sábado, 3 de agosto de 2019

O que eu esqueci de comentar sobre Shovel Knight?

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Olá, cavaleiros, tudo bem? Como eu declarei no final da postagem anterior; a análise de Shovel Knight está incompleta e faria uma postagem para comentar sobre o que esqueci. Vamos lá!
Lembrete: É recomendável ler a análise antes de ler esta postagem para ficar mais por dentro dos assuntos mencionados. Agora sim, Vamos lá!
1: O Mapa 
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A maneira de entrar nas fases e vilas é por meio deste mapa estilo Mario 3. Claro que no começo a maioria dos lugares estão trancados e conforme você avança no jogo, mais lugares vão se abrindo. Também podem aparecer uns malucos nesse mapa para você lutar. Não tenho muitos detalhes para comentar além destes.
2: A Vila 
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À primeira vista, esta vila pode não parecer grande coisa e pra ser franco, não é mesmo, mas aí tem algumas coisas divertidas e melhorias úteis. Começando por esse cara amarelo; O Bardo perdeu partituras e elas estão escondidas nas fases e caso ache alguma, você pode pedir para o bardo tocar na vila e assim, essa música vai tocar enquanto faz qualquer coisa. O Cabrágico é um bode antropomórfico que te vende um vale-refeição para fazer o Gastrônomo te dar uma refeição que aumenta sua vida e ao lado dele tem uma maga que aumenta a sua magia quando você encontra relíquias. Nas partes baixas da vila (embaixo de uma escada para ser mais preciso), há uma galerinha que só faz alguma coisa caso derrote algum chefe, uma velha que vê suas informações de jogo (quanto tempo você gastou, o número de mortes ETC), um jogo de jogar garrafas em alvos para ganhar pontos que custa 100 de dinheiro para jogar, um sapo que fala besteira, um vendedor de cálices e o Chester, aquele maluco dos baús que desta vez está vendo as relíquias que você não coletou nas fases e relíquias que não estão em nenhuma fase. De resto não há nada importante.
3: Lagoa Truçã 
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 Caso tenha um cálice, o Rei Truçã irá preenchê-lo com um líquido com efeitos diferenciados (os efeitos foram detalhados na análise) após dançar. Caso não tenha. um cara com uma sacola irá aparecer e te dizer para ir a este lugar com um cálice. Os Truçãs podem ser encontrados nas fases via vara de pesca e também podem te oferecer os líquidos.
4: Anteposto de Armaduras 
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Depois de derrotar 3 chefes, dá para entrar neste lugar. Esta escada leva para 2 ferreiros que te vendem armaduras e técnicas como: atirar rajadas pela pá quando estiver com vida cheia, destruir pilhas de terra com uma cavada só e dar uma pazada forte ao carregar o botão de ataque. Já as armaduras são essas; Guarda Suprema corta o dinheiro que foi derrubado ao morrer pela metade, Manto do Conjurador sacrifica a sua defesa para ter um limite mágico maior e obter mais magia dos inimigos derrotados, Malha Dínamo permite fazer o ataque carregado da pá instantaneamente após quicar 2 vezes (é a melhor armadura do jogo na minha opinião), Malha do Ímpeto reduz bastante o Knockback (quando o personagem vai para trás ao ser atingido) levado em troca de deixar a mobilidade mais escorregadia e a mais cara de todas, a Couraça Adornosa simplesmente não faz nada além de deixar as animações de pulo mais estilosas (inútil). Seguindo em frente, há uma loja de chapéus e caso dê dinheiro para os clientes, você luta contra o dono da loja (Chapelôncio), a batalha é bem desafiadora, mas nem um pouco impossível.
5: Os Chefes 
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Após completar a primeira fase, o jogo te dá opção de ir nas fases de King Knight e Specter Knight, é aconselhável ir primeiro na fase do King Knight, pois além dela ser fácil, o King Knight também é bem fácil de derrotar e depois ir para a fase do Specter Knight. Depois de vencer os 2, Mole Knight, Plague Knight e Treasure Knight ficam disponíveis, comece com o Mole Knight porque a fase é de boa e o chefe é bem moderado, depois com o Plague Knight (já vou avisando que ele é o mais difícil entre os cavaleiros da Ordem Inclemente) e termine com o Treasure Knight, a fase dele pode ser difícil por causa dos obstáculos, mas o Treasure Knight é bem fácil de derrotar. Depois de derrotá-los, Polar Knight, Propeller Knight e Tinker Knight ficam disponíveis, comece com o Polar Knight, a fase e o Polar Knight podem não ser os mais fáceis, só que são mais de boas do que os outros 2, depois com o Propeller Knight e deixe o Tinker Knight por último, pois ele guarda uma surpresa em sua batalha. Claro que dá para enfrentá-los na ordem que quiser, mas considero essa ordem a mais adequada para iniciantes.
6: Feitos 
A minha análise foi feita na versão de 3DS desse jogo e diferente do PS4, do One e da Steam, este portátil não apresenta sistema de conquistas (ou troféus), então foram acrescentados os feitos que são exatamente a mesma coisa das conquistas; faça alguma ação específica como zerar o jogo, coletar tudo ETC e receba um símbolo para representar o que você fez. Isto é algo bom para deixar o jogo mais re-jogável, pois é algo que te dá incentivo para fazer mais coisas no jogo.
7: Códigos 
Antigamente, vários jogos continham códigos para facilitar o jogo ou deixá-lo mais engraçado, hoje em dia esta prática não é tão aplicada (só consigo lembrar de GTA V como exceção) e como Shovel Knight foi feito para parecer Old-School, há códigos para serem feitos. Para fazer os códigos, é só escrever alguma palavra quando criar um arquivo salvo e vale lembrar que ao fazer um código, não dá para desbloquear conquistas/troféus/feitos. Não são todos, mas aqui estão os mais divertidos:
1: X&BUTT substitui o sufixo Knight do nome dos personagens pela palavra Butt (bunda em inglês).
2: HAAYHJZY te dá todas as relíquias (menos os cálices) com munição ilimitada e velocidade de ataque aumentada.
3: CRQHXNWO te joga no New Game + (o modo mais difícil do jogo), com mobilidade mais rápida e fragilidade de porcelana (tudo pode te matar com apenas 1 acerto).
4: TVSVUEIO te deixa gigante, invulnerável, com uso ilimitado de relíquias, pulos altíssimos, te transforma num ímã de dinheiro e te deixa quicar aonde quiser, mas é jogado para trás quando dá pázadas. 
5: STQQTXVX te oferece tudo do código anterior, exceto o gigantismo, quicar aonde quiser e as pazadas te jogarem para trás, prefiro este por não ter as pazadas que te afastam e é o meu código favorito do jogo. 
Claro que tem outros códigos, mas os efeitos deles são bem básicos (mudar a cor do Shovel Knight, começar com tudo ETC), apesar de também serem divertidos. 
8: Conteúdos Exclusivos de Cada Versão 
A versões de 3DS (e de Wii U) te permitem trocar de relíquia usando a tela de baixo e um modo aonde você pode gravar uma sessão de coleta rápida de joias para ser distribuída pelo StreetPass e competir com a gravação passada (não está no Wii U). O Wii U tem funcionalidades com o Miiverse que não estão mais disponíveis, um modo Co-op que pode ser desbloqueado via Amiibo (o co-op posteriormente foi disponibilizado para todas outras versões não-portáteis), além de desafios extras e customização que também estão disponíveis no 3DS e Switch. As versões para os consoles da Sony contém o Kratos de God of War como chefe secreto e as versões de PC e Xbox One contém os Battletoads com chefes secretos. Há uma versão secundária intitulada de Shovel Knight - Treasure Trove, que vem com todo o conteúdo que tinha sido lançado via atualização e 1 campanha extra. 
Curiosidades Rápidas: 
- A empresa que fez o jogo (Yacht Club Games) foi fundada por Sean Velasco, ex-diretor da WayForward (empresa responsável por criar a série Shantae) 
- Shovel Knight foi o personagem de jogo Indie que mais fez participações especiais em outros jogos (não citarei quais são) 
- Esse jogo conseguiu atingir todas as metas propostas no Site Kickstarter 
Eu esqueci de mencionar alguma coisa? A postagem anterior ficou boa? Gostou da postagem? Comente e compartilhe nas redes sociais, apenas não esqueça.

5 comentários:

  1. Gostei dos lugares secretos, das vilas e dos códigos.Gostei acima de tudo dos nomes "Cabrágico" e "Truçã"!

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  2. Impressionante como você descobre tantas coisas nos jogos!!! Onde q vc descobre essas coisas nos jogos jogando ou fazendo pesquisa?

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  3. Caramba, qta coisa aprendi nesse post!!!
    Gostei da vila com o Bardo tocando se vc achar a partitura! É claro!
    E o Bode antropomórfico???!!! Qual a parte é antro????

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