segunda-feira, 14 de março de 2022

Minhas primeiras impressões sobre Kirby and the Forgotten Land

 

 
Olá, povo da terra esquecida, tudo bem? Já faz bastante tempo que não faço uma postagem de primeiras impressões (a última foi em 2018, em que falei sobre o Kirby Star Allies). Como foi lançada uma Demo do próximo Kirby, que está por vir no Switch (além do lançamento estar próximo), decidi fazer mais uma postagem sobre primeiras impressões. Chega de perder tempo que a postagem vai começar!!! 

Fase 1: Gráficos 
Como podem ver, os gráficos do jogo são bonitos. Tudo é tão colorido e prazeroso aos olhos! e mesmo não tendo as texturas mais detalhadas já vistas, são detalhadas o bastante para não distraírem o jogador. Sendo um jogo com movimentação 3D, ele acaba usando ângulos de câmera para deixar o cenário com um aspecto mais grandioso, e isso funciona muito bem. As animações são bem feitas e funcionais, estão aí pra cumprir o seu papel e não atrapalham a jogatina (só achei estranho que quando os inimigos estão distantes, o FPS deles diminui. Não atrapalhou a experiência, só estranhei a decisão). Devo ressaltar que o jogo roda em 30 FPS, ao invés dos 60 FPS dos jogos passados (exceto o Star Allies), e admito que isso não me incomoda, pois se o jogo estiver jogável, o FPS não se torna um problema. Outra coisa que irei ressaltar é a qualidade das CGs usadas em algumas Cutscenes: está uma maravilha e parecem ter saído de um filme da Pixar de tão boas que estão. Vejam: 
Fase 2: Som 
Os aspectos da trilha sonora, sendo as músicas ou efeitos sonoros, é simplesmente bem típico de Kirby. Isto não significa que é ruim, muito pelo contrário, as músicas, efeitos sonoros e outras coisas relacionadas ao áudio continuam sendo muito boas, mesmo não sendo tão elaboradas em relação a outros jogos. 
Fase 3-1: Controles 
Nós demoramos para receber um Kirby com jogabilidade 3D, justamente por alguns aspectos da jogabilidade tradicional da série serem difíceis de traduzir para um ambiente 3D. A pergunta é: eles conseguiram fazer uma boa transição para o 3D? Sim! O analógico controla o Kirby em todas as direções; o botão A pula, com direito a alguns ajustes para ficar mais coeso com o espaço 3D (como o voo ser limitado igual ao Kirby 64 e não poder alcançar o topo da tela); o botão b suga (dessa vez permitindo que você possa andar e redirecionar a sucção) e permite usar as habilidades copiadas dos inimigos;  os botões Y e - removem a habilidade copiada e seguram os gatilhos de cima que te permitem defender, e movendo o analógico enquanto defende é a esquiva. Teve algumas coisas que eu deixei de lado, mas decidi só mostrar o que importa. Os controles funcionam muito bem, não só pelas adaptações para o formato 3D, como também pela boa responsividade dos comandos e o Level-Design complementa tudo isso ainda mais. 
Fase 3-2: Habilidades de Cópia 
Por ser só uma Demo, nem todas as habilidades estão disponíveis (só tem 4 aí) e nenhuma habilidade nova aparece nessa Demo. Mesmo assim, irei comentar. A primeira é 1: Sword, ela tem golpes rápidos e simples e, mesmo com a transição, não mudou muita coisa; 2: Cutter se especializa mais em atacar à distância com seus bumerangues, mesmo tendo um ataque corpo-a-corpo que funciona tal como a faca de Metal Slug, e dessa vez, adicionaram o poder de fazer o bumerangue girar parado no ar ao segurar o botão de ataque, dando dinâmicas interessantes nessa habilidade que não havia nos jogos passados; 3: Bomb era uma habilidade que eu não curtia tanto nos jogos 2D, pois achava meio lenta, mas esse jogo me fez gostar dela, pois mesmo não sendo tão diferente dos jogos anteriores, as mecânicas de jogar e botar bombas no cenário funcionam melhor num ambiente 3D, pois permitem fazer um uso melhor do espaço em volta, o que não funcionava muito bem em 2 direções; Por último, 4: Ice só tem o bafo de gelo dessa vez, e estou meio decepcionado por estar faltando alguns golpes que apareciam nos jogos 2D. O jogo completo irá incluir um sistema de dar Upgrades nas habilidades para dar funcionalidades mais diferenciadas, só que ele não está disponível na Demo, mas dá para obter algumas dessas versões alternativas após passar de todas as fases para ter um gostinho de como serão: a primeira é a 1: Gigantic Sword, que é uma versão mais lenta, só que com mais força e alcance da Sword; 2: Chakram Cutter é uma versão mais rápida e que te permite deixar dois bumerangues girando no mesmo cenário; 3: Chain Bomb te permite conectar bombas através de uma corrente, não só pra usar melhor o espaço, como também, para deixá-las mais fortes (o máximo que dá pra conectar é 6); 4: Frosty Ice coloca bonecos de neve com o bafo de gelo, que podem ser arremessados ao encostar neles (além de conter referências ao Mr Frosty dos jogos passados). As habilidades podem não ter tanta variedade de golpes quanto os jogos 2D (ou o Kirby Battle Royale, que foi um dos experimentos que fizeram pra tentar traduzir o Kirby para o 3D), mas ainda são divertidas e funcionais e algumas até ficaram melhores do que nos jogos 2D. 
Fase 3-3: Mouthful Mode 
Os jogos principais do Kirby moderno frequentemente incluem mecânicas novas que servem para auxiliar na exploração e combate, como as Ultra Habilidades do Return to Dreamland ou a Robobot do Planet Robobot, e essa é a nova mecânica que acrescentaram nesse jogo. Basicamente, o Kirby pode se acoplar a objetos presentes no cenário para usar suas habilidades e passar de certos obstáculos. Os que disponibilizaram na Demo foram 3: 1: O Carro faz com que Kirby dirija e atropele qualquer um em seu caminho, além de poder quebrar algumas paredes (GTA que se dane, isso sim é atropelamento de qualidade!); 2: A Máquina de Vendas é lenta, mas consegue metralhar refrigerantes e sucos nos inimigos e paredes, só que a munição não é infinita e pra recuperá-la é só pegar as latas que ficam no chão; 3: O Cone é um pouco parecido com a habilidade Stone dos jogos passados, pois o seu ataque resume a um mergulho aéreo que pode abrir passagens no chão. Esses são o que disponibilizaram na Demo e mesmo as minhas descrições deixando-os parecidos demais, eles são divertidos de usar e dão uma variedade bem-vinda nas fases (além de serem bem engraçados de se ver). 
Fase 3-4: Co-op 
O jogo tem um modo cooperativo de 2 jogadores, mas não irei comentar tão detalhadamente. O segundo jogador controla o Bandanna Dee, com o Moveset dos seus jogos passados adaptado bem para o 3D, e ele é divertido de controlar. O Co-op é divertido no geral. 

O Que Achei Sobre: Adorei Kirby and the Forgotten Land. Tem bons gráficos, boas músicas, e a adaptação que fizeram para o 3D foi bem sucedida. Os controles são bem responsivos e os aspectos que tiveram que adaptar funcionaram bem, além de ter um Level-Design competente, um combate divertido e a mecânica do Mouthful Mode ser bem gostosa de usar. A temática de cenários urbanos abandonados e cobertos por natureza não é nova, mas é bem interessante e aprecio os que colocaram nesse jogo. Têm coisas dos jogos 2D que sinto falta, mas curti bastante a experimentabilidade do jogo. Tem potencial para se tornar um dos meus Kirbys favoritos da franquia inteira. 

O que achou da Demo? Está aguardando o jogo? O que achou da mudança pro 3D? Gostou da Postagem? Comente e compartilhe nas redes sociais, *dancinha da vitória*. 

Nota do Escritor: eu tinha esquecido de colocar que a data de lançamento do jogo é 25 de março.

34 comentários:

  1. Parece bem bonita, visualmente, essa Demo. Aliás, o Kirby é sempre fotogênico!
    Quando o jogo estará disponível?

    ResponderExcluir
  2. Parece que vai ser mais um jogo bastante fofo e divertido do Kirby! Preciso jogar ele com você depois que sair!

    ResponderExcluir
  3. Eu estou bem animado, nunca fui um avido jogador de kirby mas tem várias coisas nesse novo que estão me convencendo a jogar quando eu tiver uma chance, adorei o mouthful mode e toda ideia por trás dele, eu ri alto quando vi a apresentação do jogo. mal posso esperar pra poder jogar!

    ResponderExcluir
  4. Olha, o jogo parece bem legal...e as suas análises estão muito boas mesmo, parabéns Ivan!!! Mas eu penso q o jogo parece que os graficos ficaram parecidos co o jogo zelda do switch...pelo menos a modelagem da grama é a mesma....mas o jogo é tão colorido e bonito e o kirby é tao fofinho q tá parecendo um cenário teletubbies de tao colorido!!!!!precisamos ver qdo vai lançar essa preciosidade!!!!! Estou animado pq Kirby é um dos personagens mais icônicos do mundo dos games!!! É simples e redondo com muitos poderes!!!

    ResponderExcluir
  5. Ivan, adorei ler a sua primeira impressão do Kirby and the Forgotten Land! Super!!

    ResponderExcluir
  6. Eu não curto muito games, gosto mesmo é de textos, literatura. Mas gosto dos seus posts pela maneira fora do trivial como você expõe as ideias. A maneira como você constrói e articula as frases. Acaba envolvendo que nem entende muito ! 😅

    Uildo

    ResponderExcluir
  7. Ivan como sempre primoroso nos detalhes! Muito bom!

    ResponderExcluir
  8. Geeennnte, tem coisa mais fofa que o kirb???

    ResponderExcluir
  9. Ficou muito bem explicado. Me animei a testar!

    ResponderExcluir
  10. Fiquei muito interessada nesse jogo. Tem alguma indicação de faixa etária?
    Parabéns pelo texto! Arrasou

    ResponderExcluir
  11. Cara, Kirby é um clássico e a sua resenha é muito bem escrita! Me fez pensar em comprar um switch!

    ResponderExcluir
  12. Adorei a descrição do jogo 😀
    Apesar de não conhecer já deu vontade de jogar uma partida ...

    ResponderExcluir
  13. sou fã do kirby desde o gameboy. tem um vídeo mt engraçado de um cara explicando como o kirby é o ser mais forte do universo mas tudo que ele quer é ficar de boa hahaha

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo texto, não conhecia o jogo e achei super legal, deu até vontade de comprar um switch pra jogar

    ResponderExcluir
  15. Sempre gostei do kirby, queria muito jogar esse novo game, pena que não tenho o switch:)

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia o jogo mas já me deu vontade de comprar! Excelente texto, super explicativo!

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pela descrição! Deu vontade de jogar!🤩

    ResponderExcluir
  18. Adoro!!! Li em algum lugar q nessa versão ele poderá inalar coisas da vida real... como uma geladeira inteira... é verdade???? Como será isso??? Curiosa!!!
    Seu texto está incrível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. O Mouthful Mode que mencionei é justamente isso.

      Excluir
  19. Gostei da descrição! Por ser uma demo, será que os FPS à distância não vão melhorar com a versão final?

    ResponderExcluir
  20. Obrigada pela resenha completa! Bem detalhada! Só temos a agradecer!! Certeza que ajuda muitos curiosos e tb quem já conhece o jogo. Gde contribuição, vlw!!!

    ResponderExcluir
  21. Nunca joguei kirby, mas parece legal, poder roubar as abilidades dos outros.
    Depois de ler seu post fiquei com vontade de comprar um Switch so para jogar o kirby!!!!

    ResponderExcluir
  22. Nunca joguei Kirby mas parece ser bem legal, os gráficos são ótimos.
    Sempre quis ter um Switch, depois do seu post minha vontade aumentou de ter um e de jogar Kirby.

    ResponderExcluir
  23. Adorei a forma que vc descreveu todos os detalhes do jogo! Parabéns!

    ResponderExcluir
  24. Já joguei Kirby algumas vezes com os meninos e sempre gostei do jogo. Acho que será mais um sucesso. Parabéns pela postagem, deu até vontade de jogar. hehehehe

    ResponderExcluir