terça-feira, 27 de outubro de 2020

Jogos de navegador que eu adoro

 Olá, povo feito com Flash, tudo bem? Quando eu era criança,  costumava jogar muitos jogos de navegador nos computadores. Admito que eles eram um tanto limitados, mas além de acessíveis,  conseguiam ser divertidos e tinham seu charme. Mas uma notícia terrível foi revelada ao público: a partir de dezembro deste ano, o Adobe Flash Player (o programa que foi usado para fazer os jogos de navegador) deixará de ter suporte, fazendo com que milhões de joguinhos pela Internet não possam mais ser jogados, e isso é muito trágico, pois apesar de não serem muito refinados e ter bastante tranqueira entre eles,  eram divertidos e fizeram parte da vida de muitas pessoas (inclusive da minha) e, sem eles por perto, várias pessoas não poderão mais jogá-los. Por causa disso, eu irei comentar sobre jogos de navegador que eu adoro. 

Lembrete: Nessa lista só entra jogos que eu joguei, se não tiver um jogo que você goste, deve ser porque eu não joguei ou por não ser um dos meus favoritos.

O primeiro que eu escolhi não é só um jogo, é uma série de jogos. 

Henry Stickmin é uma série de jogos cuja proposta se baseia em cenas com opções de escolha que alteram o percurso da história. O que me faz adorar essa série? A sua jogabilidade é bem parecida com games como Life is Strange, Detroid e qualquer jogo feito pela Telltale, mas o que ele tem de especial, é que além de ser bem curto (basicamente pode ser zerado em menos de meia-hora), as rotas alternativas são bem legais de se descobrir e mesmo que boa parte das escolhas sejam apenas respostas de certo ou errado, elas fazem as cenas se desenrolarem de formas muito engraçadas e inusitadas. Sendo um joguinho de ver cenas, é fácil pensar que não haveria muito fator Replay, mas o fator Replay não está aplicado só às rotas alternativas, como também os segredos e conquistas para descobrir. Há 6 jogos dessa série no total; primeiro veio o Breaking the Bank, que eu não me lembro de ter jogado; depois veio o Escaping the Prison, esse sim eu já joguei; e daí veio o Stealing the Diamond, que eu já cheguei a jogar, mas não me lembro de muita coisa; Infiltrate the Airship foi o primeiro Henry Stickmin que eu joguei, e até agora é o meu favorito (não sei se é porque eu acho que as escolhas foram melhor pensadas, ou se é só nostalgia); fui jogar o Fleeing the Complex recentemente e ele acabou se tornando o meu segundo favorito; por último veio o Completing the Mission, que eu não joguei, pois ele só está incluído na The Henry Stickmin Collection que está disponível apenas na Steam, por cerca de uns 20 reais. Caso não queira pagar por uma coletânea que deveria ter um preço mais barato, dá para baixar gratuitamente Escaping the Prison, Infiltrate the Airship e Fleeing the Complex separadamente na Play Store. Essa série é muito boa e recomendo jogar qualquer game dela. 

Vocês que acompanham este Blog, já devem saber que eu amo Super Smash Bros, e com todo o meu amor por essa franquia, já é de se esperar que se eu jogasse um Fan Game que esteja ao nível de capricho dos jogos oficiais de Smash, eu o consideraria como o meu jogo de navegador favorito de todos. 
Super Smash Flash 2 é um Fan Game que recria fielmente a jogabilidade da franquia Smash Bros. A jogabilidade é basicamente a mesma de qualquer Smash, então eu vou partir para outros aspectos do game. O que mais chama a atenção é a lista de personagens, além dela conter alguns personagens que já estão nos Smashs oficiais, ela contém alguns personagens obscuros como Lloyd de Tales of Symphonia e Chibi-Robo de Chibi-Robo (mais um caso de título com nome do protagonista), alguns personagens famosos que não apareceram em um jogo oficial da franquia como Tails de Sonic e Sora de Kingdom Hearts, e também personagens de Anime como Goku e Naruto. As versões que tinham nos Sites que tinham esse tipo de jogo eram versões mais simples, já que só tinham o modo Versus e alguns Minigames, além de não conter alguns personagens que foram introduzidos em versões posteriores (essas versões posteriores você pode baixar no seu PC, caso tenha um). Independente se for fã de Smash Bros ou alguém que não tenha condições de comprar um console de Nintendo e só tenha um PC em casa, Super Smash Flash 2 vale à pena ser jogado. 

O Super Mario Bros de Nintendinho é um game icônico, mas, e se o encanador tivesse ajuda de outros heróis de games do Nintendinho
Super Mario Bros Crossover já entrega tudo no nome (pra quem não sabe, Crossover é um termo utilizado para quando uma franquia faz participação especial com outras), então eu vou partir para o que faz dele especial. É o Mario do Nintendinho sem grandes diferenças em Gameplay e Level-Design, mas é a inclusão de personagens de outros jogos que o torna especial. Pode parecer que os outros personagens só foram tacados pra chocar os fãs e não fazer muita coisa de diferente, mas esse não é o caso, já que as mecânicas de seus respectivos jogos foram muito bem implementadas nas fases do Mario e ver como essas mecânicas foram implementadas é a principal graça do jogo. E também dá para modificar a aparência das fases e dos personagens, além de disponibilizar vários códigos pra deixar a jogatina mais variada. Poderia ser apenas uma versão alternativa do Super Mario Bros original, mas os criadores iram além disso, e acabaram fazendo um baita jogo. 

Eu tenho muita nostalgia desse jogo e dos dias em que  jogava com o meu primo. 
Kawairun 2 é um jogo de corrida diferente, pois a sua jogabilidade é de um jogo de plataforma e suas pistas não têm fim, fazendo que o seu objetivo não seja chegar em primeiro e, sim, sobreviver até o final da partida. Dá pra jogar sozinho e só tentar conseguir a maior pontuação, mas a graça está no Multiplayer, tanto no Online, quanto no local. É divertido desafiar os seus amigos e a família pra ver quem é o melhor, e isso já é o suficiente para se divertir com boas tardes. Além disso, dá para girar uma roleta para ganhar prêmios, e customizar o seu avatar. Kawairun 2 é um ótimo jogo que guardo carinhosamente nas minhas lembranças. 

E pra finalizar. Havia um jogo chamado Robot Wants Kitty, ele até que era legal, mas a sua continuação me marcou mais. 
Robot Wants Ice Cream é um jogo de plataforma em que, obviamente, controlamos um robô junto com um cachorro, em uma jornada para procurar sorvete. A história não importa, o que importa é a jogabilidade. A jogabilidade é simples e funcional, mas o que me marcou no jogo, é o senso de liberdade e exploração, já que o mapa é extenso e te dá liberdade para ir aonde quiser, além de que há vários upgrades para coletar e chefes para enfrentar (rimou). Robot Wants Ice Cream pode ser meio estúpido, mas ele é bem divertido e marcou a minha infância. 

Você gostava desse tipo de jogo? Quais jogos de navegador você gosta? Está triste que eles serão perdidos? Gostou da postagem? Comente e compartilhe nas redes sociais, Bye Bye!

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. E bem ruim quando acaba alguma coisa que gostamos e estamos acostumados. Mas por outro lado, sempre dá espaço para coisas novas ... Eu gosto só de jogos do Mario, coisa que os meus alunos nem conhecem. Fiz uma rápida pesquisa com alunos de 13/14 anos e eles só jogam free Faire, Roblox e Minecraft. Não conhecem mais nada ... Dá até pena do que eles estão perdendo.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ivan! Não seria possível organizar um abaixo-assinado ou alguma manifestação dos fãs para que o Adobe Flash Player continuasse a ter suporte? Quem sabe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas pessoas estão fazendo um emulador de Flash, isso pode ajudar na preservação dos jogos de navegador.

      Excluir
  4. É complicado qdo vc perde a possibilidade do contato com aquilo q vc gosta e sabe q esta ali... o jogo esta ao alcance das suas mãos mas vai deixar de funcionar. É uma perda e uma pena...Acredito que os q realmente gostam desses jogos vão arrumar uma maneira de jogá_los.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um pessoal aí que está fazendo um emulador de Flash, então há esperança para que esses jogos ainda possam ser jogados.

      Excluir
  5. Como te entendo! Gostei da descrição do Robot wants ice cream. “Senso de liberdade e exploração”!! Para mim, o melhor argumento para que mantenham o Adobe Flash Player

    ResponderExcluir