Olá, policiais, tudo bem? Esta é minha quarta vez fazendo análise de um jogo Indie e mais uma vez no 3DS. Tirando isso de lado, jogos Indies geralmente caem nas categorias de serem bem conhecidos, não muito conhecidos ou até mesmo um meio-termo entre os dois e Mighty Switch Force está entre o meio-termo e o desconhecido, pois sinto que ele é pouco comentado, mas não o suficiente para ser obscuro. Então preparem suas algemas que a polícia está chegando!
Fase 1: Gráficos
Eu já afirmei antes dessa fase e no título da postagem que esta análise é da versão de 3DS e o estilo gráfico usado nessa versão não é igual as de Wii U e PC, já que estas versões tem gráficos completamente refeitos. Os gráficos originais podem não ser tão bonitos quanto as versões em HD, mas continuam bonitos mesmo assim, com seus Sprites detalhados, animações cheias de vida e Designs de personagem atraentes (sem malícias). A única reclamação que tenho é a repetitividade dos cenários, mas quando o jogo é divertido, isso se torna detalhe. No geral, o visual 2D tem o seu charme.
Fase 2: Som
Em questão de trilha sonora, posso dizer que é fenomenal. As músicas do jogo seguem um estilo eletrônico e são muito boas, dançantes, detalhadas e fazem papel de música para balada melhor do que muitas que tocam neste tipos de lugar, ouçam:
Todo mundo tem suas preferências musicais e se essa daqui não te agradou, não o culpo. Os efeitos sonoros são básicos, mas conseguem satisfazer bem os ouvidos e cumprem seu trabalho. Sobre as vozes, ou melhor, voz, já que a Patricia Wagon (personagem principal do jogo) é a única personagem com voz nesse jogo (o nome da dubladora dela é Stephanie Komure), posso dizer que tenho sentimentos mistos, já que por mais que eu ache divertido ouvir a voz expressiva dela, não acho que combine tanto com uma personagem com tanta cara de brava como ela e ao levar Game Over, o grito dela é meio exagerado. Por mais que eu tenha sentimentos estranhos em relação à voz da Patricia, a trilha sonora no geral é extremamente boa.
Fase 3: Jogabilidade
Este é o ponto de destaque do jogo. O objetivo é encontrar as 5 Hooligan Sisters (ou irmãs delinquentes em tradução livre) que fugiram da prisão e infestaram a terra de monstros, mas como você irá encontrá-las? explorar as fases e usar os controles do jogo são as ferramentas que irá precisar para prender essas criminosas.
O analógico e o D-Pad controlam a personagem, o botão B pula, o botão Y atira, segurar o X e mover o analógico ao mesmo tempo move a câmera e os botões Y, L e R estão atrelados à mecânica principal do jogo, trocar a ordem de blocos. Há blocos nas fases que podem ser usados como plataforma, alguns estão intangíveis, outros estão sólidos, e com o apertar de um botão, o que os estavam intangíveis solidificam e os sólidos ficam intangíveis e essa mecânica é usada para vários Puzzles e todos eles são bem feitos, juntamente com o Level-Design que complementa muito bem as mecânicas. Preciso esclarecer que há 3 tipos de blocos; 1: Os blocos padrão que são usados como plataforma ou para destruir certos inimigos. 2: Os blocos que podem lançar você ou os inimigos para uma certa direção. 3: Os blocos azuis e vermelhos que funcionam de uma forma difícil de explicar; basicamente, se você estiver pisando em um bloco azul e apertar os botões para trocar de blocos, os azuis não serão afetados e os vermelhos serão, o mesmo vale para quando estiver pisando em um bloco vermelho, mas se estiver pisando em um dos 2 ao mesmo tempo e apertar os botões de trocar blocos, os 2 não serão afetados quando estiver pisando e, sim, quando estiver no ar (se a minha explicação não ficou boa, é melhor jogar para entender). Um dos únicos pontos fracos do jogo é o baixo fator Replay (que, para quem não sabe, é basicamente o que faz um Game ser tão re-jogável). Apesar de não me importar em jogar um Game curto (admito que me sinto mais confortável desse jeito), ele não faz tanta coisa para fazer você jogar de novo, quando zera você ganha a possibilidade de jogar com um tiro que apesar de poderoso, te joga para trás e não pode ser metralhado e umas 5 fase extras (o jogo tem 16 fases, somando as 5 extras o jogo fica com 21 fases, façam matemática meus consagrados!), também há um bônus que você ganha ao completar a fase em menos tempo e é só um mero enfeite para a tela de seleção de fases (traduzindo: uma porcaria inútil). No geral, a jogabilidade do Game é ótima, tem um Level-Design bem construído, Puzzles bem pensados, comandos precisos e responsivos e uma dificuldade balanceada que pode variar um pouco dependendo da coordenação motora do(a) jogador(a).
Fase Final: O Verídico
Prós:
Fase 1: Gráficos
Eu já afirmei antes dessa fase e no título da postagem que esta análise é da versão de 3DS e o estilo gráfico usado nessa versão não é igual as de Wii U e PC, já que estas versões tem gráficos completamente refeitos. Os gráficos originais podem não ser tão bonitos quanto as versões em HD, mas continuam bonitos mesmo assim, com seus Sprites detalhados, animações cheias de vida e Designs de personagem atraentes (sem malícias). A única reclamação que tenho é a repetitividade dos cenários, mas quando o jogo é divertido, isso se torna detalhe. No geral, o visual 2D tem o seu charme.
Fase 2: Som
Em questão de trilha sonora, posso dizer que é fenomenal. As músicas do jogo seguem um estilo eletrônico e são muito boas, dançantes, detalhadas e fazem papel de música para balada melhor do que muitas que tocam neste tipos de lugar, ouçam:
Fase 3: Jogabilidade
Este é o ponto de destaque do jogo. O objetivo é encontrar as 5 Hooligan Sisters (ou irmãs delinquentes em tradução livre) que fugiram da prisão e infestaram a terra de monstros, mas como você irá encontrá-las? explorar as fases e usar os controles do jogo são as ferramentas que irá precisar para prender essas criminosas.
O analógico e o D-Pad controlam a personagem, o botão B pula, o botão Y atira, segurar o X e mover o analógico ao mesmo tempo move a câmera e os botões Y, L e R estão atrelados à mecânica principal do jogo, trocar a ordem de blocos. Há blocos nas fases que podem ser usados como plataforma, alguns estão intangíveis, outros estão sólidos, e com o apertar de um botão, o que os estavam intangíveis solidificam e os sólidos ficam intangíveis e essa mecânica é usada para vários Puzzles e todos eles são bem feitos, juntamente com o Level-Design que complementa muito bem as mecânicas. Preciso esclarecer que há 3 tipos de blocos; 1: Os blocos padrão que são usados como plataforma ou para destruir certos inimigos. 2: Os blocos que podem lançar você ou os inimigos para uma certa direção. 3: Os blocos azuis e vermelhos que funcionam de uma forma difícil de explicar; basicamente, se você estiver pisando em um bloco azul e apertar os botões para trocar de blocos, os azuis não serão afetados e os vermelhos serão, o mesmo vale para quando estiver pisando em um bloco vermelho, mas se estiver pisando em um dos 2 ao mesmo tempo e apertar os botões de trocar blocos, os 2 não serão afetados quando estiver pisando e, sim, quando estiver no ar (se a minha explicação não ficou boa, é melhor jogar para entender). Um dos únicos pontos fracos do jogo é o baixo fator Replay (que, para quem não sabe, é basicamente o que faz um Game ser tão re-jogável). Apesar de não me importar em jogar um Game curto (admito que me sinto mais confortável desse jeito), ele não faz tanta coisa para fazer você jogar de novo, quando zera você ganha a possibilidade de jogar com um tiro que apesar de poderoso, te joga para trás e não pode ser metralhado e umas 5 fase extras (o jogo tem 16 fases, somando as 5 extras o jogo fica com 21 fases, façam matemática meus consagrados!), também há um bônus que você ganha ao completar a fase em menos tempo e é só um mero enfeite para a tela de seleção de fases (traduzindo: uma porcaria inútil). No geral, a jogabilidade do Game é ótima, tem um Level-Design bem construído, Puzzles bem pensados, comandos precisos e responsivos e uma dificuldade balanceada que pode variar um pouco dependendo da coordenação motora do(a) jogador(a).
Fase Final: O Verídico
Prós:
+ Os gráficos 2D tem o seu charme
+ A trilha sonora é fenomenal
+ A jogabilidade é simples e precisa
+ O Level-Design e os Puzzles são bem feitos
Contras:
- Fator Replay fraco
Nota Final:
8.3
Resumindo: Mighty Switch Force é um ótimo Game. Seus gráficos 2D são charmosos, a trilha sonora é absurdamente fenomenal, contém Puzzles e fases bem divertidas e sua jogabilidade é muito precisa, apesar de simples. Pode ser que ele não tenha muito conteúdo, mas vale apena jogar, nem que seja por mera curiosidade e você pode achá-lo por preços baratos na E-Shop do 3DS, mas caso não tenha um 3DS, você pode jogá-lo na versão de PC ou na Mighty Switch Force! Collection, que está disponível para Nintendo Switch (um tanto quanto irônico, considerando que a palavra Switch está presente no nome do Game), PS4, Xbox One e PC.
Conhecia Mighty Switch Force? Já jogou? Se interessou por ele? Gostou da postagem? Comente e compartilhe nas redes sociais, Bye Bye!
Gostei da postagem e da trilha sonora!
ResponderExcluirTaí um joguinho que eu gostaria de jogar. Gostei do estilo do jogo, ou melhor, o design. Essa ideia de perseguição me parece bastante boa e como vc disse que a trilha sonora é boa, parece um bom conjunto! Quero jogar em breve!!! Abç!!!
ResponderExcluirGostei do design do jogo e fiquei curiosa para jogar. Parabéns, excelente postagem!!!
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