terça-feira, 27 de agosto de 2019

Survival Mode: Ghostlop (Arcade)

Olá, fantasmas, tudo bem? Vários jogos são cancelados por  motivos diversos, sejam por adiamento, falta de dinheiro ou qualquer outro motivo, mas Ghostlop é um caso peculiar, porque ele já aparentava estar finalizado e mesmo assim não foi lançado e o pior é que não há muitas informações a respeito do cancelamento do jogo (há rumores de que o jogo foi testado e foi cancelado por não ter se saído bem, mas acho esse motivo implausível). ROMs do jogo foram disponibilizadas na Internet a cerca de 11 anos atrás e algumas pessoas puderam se aventurar por este jogo perdido.
Será que é bom? vamos descobrir.
Fase 1: Gráficos 
Resultado de imagem para ghostlop 
Assim como Donkey Kong Country, os Sprites dos personagens são pré-renderizados (basicamente são modelos 3D que viraram figuras 2D, se alguém sabe como funciona, explique). As animações até que são fluidas e o visual é bem colorido. Os cenários tem um visual decente e assim como os Sprites usados nas Cutscenes, não são pré-renderizados. Para um jogo de Neo Geo que seria lançado em 1996, os gráficos impressionam.
Fase 2: Som 
As músicas são eletrônicas e bem animadas, gostei das batidas e "bips" à la GBA. Infelizmente não poderei colocar algum vídeo com alguma música do jogo porque ninguém postou algum vídeo no Youtube com alguma maravilhosa música desse jogo. Se quiser ouvir uma delas, procure alguma Gameplay com boa qualidade de áudio no Youtube, mas pode ser difícil prestar atenção nelas por causa dos efeitos sonoros, eles não são ruins, apenas cumprem bem o seu papel, mas são meio altos e para algumas pessoas sensíveis a barulho (como eu) pode ser um incômodo.
Fase 3: Jogabilidade 
 Vou ser honesto, não gosto muito de jogos de Puzzle, não do tipo de resolver enigmas como Portal e sim, aqueles de estourar pedrinhas como Tetris e Candy Crush, o motivo é porque não jogo muito bem esse tipo de jogo (eu sei que não precisa saber jogar bem para se divertir, mas acho que você entendeu o ponto) e Ghostlop se encaixa nas minhas exceções em relação a este gênero, junto com Magical Drop (se não me engano, o mesmo pessoal que fez Magical Drop também fez Ghostlop).
O analógico controla o personagem e a mira, mas cuidado, a mira é muito sensível e um simples toquezinho pode embananar as coisas, o botão A atira bolas laranjas para estourar os fantasmas laranjas e o B atira bolas azuis para os fantasmas azuis, também dá para trocar a cor da bola com o apertar dos botões quando arremessada. O objetivo é estourar fantasmas para mandá-los ao seu adversário, perde quem estiver com o campo cheio de fantasmas ou quem estiver com a menor pontuação caso o tempo acabe. Além dos fantasmas laranjas e azuis, também há os fantasmas caveira que levam alguns arremessos para serem destruídos, os fantasmas bomba destroem os fantasmas que estão embaixo e os fantasmas elétricos que destroem todos os fantasmas ao seu redor. Caso não tenha boa memória, o jogo também avisa quando você comete algum erro, mas independente de ser algo útil, não gosto disso, pois interrompe o fluxo da jogatina (mesmo que seja apenas por alguns poucos segundos) e os avisos dizem coisas muito óbvias, como "não deixe a bola cair no chão" e "estoure todos os fantasmas". A jogabilidade é uma mistura de Breakout e Puzzle Bobble (ou Bust-A-Move no ocidente) e achei que ficou interessante.
Fase 4: Modos de jogos 
Resultado de imagem para ghostlop 
Como podem ver, só há 2 modos. VS Human é o típico modo para 2 jogadores competirem entre si, o primeiro controla Bruce (vermelho) e outro McCoy (verde). Story é campanha principal e o legal desse modo são as rotas alternativas, dependendo de onde você escolhe seguir o caminho, os oponentes podem ser completamente diferentes e isso é tão genial e incentiva o/a jogador(a) a ver quais oponentes malucos ele(a) pode encontrar. A história desse modo é sobre Bruce, que junto com seu parceiro McCoy, trabalha como caçador de fantasma em sua cidade (não é coincidência, a temática foi realmente inspirado nos caça-fantasmas).
Fase Final: O Verídico 
Prós: 
+ Os gráficos até que são bonitos 
+ A trilha sonora é legal 
+ A mistura de Puzzle Bobble e Breakout na jogabilidade ficou interessante 
+ Rotas alternativas no modo história
Contras: 
 - Mira super sensível 
- Os avisos interrompem o fluxo da jogatina 
Nota Final: 
7.9 
Resumindo: Ghostlop é uma joia perdida no mundo dos Games, uma que não pode ver a luz do dia em seu tempo e conseguiu vê-la depois de 11 anos de sua data marcada. Os gráficos impressionam para os padrões do Neo Geo, as músicas são bem divertidas de ouvir (apesar dos efeitos sonoros altos), as rotas alternativas do modo história são uma ótima ideia e a sua mistura de Puzzle Bobble e Breakout conseguiu agradar a mim, uma pessoa que não gosta muito de jogos de Puzzle. Os únicos problemas são a mira super sensível e os avisos interrompendo as partidas. Se tiver um emulador de Neo Geo, recomendo dar uma jogada. 
Já conhecia este jogo? Já jogou algum jogo cancelado? Gosta de jogos de Puzzle? Gostou da postagem? Comente e compartilhe nas redes sociais, Bye Bye!

7 comentários:

  1. Nada como um bom e velho jogo de puzzle!

    ResponderExcluir
  2. Bem, então você conseguiu 1 cópia da ROM ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tio Sérgio me deu um console que emula jogos de vários consoles e ghostlop estava na seção de neo geo.

      Excluir
  3. Muito bom hein primo, jogar um jogo que nunca foi lançado deve ser bem legal! Você conhece algum console que emule jogos de Playstation 1?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tio Sérgio me deu um console chamado S95X no meu aniversário, este console emula jogos de vários consoles, inclusive PlayStation 1.

      Excluir
  4. Uau....nunca ouvi falar desse game!mas acho que não foi lançado pq aparentemente é muito parecido com magical drop e outros puzzle.. Acho q os jogos carecem de novidade. Muitos soam como repetições...e é preciso muita criatividade para inovação!!!

    ResponderExcluir
  5. Sou a que não entende nada de jogos!
    Mas gosto de jogos "puzzle"... não tem que pensar mesmo... só se divertir!
    E concordo com os comentários... carecem de novidades!

    ResponderExcluir