhorou em relação aos gráficos do 4 é a variedade de cenário, o 4 tinha cenários pouco inspirados e que reciclavam muitos elementos dos anteriores (leia a minha análise de Metal Slug 4 para mais detalhes), os cenários do 5 não são tão variados quanto o 2 e 3, só que os temas do 5 tiveram suas variáveis como: Este rio selvagem da imagem que é a primeira fase do jogo, cavernas com temática inca (já teve fases de caverna na série antes, só que estas não tiveram esta temática) e até portos. As animações continuam as mesmas, tem algumas novas, mas isto não é importante, o que importa é a qualidade delas. Mencionei a 1 linha atrás que "As animações continuam as mesmas", estava querendo dizer que a qualidade delas continua igual, isto não quer dizer algo ruim, as animações são ótimas e bem fluidas e mesmo sendo iguais aos outros, ainda continuam bonitas até hoje (não é só as animações, os Sprites dos personagens também contam).
Fase 3: Som 
Primeiro a trilha sonora e depois os efeitos sonoros. Como o jogo agora tem uma clima mais sério do que os outros Metal Slug (não só porque o jogo estava ultrapassado, como também o clima sério deste jogo comparado com os anteriores, fez algumas pessoas se afastarem do 5, eu pessoalmente não liguei muito pra isto), a trilha sonora segue um estilo mais puxado para o Heavy Metal, com guitarras e baterias frenéticas tocando ao fundo, considerando o meu gosto, a composição e a combinação destas músicas com o tiroteio rolando na tela, acho que é uma das melhores trilhas sonoras da série inteira, até rivaliza com Metal Slug X. O único ponto fraco é que algumas músicas são meio curtas se comparadas com outras do mesmo jogo ou de outros da série. Claro que tudo depende de gosto e creio que mesmo se você não gostar de Heavy Metal, talvez goste desta música:
Pelo (ou)visto, nem todas são de Heavy Metal. Os efeitos sonoros continuam os mesmos dos anteriores e assim como os gráficos, apesar de iguais não são ruins e continuam com uma boa qualidade, mesmo tendo alguns novos.
Fase 4-1: Controles 
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Os controles continuam os mesmos do 4, ainda não quer dizer que é ruim e só tem uma novidade nos controles do jogo. Lembre-se que estou fazendo análise da versão de Arcade/Fliperama e os controles não são os mesmos das outras versões (há uma versão do 5 para o PS2). O analógico controla os personagens e a direção dos tiros, o botão A é para atirar, o botão B é o pulo, o botão C é para arremessar granadas (a quantidade de granadas é limitada), o botão D é para usar veículos como bombas (leia a minha análise do Metal Slug 4 para mais detalhes) e apertando o botão de pulo enquanto o/a personagem está agachado, ele(a) desliza no chão como o Megaman. Esta mecânica de deslizar é boa, mas nem sempre é útil, é raro encontrar algum momento no jogo que faça um bom uso desta mecânica, o único que consigo lembrar é a caverna inca da primeira fase (sim, não é só o rio que faz parte da primeira fase) e outros momentos pouco frequentes são aqueles que você precisa atacar inimigos que estão por baixo. Nos jogos anteriores dava de boa para apertar o botão de pulo enquanto agachado(a) e atirar, mas graças ao comando de deslizar ser o mesmo, acaba atrapalhando um pouco, deslizar é divertido mas não muda o fato de ser situacional. PS:Se você estiver achando a minha análise parecida com as que fiz dos outros Metal Slug ou repetitiva, não é só a semelhança entre as análises, os jogos da série estão ficando meio repetitivos e não estão inovando muito, não é só os comentários e argumentos que são parecidos, os jogos também estão
Fase 4-2: Veículos 
O jogo não teve nenhuma arma nova e nenhuma das transformações retornou (exceto o gordo, isto prova que o 5 não é totalmente sério), o 5 só trouxe veículos e são estes que serão comentados. Começando com o veículo que está na logo do Game, 1: Slug Gunner parece uma versão em miniatura de um titã do Titanfall, além disto, ele é quase a mesma coisa da LV Armor do Metal Slug 3, o pulo duplo, as metralhadoras, o ataque corpo-a-corpo com as garras e a capacidade de usar armas a LV Armor também fazia, as principais diferenças do Gunner para a Armor é que ele tem um canhão e consegue andar agachado e deste jeito o Slug Gunner fica mais rápido, não é  à toa que o considero  como o veículo mais incrível da série. 2: Slug Mobile é um carro usado em trechos de Auto-Scroll (aqueles momentos em que a câmera se move sozinha e temos que acompanhar), a câmera nos trechos em que se usa este carro dá a impressão de ser muito rápido e ele é capaz de pular alto, também está equipado com metralhadoras e mísseis. 3: Augensterm é um veículo estranho de 4 patas que andam no teto e no chão (mais especificamente, 2 patas no teto e 2 no chão), pode ser meio lento, mas a posição de seu visor dificulta os inimigos acertarem um tiro e no lugar das granadas, ele tem um arpão poderoso que atinge os inimigos à direita, assim como boa parte dos veículos da série, tem metralhadoras equipadas. Todos estes veículos são divertidos de usar e consigo encaixá-los numa lista de melhores veículos de Metal Slug.
Fase 4-3: Dificuldade
Os 2 últimos jogos não estavam com uma dificuldade consistente ou balanceada, mas será que a do 5 está agradável? Nas primeiras 2 fases, a dificuldade está ideal, com um posicionamento decente de inimigos e os tiros dão um bom espaço para desviar, por enquanto a dificuldade está balanceada, não tão generosa mas não tão rigorosa, pelo menos até a chegada do segundo chefe, cujos padrões de tiro ocupam quase a tela inteira e dão pouco espaço para desviar. Na terceira fase a dificuldade dá uma diminuída em relação ao chefe da anterior, o mesmo não pode ser dito da quarta fase, onde não só o chefe, como também os inimigos, tem padrões de tiros que te dão pouco espaço para desviar. A dificuldade deu uma melhorada em relação aos anteriores, mas ainda não está como deveria e não é tão justa quanto os 2 primeiros. Antes de tudo, saibam que difícil e injusto são coisas diferentes, é tipo crocodilo e jacaré, podem parecer iguais, mas não são.
Fase Bônus: Seleção de Personagens 
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Trevor e Nadia, do Game anterior,foram retirados e voltaram com Tarma e Eri, os 4 personagens não tem diferença, é só escolher um que você goste e pronto. Apenas comentarei sobre a arte dos personagens que está muito zuada, não está ruim só que não está exatamente prazerosa aos olhos: O Marco está parecendo um assediador, Eri parece uma adolescente rebelde que foi pra prisão, Tarma parece ser um assediador que nem o Marco, mas tá fracassando miseravelmente e a Fio está parecendo uma Nerd desajeitada. Que venha o verídico.
Fase Final: O Verídico 
Prós: 
+ Gráficos bons 
+ Trilha sonora empolgante 
+ A jogabilidade continua boa 
+ Os novos veículos são excelentes 
Contras: 
- A dificuldade não está do jeito que deveria 
Nota Final: 
8.5 
Resumindo: Metal Slug 5 é bem injustiçado, os gráficos continuam bons, a jogabilidade continua divertida e a trilha sonora é uma das melhores da série, mesmo que a dificuldade não se iguale com os 2 primeiros, ainda é mais agradável que os 2 últimos. Alguns fãs não gostaram do clima sério do 5, eu pessoalmente não liguei muito pra isto. De todos os Metal Slug, ele é o mais frenético e mesmo não sendo tão bom quanto os primeiros, ainda é muito bom e vale a pena jogar ou dar uma chance. 
O que acha de Metal Slug 5? Gostou das mudanças de estilo? Gostou da postagem? Comente e compartilhe nas redes sociais, Mission Complete!

2 comentários:

  1. Mais uma análise da série, parabéns!
    Boa a música e as guitarras!

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  2. Eu adoro metal slug mas fico perdido qdo meu personagem morre e eu pego outro. Concordo com vc qdo diz q a música e a jogabilidade são ótimos mas não acho q ele esteve defasado. Acho q é um jogo marcado pra sempre como um clássico...nunca vai sair de moda. E acho q ele é divertido engraçado como vc mencionou. Todos os jogos da série tem um visual bacana!

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