quarta-feira, 8 de abril de 2020

Games para jogar durante a quarentena

Olá, povo que se isola na própria casa por causa de uma pandemia, tudo bem? O Covid-19 (nome da doença disseminada pelo Coronavírus) está assolando o mundo hoje em dia e é claro que com algo tão perigoso à solta, as pessoas estão se isolando dentro de suas próprias casas como forma de quarentena. Por isso, decidi fazer uma lista de jogos para jogar enquanto as pessoas estão de quarentena. Então lavem e passem álcool gel nas suas mãos porque é hora de passar o tempo jogando e evitar ser contaminado(a).
Lembrete: Os jogos que eu decidi colocar na lista são jogos Single-Player que apresentam bastante conteúdo para você poder passar o tempo e continuar jogando por horas. Se o jogo for Multiplayer, só se for Online, já que com as pessoas se isolando em suas casas, contato físico não é algo tão adequado para a situação. Por fim, nesta lista só entra jogos que eu joguei.

Jogos de mundo aberto são uma boa escolha para passar o tempo, já que são jogos que incentivam explorar os cenários, são longos e tem muita coisa a se fazer, mas eu não tive muito contato com esse tipo de jogo, então escolhi um que joguei e adorei.
An image of the Breath of the Wild's boxart
The Legend of Zelda: Breath of the Wild é o décimo oitavo jogo da série Zelda e ele fez uma mudança um tanto quanto drástica na estrutura de Zelda. Ao invés de simplesmente achar um calabouço, pegar um item e resolver lutas e inimigos dentro dele com este item, o foco é mais na exploração e interação com o mundo. A liberdade que o jogo proporciona é incrível e o que você acha que pode funcionar funciona, como por exemplo: se você queimar plantas, o fogo vai se espalhar e é possível voar de asa delta por cima do fogo graças ao ar quente, dá para prender balões (ou algo parecido, pelo menos) a uma jangada e fazê-la flutuar ETC. O motivo de ter colocado este jogo na lista é justamente essa liberdade que o jogo te dá, pois há tanta coisa para fazer e tantos lugares para explorar (além do jogo ser muito longo, o que acaba não sendo um problema, já que com os trabalhos suspensos e as pessoas isoladas em suas casas, tempo livre é o que não falta), mas há um problema; este jogo só foi lançado para Wii U e Switch e o acesso a estes VideoGames é limitado aqui no Brasil, mas caso tenha um, está aqui uma boa oportunidade para jogá-lo.

Às vezes eu sinto saudades de estar ao lado de algumas pessoas que eu gosto e com esse vírus à solta, fica difícil estar perto delas e querer jogar algum jogo Multiplayer e é para esse tipo de situação que existem os jogos de Multiplayer Online, já que não preciso sair de casa ou convidá-las para minha casa.
Brawlhalla BoxArt.jpg
Brawlhalla é um jogo de luta gratuito que usa o sistema de combate da série Super Smash Bros como fonte de inspiração. Pode parecer apenas um jogo qualquer que só pegou carona na fórmula de Smash para chamar atenção, mas isso é apenas meia-verdade, já que ele introduz sistemas próprios como cada personagem ter 2 tipos de armas e a possibilidade de alterar os atributos dos personagens (mesmo que apenas em 1 ponto) e os executa muito bem. Algumas pessoas podem desconfiar que pelo jogo ser gratuito, haverá um monte de microtransações incômodas que atrapalham a experiência, mas esse não é bem o caso, já que as microtransações só envolvem cosméticos, o que não interfere tanto, já que cosméticos são só enfeites e o jogo não te força a comprá-los. Se você tiver um PC da marca Windows ou Mac, um Xbox One, um PS4 ou um Nintendo Switch e estiver a fim de jogar um jogo de luta sem precisar sair de casa, pode baixar Brawlhalla que não irá te custar nada.

Mesmo eu tendo começado a minha carreira Gamer nos PCs, não costumo muito jogar em computadores por culpa do meu pai ter falado para não baixar coisas em Sites suspeitos e por ceticismo de que o meu computador não consiga rodar os jogos que eu adoraria jogar. Apesar disso, baixei este jogo no meu PC porque soube que era bom e gratuito.
A green-haired man approaches a throne upon which sits a demonic crown. A girl and a rectangular monster float above inside bubbles.
Cave Story (ou Doukutsu Monogatari no Japão) é um jogo Indie lançado em 2004 e que foi feito por uma pessoa só (Daisuke Amaya). A estrutura da jogabilidade e progressão do jogo teve inspirações em jogos como Metroid e Mario, com várias áreas grandes para explorar, armas diferentes e grandes inimigos para enfrentar. Escrevi lá no lembrete que colocaria jogos com bastante conteúdo na lista, mas Cave Story dura aproximadamente 3-13 horas, então estou quebrando minhas próprias regras? não necessariamente, já que a duração do jogo depende da sua habilidade e mesmo que seja um tanto curto, há tantas áreas para explorar, segredos e diversão que isso não importa. Se quiser jogar, procure Cave Story no Google que você achará o Site oficial do jogo e poderá baixá-lo sem vírus e propagandas, além de ter traduções para vários idiomas, inclusive português.

Eu não sou muito chegado em jogos de simulação, mas conheço bastante gente que curte esse tipo de jogo, seja simulação de administração de cidade, vida social, voo ou qualquer coisa. Jogos de simulação são uma das opções mais comuns para jogadores passar tempo (até a minha mãe joga um jogo desse tipo) e decidi colocar não só um jogo, como também uma série de jogos que lembro de ter gostado.
Harvest Moon® | Super Nintendo | Jogos | Nintendo
Harvest Moon é uma série de jogos onde você cuida de uma fazenda e faz coisas como arar a terra, molhar plantação, alimentar e cuidar dos animais ETC. Não poderei escrever muita coisa porque não sou muito chegado a Harvest Moon, já que o único da série que eu joguei foi o Friends of Mineral Town e só lembro de ter jogado e nada além disso. Só comento que aqueles que não são familiarizados com esse tipo de jogo acha muito imbecil, mas quem é familiarizado sabe que é um jogo feito para passar o tempo e se envolver com a jogatina.

Menção Honrosa: Decidi colocar esse jogo como menção honrosa porque achei uma escolha interessante e por não ter jogado. Death Stranding é um jogo mais focado em história e essa história contém semelhanças com a situação em que estamos passando, como: uma doença incurável à solta, todo mundo confiando em serviços de entregas para evitar sair ETC.

Sabe quais outros jogos são bons para passar o tempo na quarentena? Como você se sente em relação a esta situação? Gostou da postagem? Comente e compartilhe nas redes sociais, fiquem em casa.

6 comentários:

  1. Acho que eu toparia o bombermain para animar a quarentena! Que acha?

    ResponderExcluir
  2. Tentei galaga e fiquei de mau humor pq não consigo passar da 3 fase...desisti...joguei tb california speed eu tava até ganhando mas de repente o caio me passou e ganhou. Acho q ele roubou mas ele disse q foi mais esperto...achei melhor parar de jogar. Você mostrou jogos q o caio joga bastante mas acho muito dificeis...acho q vou preferir bombermam tb...

    ResponderExcluir
  3. Vou tentar Zelda, mas já sei que vou ficar perdida kkkk sozinha no meio do nada (igual a historinha da turma da Mônica) em tempos de covid não é tão ruim

    ResponderExcluir
  4. Adorei vc colocar Zelda no topo! De todos os jogos que já tive algum contato... digo... assisti alguém jogando Zelda foi o mais concorrido em casa. Não tenho habilidades para esse tipo de jogo. Prefiro de cartas e pecinhas... nada muito complexo. Mas me lembro da Ocarina!

    ResponderExcluir
  5. Ótimas dicas Ivan, achei as descrições dos jogos bem interessantes. Aqui em casa estamos com problemas de plataforma, mas vi que é possível, por exemplo, jogar esta versão de Zelda no PC. Valeu pelas dicas, parabéns.

    ResponderExcluir