sábado, 16 de fevereiro de 2019

Personagens cegos no mundo dos Games

Olá, povo que pensa enxergar tudo, tudo bem? No dia 28 de janeiro, tive visita de um garoto cego (não mencionarei quem era para não causar problemas) e fiquei receoso em como seriam minhas interações com ele, pois os assuntos que me interessam são para quem tem visão, mas percebi que não seria difícil a convivência, porque ele manjava de assuntos como música e política. Essa visita me inspirou a fazer esta postagem e por não achar muitas listas sobre o assunto (que envolvam personagens de Games), achei razões para a existência desta postagem e mesmo não sendo a minha intenção, posso mostrar que, mesmo sem visão, eles podem ser capazes de fazer coisas incríveis.
Lembrete: Esta lista se limita a personagens de Games que joguei, se faltou algum personagem na lista, pode ser por eu não ter jogado seu respectivo jogo. Agora mostrarei os personagens!

Este foi o primeiro personagem que me veio a cabeça quando pensei no tema. Mesmo que os jogos de Mortal Kombat da era PS2 (Deadly Alliance, Deception e Armageddon) sejam odiados por alguns fãs, este personagem foi bem recebido e foi um dos poucos personagens desta era que retornou nos jogos mais recentes da série.
Resultado de imagem para kenshi mortal kombat
Kenshi (seu nome completo é Kenshi Takahashi) era um andarilho em busca de adversários e sempre que encontrava algum, vencia para alimentar seu orgulho, mas de repente, ele encontrou Song, Song falou sobre uma espada que seria digna de um grande guerreiro e mostrou a localização dela, quando chegaram, Kenshi descobriu que a espada era um tipo de selo para almas (pelo menos é a minha interpretação da espada) e Song era na verdade um disfarce de Shang Tsung (um dos principais vilões da série Mortal Kombat), seu objetivo era absorver as almas libertadas e no processo da absorção, os olhos de Kenshi foram permanentemente feridos. Após ser cegado, ele descobriu que a espada guardava a alma de seus ancestrais e o poço onde estava a espada (sim, ela estava localizada em um poço) era o local de descanso das almas absorvidas por Shang. Algum tempo depois, ele se juntou com as forças especiais (uma organização feita para impedir gangues criminosas internacionais), na esperança de encontrar o homem que o enganou. Mesmo sem a visão, Kenshi demonstra excelentes habilidades com sua espada e poderes telecinéticos e são estas habilidades que o fazem ser um dos meus personagens favoritos de MK.

Quando fiz a minha postagem sobre personagens brasileiros, mencionei um personagem do jogo Garou MOTW (minha abreviação para Mark of the Wolves) e o personagem seguinte também é deste jogo.
 Resultado de imagem para gato snk
Gato (seu nome verdadeiro não foi revelado) costumava treinar artes marciais com o seu pai, até que este decidiu matar sua mãe por motivos misteriosos e a partir daí, Gato começou a sair em uma jornada em busca de vingança e ao finalizar a campanha usando este personagem, Kain (antagonista do Game) é salvo por alguém (não foi confirmado, mas dizem que é o pai do Gato) e este alguém cegou Gato antes que ele pudesse fazer qualquer coisa (isto é um Spoiler, mas o final muda dependendo do personagem escolhido, então este evento pode ou não ser canônico). Tá, ele não é realmente cego e logo quando é cegado, o jogo não dá tempo de tela o suficiente para mostrar suas habilidades como cego e, apesar disto, creio que ele possa usar as mesmas habilidades disponíveis, como: criar pequenas explosões e desafiar as leis da gravidade com seus chutes. Em questão de personalidade, ele é sério e impiedoso.

existem dois tipos de opiniões sobre cegos: 1; os cegos são incapazes de fazer qualquer coisa e 2; os cegos são pessoas superdotadas com habilidades incríveis, ambas estão erradas, porque eles são pessoas normais que dependem do seu esforço, mas apesar disto, ainda é legal ver cegos superdotados como este grupo de sábios vindo de Final Fantasy III.
2D
Me desculpem pela imagem embaçada, não consegui achar imagens de boa qualidade deles

Os Gulgans são sábios profetas com o poder de prever o futuro e foram eles os responsáveis pela profecia dos 4 heróis salvarem o mundo (basicamente, o enredo do Game). Estava em dúvida ao colocá-los na lista, pois os Gulgans estão mais para recurso de roteiro do que personagens próprios (muito evidente na falta de personalidade do grupo). Independente da falta de personalidade, os Gulgans ainda são personagens relevantes pro desenrolar da trama, além da profecia, eles ensinaram uma magia para os heróis entrarem na Torre de Owen e deram dicas sobre a localização do cristal de fogo (não estou a fim de explicar o contexto destes acontecimentos). Os Gulgans não são personagens memoráveis ou bem escritos, mas é inegável a sua importância no enredo de Final Fantasy III (apesar de aparecerem poucas vezes).

Se você me acompanha, sabe que sou um grande fã da série de Games Super Smash Bros e assim como qualquer jogo de sucesso, Smash tem seus derivados e um dos meus derivados de Smash favoritos é Brawhalla e há citações desta personagem ser cega (há citações, mas não há confirmações).
Imagem relacionada
Yumiko é um espírito de uma raposa anciã disfarçada e protetora de uma floresta chamada Kiba (não é uma referência a Naruto). Ela era um espírito feliz, até chegar aos seus 537 anos de idade e partir para a guerra com os monstros da floresta (ela não perdeu a felicidade neste momento, culpem as palavras "até chegar" por darem uma falsa impressão). Em um inverno ela resgatou uma criança que estava sendo caçada por um lobo, no inverno seguinte ela matou uma alcateia de lobos para proteger uma criatura em estado de hibernação e cada ano surgiam novas ameaças (além de lobos), então Yumiko decidiu acabar com a fonte destas ameaças, cuja localização aparentava ser nas profundezas da floresta e, ao chegar lá, encontrou a bruxa Ukionna e lutou contra ela. O resultado da batalha foi incerto (só é dito que aconteceu algo de errado entra a floresta e a vila vizinha) e depois deste acontecimento, uma valquíria veio para trazê-la a Valhalla (um lugar da mitologia nórdica onde os guerreiros de respeito vão quando morrem). Na hora do combate, ela é meio fraca e frágil, mas bem rápida e com uma mobilidade incrível, suas armas padrão (caso não tenha jogado Brawhalla, cada personagem tem 2 armas ao seu dispor) são um martelo e um arco e Yumiko demonstra uma incrível precisão com estas armas. Mesmo sem visão, ela consegue ter boas capacidades de combate e consegue proteger suas terras com excelência.
Você já interagiu com uma pessoa cega? Você consegue lembrar de algum jogo com um personagem cego? Gostou da postagem? Comente e compartilhe nas redes sociais, Bye Bye!

27 comentários:

  1. Eu já interagi!
    E aprendo tanto com cada uma das pessoas com a qual me relaciono. E todos nós somos personagens no grande game da vida!

    ResponderExcluir
  2. Legal que você conseguiu interagir e ainda fez essa postagem maneira, primo! Eu gosto muito de um cantor antigo chamado Ray Charles, ele ficou cego ainda criança e aprendeu música já sem a visão. Concordo com você! São pessoas normais que tem grande força de vontade, sensibilidade e determinação. Um abraço primão!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hoje em dia conhecemos outros músicos cegos no brasil: tem aquela banda ultraje a rigor e outros cantores sertanejos como eduardo araújo, etc.

      Excluir
  3. isso aí Ivan, nem sempre quem tem visão enxerga alguma coisa! fiquei pensando o quanto ia ser legal em pensar criar um videogame para cegos. talvez algo como o Genius. quanto aos personagens no nintendo 64 tinha uns psíquicos em stadium que pareciam cegos. nunca gostei de personagens psíquicos. personagem cego legal do meu tempo era o mr. magoo!

    ResponderExcluir
  4. Gostei da sugestão de jogos para os cegos e pessoas com outros tipos de problema de visão. Ser a que já há games assim? Achei demais sua postagem Ivan....inclusão é isso. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Interessante, não jogo muito, mas MK eu jogava. A maneira como você descreveu os personagens, com o enredo da vida deles, me fez ficar imaginando como seria filmes feitos com base nestes plots.

    ResponderExcluir
  6. Oi Yan! Adorei a postagem, achei bem informativa e descontraída. Da sua lista minha personagem favorita é a Yumiko - e vou jogar este jogo só para conhece-la. Tive um ex-colega de faculdade cego, pessoa muito bacana. Posso dar uma sugestão de personagens para uma próxima postagem? Que tal personagem mudos ou impedidos de falar. Acho bacana dar visibilidade para pessoas com necessidades especiais ou deficiências.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se quiser jogar Brawhalla, vá em frente, além de estar disponível para PC, PS4, Xbox One e Switch, também é um jogo gratuito (não me pergunte se o seu PC roda o jogo, porque não sou técnico), mas esteja ciente de que você vai precisar comprar a personagem (não com dinheiro de verdade e sim, com o dinheiro adquirido nas partidas Online).

      Excluir
  7. Que bacana o post. Ainda não cheguei na parte dos gulgans no ff e não tinha jogado com Yumiko, mas agora fiquei interessado, hehe.

    ResponderExcluir
  8. Ivan, que lista adorável! Super interessante a visibilidade que você deu aos personagens cegos, sensacional. De todos, os meus favoritos foram a Yumiko, pois ela parece ter uma ótima caracterização e uma lore desenvolvida (além de ser fofinha aparentemente ^-^), e os Gulgans.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns, Ivan!!! Adorei a riqueza de detalhes da postagem e o tema abordado. de todos os personagens, a minha favorita foi a Yumiko =)

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito da sua nova postagem e dos comentários. Legal que vc a partir do evento foi pesquisar e se envolver com o tema. Parabéns esse blog é 10!!!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Ivan pelo blog, tema muito interessante no mundo dos games.

    ResponderExcluir
  12. Postando para a Lygia.
    ¨Ivan, aprendi pra caramba com o conteúdo, principalmente esse conceito de cegueira . Sim! Cego lê! E, quantas diferentes maneiras se pode interagir com o mundo e com as pessoas ! Quero parabeniza-lo pela criatividade e também agradecer pela oportunidade do conhecimento de coisas tão inéditas e interessantes !¨

    ResponderExcluir
  13. Muito bacana esta interação, os cegos as vezes enxergam melhor que os que podem ver tudo e nada vê. Parabéns pelo seu post.

    ResponderExcluir
  14. Nossa não imaginava que havia tantos personagens de games cegos!! Muito interessante, realmente as pessoas com deficiência visual acabam desenvolvendo melhor outros sentidos e habilidades!
    Ah só mais uma coisa você escreve muito bem ����������������

    ResponderExcluir
  15. Na escola cardinal Leme aqui em Rio Preto tem uma deficiente visual que é formada em pedagogia e tem mestrado doutorado e da cursos para pessoas sem problemas de visão, e eu já ajudei ela...

    ResponderExcluir
  16. Postando para Bethânia ¨Ivan,eu já tive essa experiência na minha infância e adolescência e posso te afirmar que foi um aprendizado fantástico!
    Parabéns pelo blog!Vc escreve muuuuito bem,conteúdo excelente e criatividade ímpar.
    Sucesso sempre,beijos da Tia Bethânia¨

    ResponderExcluir
  17. Parabéns Ivan. Excelentes comentários!! Gostei! Vou acompanhar vc!!! Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  18. Por conta da postagem, descobri que existem áudio-games para deficientes visuais e eles jogam até com o Mario!

    ResponderExcluir
  19. Segundo o Acauã, existem vários audiogames originais, um monte, aliás, mas há também adaptações de games clássicos como "Defender" e "Mario Bross'".

    ResponderExcluir