quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Survival Mode: Metal Slug 6 (Arcade)

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Olá, exército, tudo bem? Para quem acompanhou e gostou da minha maratona de Metal Slug, é uma pena dizer que esta é a última análise da série (Metal Slug 7 existe, mas acho que uma análise dele virá em um futuro distante, ou não). Agradeço aqueles que acompanharam e gostaram da jornada.
A SNK Playmore já tinha descontinuado a placa de Arcade Neo Geo em 2004 e mudaram a placa de seus jogos para a Atomiswave da empresa Sammy que, na perspectiva deles, forneceria uma plataforma mais segura e moderna para os Arcades daquela época (além de seus jogos terem sido publicados pela Sega). Metal Slug 6 foi lançado em 2006 e além de ter servido como um jogo de comemoração aos 10 anos da série, foi aclamado pelos fãs. Mission Start
Fase 1: Enredo 
General Morden está ameaçando o mundo (de novo, vocês tinham reparado que o Morden nunca apareceu no 5?) e Marco, Tarma, Eri e Fio foram enviados para investigar ao lado de Ralf Jones e Clark Steel, da série de Games Ikari Warriors (se você não os conheceu  por esta série, provavelmente conheceu pelo The King of Fighters). Após terem derrotado seus soldados e máquinas, descobrimos que ele reconstruiu a sua aliança com os Marcianos (deixei escapar um Spoiler do Metal Slug 2, aliás, aquele bicho com tentáculos da imagem acima é um marciano), mas os Marcianos estão sendo ameaçados por uma nova espécie raça de Aliens chamada de Invasores (nome criativo). A partir deste ponto, o exército regular (os personagens jogáveis) deve acabar com esta raça. Desta vez a história apela para um lado mais nostálgico, já que traz vários elementos dos primeiros jogos da série, quem reclamou que o 4 e o 5 estavam diferentes demais, já tem um motivo para gostar do 6.
Fase 2: Gráficos 
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Os Sprites (as figuras 2D que compõem os personagens) continuam os mesmos dos anteriores e isto não quer dizer algo depreciativo, as animações continuam bem fluidas e detalhadas e não colocarei algum GIF demonstrando a qualidade, já que fiz isto nas análises dos 3 primeiros Metal Slug e quem viu sabe a qualidade delas (além disto, nem faz tanto tempo que postei as análises do 2 e do 3). Uma coisa notável nos cenários, é que agora eles são pré-renderizados, chega a ser estranho ver os cenários com cores neutras e os personagens terem cores vibrantes, não que isto seja ruim, alguns cenários são bonitos e chegam a ter animação (tipo a grama se mexendo com o vento ETC.), mas alguns cenários tem uma aparência meia-boca. A mudança da placa Neo Geo para a Atomiswave é um dos motivos da mudança de aparência dos cenários, já que os criadores estão usando uma tecnologia nova e precisam dar uma atualizada, o que acho justificável. De temas novos nos cenários temos: savanas africanas, vilas perto de florestas e só.
Fase 3: Som 
Sempre começo com as músicas e depois os efeitos sonoros e com esta análise não será diferente. Devido à "nova placa", a sonoridade da trilha sonora ficou um pouco mais realista e elaborada, há algumas músicas que, apesar da instrumentação relativamente decente, acho que são fracas e também há aquelas que acho muito boas e talvez sejam as melhores da série, como esta daqui:
O que acharam? Comentem. A instrumentação é teoricamente mais elaborada que a dos anteriores, mesmo assim, considero a trilha sonora deste jogo um pouco mais fraca que a dos outros 5, só que isto não tira o mérito de algumas músicas do 6 serem boas. Os efeitos sonoros continuam bons, os tiros e explosões são satisfatórios de ouvir, só que alguma coisa mudou; as vozes dos soldados inimigos e do locutor (agora estou usando um termo mais correto, antes eu tinha usado narrador) estão diferentes, eles ficaram menos expressivos, não que estas vozes novas sejam ruins, mas não tem o mesmo charme das vozes originais.
Fase 4-1: Controles 
Resultado de imagem para atomiswave control panel
Este é o controle dos Arcades Atomiswave fora da máquina

 Metal Slug 6 usa 5 dos botões do controle, o lado verde é do primeiro jogador e o laranja é do segundo, meus comentários serão mais focados no primeiro lado, apesar do outro lado não ter diferenças nos controles (apesar das jogabilidades serem as mesmas, os controles podem não ser os mesmos, dependendo das versões). O analógico controla a movimentação dos personagens e a direção dos tiros e pulos, o botão esquerdo em cima é para os tiros e facadas (caso esteja atacando de perto), o botão esquerdo em baixo é o pulo, o botão do meio em cima é para lançar granadas de quantidade limitada, o botão do meio em baixo é usado para uma mecânica nova introduzida na série, nos Metal Slug anteriores, se você pegava uma arma nova, teria que continuar com esta arma até acabar a munição, morrer ou terminar a fase, no 6 você pode guardar 2 armas e trocar entre elas à vontade, caso pegue uma arma e os 2 espaços estejam ocupados, a arma que não estava em uso é trocada, esta novidade é muito boa, pois dá uma dinâmica a mais que os outros não tinham e ao segurar o botão direito em cima e apertar o botão de tiro, o personagem faz um ataque corpo a corpo, não acho que era uma novidade que precisava, pois já dá para fazer um ataque corpo a corpo ao apertar o botão de tiro quando se está perto de um inimigo. Assim como a maioria dos Metal Slug, os controles continuam excelentemente funcionais e as novidades introduzidas até que são boas.
Fase 4-2: Personagens
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A arte é meio zoada, não precisa comentar

Nas análises anteriores só citava a seleção de personagens jogáveis como um bônus, pois eles não tinham diferença nas habilidades, neste aqui as coisas são diferentes. Começando com os personagens que estão sendo selecionados na imagem, não dá para citar bem Ralf Jones e Clark Steel separados, pois quem os conhece bem sabe que eles são próximos um do outro, Ralf sacrifica o ganho de munição e granadas para aumentar o dano de seus ataques corpo a corpo (ele é o único personagem do jogo que pode usar este tipo de ataque em máquinas), também tem um ataque especial em que ele dá uma forte sequência de socos repetidas que veio direto de The King of Fighters (para executar é só segurar aquele botão direito e apertar o botão de tiro com o analógico para cima, aliás, o nome do golpe é Vulcan Punch) e é o único personagem de toda a série que morre apenas com 2 tiros e Clark tem 4 vidas extras (ao invés de 3) e consegue fazer o seu agarrão conhecido como Super Argentine Backbreaker (Super Quebrador de Costas Argentino numa tradução literal, para executar é só fazer a mesma combinação que o Vulcan Punch do Ralf) em alguns inimigos, fazendo ele ficar temporariamente invencível. O único diferencial do Marco Rossi (aquele cara ao lado do Ralf, para quem não conhece bem a série Metal Slug) é que sua arma padrão causa o dobro de dano. sósia do Exterminador do Futuro Tarma Roving (agora a ordem é da esquerda para a direita) é o especialista em veículos, ao entrar em um, sua resistência e dano são aumentados. Fio Germi é a especialista em armas, ela começa as fases com uma Heavy Machine Gun ao invés de uma pistola e a munição ganhada é aumentada em 50%. Pra finalizar, Eri Kasamoto é a especialista em granadas, ela começa com o dobro de granadas do que o normal (20, ela também ganha o dobro ao pegar nas fases) e consegue mirar a direção em que as granadas são lançadas. Acho que os personagens terem diferenças entre si foi uma novidade boa, pois deixa a seleção de personagens mais significante e incentiva o jogador a escolher um que combine mais com seu estilo de jogo.
Fase 4-3: Veículos e a Única Arma Nova 
Começando pela única arma nova, a Zantetsu Sword (creio que seja uma referência a Samurai Showdown VI, já que Zantetsu é um nome de um personagem de lá, é um jogo da SNK e foi lançado no mesmo ano que este jogo aqui) é uma faca que atira um raio que apesar de ter um alcance curtíssimo, causa um dano alto. Agora os veículos e o primeiro deles é o 1: Roba Slug, é um jumento equipado com metralhadoras e que pode se conectar com carroças que contêm canhões, como esperado do animal, é lento e pula baixo, também não te dá defesa extra. 2: Proto Gunner é o protótipo do Slug Gunner do jogo anterior, ele é mais rápido que o Gunner, não tem pulo duplo ou ataque corporal, mas pode fixar a mira de sua metralhadora nos inimigos e não te dá defesa extra, este é um veículo com um bom potencial que foi desperdiçado por terem colocado no pior chefe do jogo (o terceiro). 3: Mister Slug/ Slug Driller é um veículo com broca e se você estiver achando parecido com o Drill Slug do 3, não se engane, a movimentação deste é vertical ao invés de horizontal, as metralhadores miram na direção oposta que o veículo se move (exemplo: se o Mister Slug move-se para a direita, as metralhadoras miram para a esquerda), é o único veículo que não dá pra sair e é bem lento. Há um outro veículo que não cheguei a experimentar, não sei se chega a ser útil e não farei muitos comentários sobre, pois ele tinha aparecido em um dos Metal Slug anteriores (não como um veículo) e não quero dar Spoilers. Estes veículos novos não são tão empolgantes quanto os dos Games anteriores.
Fase 4-4: Dificuldade 
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Como pode ser visto na imagem, agora o 6 traz uma seleção de dificuldade, com os modos fácil e difícil (caso não saiba inglês, a imagem está selecionada no difícil), as diferenças são: No fácil, a arma padrão é a Heavy Machine Gun e não a pistola (caso esteja jogando com a Fio, a arma padrão será a Big Heavy Machine Gun) e o jogo termina na penúltima fase; No difícil, a arma padrão é a pistola e todas as fases estão disponíveis. Os comentários a seguir serão do modo Difícil, pois não consegui notar diferença na quantidade de inimigos, a resistência deles e este tipo de coisa. As minhas primeiras impressões foram que a dificuldade estava justa ao nível do 2, conforme fui jogando, percebi que estava enganado. O começo é ridiculamente fácil (claro que a primeira fase tem que ser mais fácil, mas deveria ser um pouco mais empolgante), dá para facilmente passar na base da ignorância e com o chefe não é tão diferente, a segunda fase está de boa, até surgir uns trechos em que tem tantos inimigos na tela que nem dá para reagir direito aos ataques, só que dá um leve suavizada com o chefe, a terceira fase não tem um posicionamento de inimigos tão ferrado quanto o da segunda, só que daí chega o chefe que é extremamente injusto, com ataques que pegam quase a tela inteira e são quase impossíveis de desviar e o pior é que a batalha é muito demorada (lembra que escrevi sobre o Proto Gunner ter o potencial desperdiçado neste trecho?). A dificuldade do 6 é uma das mais desbalanceadas da série (até o 5 era mais balanceado que este daqui), escrever sobre dificuldade não é fácil (coincidência?), por ser algo mais perceptível enquanto joga, caso não esteja convencido com este texto, não surpreenda-se e foi por causa desta dificuldade que não me empolguei tanto com o jogo. Que venha o verídico!
Fase Final: O Verídico 
Prós: 
+ As animações continuam ótimas 
+ A trilha sonora é relativamente boa 
+ As novidades introduzidas na jogabilidade são boas 
Contras: 
- A dificuldade ainda não está balanceada 
- Os veículos novos não empolgam tanto 
Nota Final: 
8.1  
Resumindo: Metal Slug 6 até que foi uma boa volta às origens, apesar da dificuldade desbalanceada e dos veículos novos serem meio capengas, a trilha sonora é boa (apesar de ser fraca se comparada com a dos outros, pelo menos na minha opinião), as animações apesar de serem as mesmas, ainda continuam muito boas e as mecânicas de trocar de arma e os personagens terem diferenças em relação aos outros foram uma ótima ideia para revigorar a série. Não é o melhor Metal Slug para começar, mas se quiser jogar, jogue. 
O que acha de Metal Slug 6? Qual da jogabilidade dos personagens você acha que é mais se adequa ao seu estilo? Curtiu a volta às origens? Gostou da postagem? Comente e compartilhe nas redes sociais, Mission Complete
R.I.P Maratona de Metal Slug: 09/06 - 27/09. Que a análise de Metal Slug 7 chegue algum dia.

9 comentários:

  1. metal slug é minha série de jogos quase favorita. tá lado a lado com star fox. achei que o visual do 6 é o mais bonito mas todos os jogos são fantásticos! gosto da fase da múmia...mas não sei em qual número ela é..

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  2. A fase da múmia é a segunda fase do 2.

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  3. A música me surpreendeu! Muito dinâmica e gostei da bateria bem marcada.

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  4. Nunca joguei Metal Slug, mas me pareceu interessante, principalmente esse controle de arcade que permite alternar entre duas armas. Sabe se no metal slug 7 eles resolveram o problema da dificuldades desbalanceada?

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    1. Eu tive o 7, mas tudo que eu lembro é apenas a primeira fase e faz bastante tempo que não jogo, então não sei dizer.

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  5. Muito o bom o post, desconheço ainda o metal slug 6. A música que você colocou caberia muito bem em qualquer megaman X do PSX, kkkk. Essa diferença na jogabilidade dos personagens sempre fez falta na saga, ainda bem que adicionaram essa feature.

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