segunda-feira, 13 de julho de 2020

Controvérsias estúpidas no mundo dos Games

Olá, povo que só quer ver o circo pegar fogo, tudo bem? Controvérsia/polêmica é algo que  chama a atenção simplesmente por conta de seu caráter negativo e capacidade de dividir as pessoas, só que eu quis evitar esse tipo de coisa porque é uma forma muito suja de chamar atenção e não quero depender de truques desse tipo, pois eu quero fazer postagens que sejam honestas.
 Controvérsia é algo muito sério, só que algumas são tão estúpidas que é difícil de acreditar que pessoas a levaram a sério. É exatamente por isso que eu quis ser diferente dos outros (ou nem tanto) e decidi comentar sobre alguma coisa mais ridícula e menos séria. É melhor vocês ficarem atentos, que as tretas de hoje serão absurdas.
Lembrete: Se você é bem sensível a polêmicas/controvérsias e não quer saber disso, não aconselho você a ler, já que inclui tópicos fortes como exclusão de minorias, sexualização e até ameaças.

Nada mais justo do que começar com o que me fez ter a ideia. Skullgirls é um jogo de luta que eu adoro e, nesse ano, foi feita uma atualização que acrescentou algumas cores adicionais para os personagens; novas cenas de entrada; novos cenários e uma adição a um cenário antigo que enfureceu muitos jogadores.
Dragon Ball FighterZ: SonicFox becomes an official Skullgirls NPC ...
Preste atenção no fundo, você verá uma raposa antropomórfica azul e, caso não saiba, é o avatar do SonicFox, um jogador profissional de Games de luta. O problema é que simplesmente há algumas pessoas que o odeiam simplesmente por ele fazer parte de minorias como a comunidade LGBT e a comunidade Furry (Furry é um termo usado tanto para personagens que são animais antropomórficos, quanto para fãs desse tipo de coisa) e este cenário tinha uma personagem chamada Ms.Victoria e o avatar do SonicFox a substituiu (na verdade essa substituição é uma mentira, pois quando você joga nesse cenário a Ms. Victoria aparece e na outra jogada é o SonicFox, então é basicamente um ciclo de quando você jogar no cenário, um personagem aparece de cada vez) e estas pessoas levaram isso muito a sério, postando análises negativas como forma de boicote. O que faz essa controvérsia ser estúpida é justamente porque essas pessoas simplesmente estão falando mal do Game por um detalhe tão pequeno e que só aparece em um cenário específico. Imagine que eu esteja jogando Smash Bros na arena Final Destination e no fundo do cenário aparecesse o Nicolas Cage, e daí eu fico escrevendo comentários odiosos e que falam mal do jogo como um todo, só porque alguém apareceu no fundo do cenário, entendeu o drama? Essa controvérsia, além de desnecessária, mancha a reputação de um jogo que pode ser potencialmente bom e afasta os jogadores de um Game de que possam até gostar.

A luta pelos direitos das mulheres é bem séria e elas realmente merecem ser tratadas pelo que são e não como os outros as forçam que sejam, mas às vezes isso não justifica algumas pessoas terem recebido mal a personagem Kasumi Yoshizawa de Persona 5 Royal só por ter um traje levemente revelador.
Sumire Yoshizawa | Megami Tensei Wiki | Fandom
Como já expliquei, o nome dessa personagem é Kasumi Yoshizawa e ela veio do jogo Persona 5 Royal, mas agora é hora de saber o porquê de algumas pessoas a terem recebido um pouco mal. Quando Persona 5 foi lançado, ele foi muito bem recebido pelos jogadores e pela mídia e recentemente ganhou uma versão estendida chamada de Persona 5 Royal, que adiciona conteúdo a mais, inclusive esta personagem, que só está disponível nesta versão. Por causa dessa briga sobre mulheres não serem apenas objetos sexuais, algumas pessoas reclamaram do traje da personagem só por mostrar as coxas. Isso é muito estúpido, não só porque eu acho que não é tão ofensivamente revelador como algumas pessoas disseram, como também elas não entendem o contexto da personagem. O contexto desse traje está vinculado a sua participação na trama: quando ela não está ajudando os Phantom Thieves na missão de mudar os corações de pessoas corruptas (não vou explicar a história de Persona 5 aqui, pois não quero desviar do assunto), ela trabalha como ginasta em sua escola e a roupa dela se assemelha aos Collants usados por ginastas femininas. Tudo bem que a visão de mulheres serem objetos sexuais é problemática, mas colocar essa personagem nos mesmo patamares de Mai Shiranui, Rainbow Mika e Ivy é exagero.

Por mais que essas controvérsias anteriores tenham sido imbecis, elas ainda abordam temas sérios como exclusão de minorias e visão idealizada da mulher, só que essa daqui não dá pra engolir.
Killzone Shadow Fall Box.jpg
Quando Killzone Shadow Fall ainda só tinha sido anunciado, a Sony afirmou que a resolução do jogo era de 1080p nativo (eu posso estar errado, mas quanto maior a resolução, mais nítida a imagem é), mas o jogo só rodava em 960 por 1080 no Multiplayer, com a ajuda de artimanhas que eu não consigo explicar porque não entendo muito bem sobre esse negócio de resolução. Não sei se estou errado, mas a Sony ganhou a simpatia do juiz por afirmar que a linguagem técnica usada nas propagandas do jogo não estava incorreta. Eu sei que propaganda enganosa é um assunto sério, mas levar um processo só por causa de nitidez de imagem é ridículo.

E se vocês acharam que levar um processo só por causa da nitidez da imagem é ridículo, vocês não viram nada.
Conheça Tim Langdell, um picareta que afetou o mercado de games ...
Este homem é Tim Langdell, responsável por fundar um estúdio chamado The Edge e ele ficou tão orgulhoso desse nome que  decidiu patentear a palavra Edge para ficar com os direitos dela e processar qualquer um que a utilizasse. O problema é que a patente é extremamente vaga e ele conseguiu vencer contra a empresa Namco por causa do jogo Soul Edge e por causa desse processo o jogo teve que ser renomeado como Soul Blade no Ocidente e as sequências foram renomeadas Soul Calibur (você que é fã de Soul Calibur, agora já sabe o porquê do nome). E Tim não parou só por aí, ele também processava revistas, filmes, programas de TV e absolutamente qualquer coisa que utilizasse a palavra Edge. Mas em um dia, a EA Games consegui derrubar essa patente vaga e conseguiu lançar o jogo Mirror's Edge (este evento está marcado na História como um dos poucos momentos no universo dos Games em que a EA foi boazinha/heroica). Sério, quem em sã consciência seria tão estúpido(a) a ponto de fazer uma patente só pra se achar o/a dono(a) de uma palavra qualquer?

Decidi deixar essa por último porque ela é a mais conhecida da lista e teve as consequências mais absurdas. Super Smash Bros Ultimate teve um pacote de DLC (Downloadable Content) chamado Fighters Pass Volume 1 (o 2 está em andamento), ele inclui 5 personagens jogáveis e o quinto causou um tumulto e tanto.
Byleth (SSBU) - SmashWiki, the Super Smash Bros. wiki
Este personagem se chama Byleth e veio do jogo Fire Emblem - Three Houses. Para entender o motivo do personagem ter causado tanto tumulto, preciso explicar o contexto: em Super Smash Bros Melee foram introduzidos os personagens Marth e Roy, vindos da franquia Fire Emblem, que até o momento  tinha seus Games lançados apenas no Japão e mesmo os jogadores ocidentais não estando familiarizados com Fire Emblem, curtiram bastante os personagens e isso até alavancou o lançamento dos Games de Fire Emblem no Ocidente. No Brawl, o Roy foi substituído por Ike, que estava presente nos últimos lançamentos de Fire Emblem do momento (Path of Radiance e Radiant Dawn). No Smash seguinte, adicionaram Robin, Lucina e Corrin (Roy fez um retorno) e nesse momento, muitos dos fãs estavam começando a achar que os personagens de Fire Emblem eram parecidos demais, não só na aparência, como também na jogabilidade e quando anunciaram Byleth como o último personagem do primeiro Fighters Pass, a maioria dos fãs começou a se enfurecer. Discursos de ódio se alastraram nas redes sociais por conta da inclusão do personagem, muitos fãs se sentiram decepcionados e reclamações contra o Masahiro Sakurai (criador de Smash Bros) proliferaram, mesmo que a inclusão de Byleth tenha sido ideia da Nintendo e não dele e se vocês acharam que isso foi exagero, saiba que o Sakurai recebeu até ameaças de morte (com esse nível de absurdo da controvérsia, tenho até pena dele). Tudo bem se sentir decepcionado(a) por algo que não aconteceu como esperado, mas precisavam ir tão longe assim?

Qual dessas controvérsias você achou a mais estúpida? Conhece outras controvérsias estúpidas envolvendo Games? Gostou da postagem, comente e compartilhe nas redes sociais, Bye Bye!

4 comentários:

  1. eu achei que no jogo do sonic tem muita treta. Mas porque vc escolheu o Nicolas Cage para aparecer numa batalha final? qual a treta? Não acho que a personagem estava usando traje levemente revelador...muito pelo contrário estava até muito vestida. historicamente as mulheres nos videos-games sempre sensualizaram. ainda mais em jogo de luta! Esse Tim sim gostava de uma treta...sujeito insuportável pq edge é aresta e todo game que é modelado em 3D possui edge's...acho que a disney também empresta os movimentos de suas princesas umas às outras....prá economizar tempo !! acaba que sempre acho que elas possuem movimentos iguais..como no Byleth e seus companheiros.

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    1. Pra falar a verdade, nem eu entendi porque escolhi o Nicolas Cage. Concordo que ela estava bem vestida, as pessoas que reclamaram não estão mais em 1920. Comparando com outros personagens de Fire Emblem no Smash, o Byleth tem golpes mais diferenciados do que os outros, Marth, Lucina, Roy e Chrom usam os mesmos ataques, Ike tem suas diferenças, mas as semelhanças são meio claras e já Robin, Corrin e Byleth tem Movesets mais diferenciados que os outros 5, a reclamação com o Byleth é mais por conta do Design e o preconceito que os outros personagens de Fire Emblem geraram na comunidade.

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  2. Olha, eu achei a questão da patente a mais esdrúxula de todas!

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  3. Com certeza a questão da patente é a mais estapafúrdia de todas.
    Gostei dessa análise das tretas do lado de fora dos games.
    É muita tetra!

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