Olá, povo que vive muito, tudo bem? 10 de maio de 2022, o exato dia em que completo 20 anos de idade e, pra comemorar, decidi compilar os meus jogos favoritos de cada ano que estive vivo. A minha vida teve altos e baixos, e Videogames foram uma parte importante dela, porque constituem muito dos meus interesses especiais. Por tudo isso, mostrarei este presente de aniversário que dei para mim mesmo.
2003 foi um dos anos que mais tive dificuldade de colocar um jogo pra lista, pois não achei que tinha tantos jogos que achava super legais. Um dos que considerava pra lista era Mario & Luigi - Superstar Saga, mas daí achei esse jogo e acabei adorando.
Eu decidi jogar esse jogo porque ele me lembrou
Metal Slug nas imagens que vi dele, e o jogo realmente se parece com
Metal Slug no seu estilo de
Gameplay (eu até suspeito que tem envolvimento do mesmo pessoal de
MS, mas não posso confirmar). A jogabilidade é boa, com comandos que são familiares a jogadores de
Metal Slug e que funcionam muito bem. A jogabilidade é dividida em 3: à pé, que é o seu típico
Run 'n Gun; acima da água, que é um
Auto Scroll em que você monta num golfinho; debaixo da água, que é quase igual ao estilo anterior, só que mais lento e é o personagem que nada, com o golfinho só acompanhando. Os gráficos também são bons, com cores vibrantes, animações bem feitas e devido ao jogo ter sido feito na placa de
Arcade Atomiswave, deu espaço pra trazer um dinamismo visual ainda maior. Tirando os ambientes aquáticos e golfinhos, ele não tem uma identidade tão única e marcante quanto outros
Run 'n Guns, e mesmo a jogabilidade sendo boa, também não é uma das mais polidas do gênero, mas gostei dele justamente pela familiaridade que tive com o
Metal Slug. Não é um jogo particularmente inovador ou super polido, mas
Dolphin Blue me divertiu e é isso que importou pra mim.
2004, foi ano que tive dificuldade só no começo, pois não tive tantas ideias antes, mas depois de um tempo a minha maior consideração para este ano foi o meu Zelda 2D favorito, que por sinal, foi o primeiro jogo da franquia que zerei.
2004: The Legend of Zelda - Minish Cap
Zelda - Minish Cap é um jogo de
Zelda que sinto que foi meio esquecido pelo pessoal porque não vejo mais tantas pessoas falando dele quanto antes. Por ser bem tradicional, não tem uma identidade tão forte quanto outros
Zeldas, mas isso não é necessariamente ruim. Algo interessante sobre a sua direção de arte é que mesmo o jogo sendo 2D, a estética dos seus personagens se alinham mais com os jogos 3D da franquia, como ter os
Designs de personagens do
Wind Waker, além de ter
NPCs do
Ocarina e do
Majora's (além de certas partes se aplicarem na jogatina, como o
Link poder rolar e os clipes de voz dele serem os mesmo do
Ocarina). Falando em questões visuais, o jogo tem belos gráficos, com cores vibrantes e animações fluidas, provavelmente um dos melhores visuais de
game do
GBA ou de
games 2D em geral. A trilha sonora também é muito boa, com músicas agradáveis de ouvir, que conseguem muito bem passar os sentimentos de alegria, tensão, mistério ETC. A jogabilidade segue o típico padrão dos
Zeldas 2D, mas por ser no
GBA, os equipamentos são atrelados aos botões
A e
B (não se preocupe, ele não tem tanto troca-troca de equipamentos como no
Link's Awakening ou nos
Oracles), e sinto que eles tem ainda mais profundidade do que em outros
Zeldas, além de ter boas
dungeons e lutas com chefe que tem mais nuance do que em outros jogos da série. Outro motivo que me faz gostar tanto dele, é que tem um certo senso de maravilha infantil que não vejo tanto em outros
Zeldas, e isso de certa forma o faz especial pra mim (é esse mesmo senso de maravilha infantil que me faz gostar tanto de
Kirby's Epic Yarn). O maior problema dele é o ritmo, por causa da velocidade lenta do
Link e das transições, explorar áreas acaba sendo mais demorado do que devia. Não nego que ele tem problemas e que boa parte da minha preferência é por conta de nostalgia, mas
Minish Cap me agrada justamente pelo que ele faz de bom, mesmo com os seus problemas.
2005 não foi um ano que tive tantas dificuldades para achar um jogo, teve alguns como Resident Evil 4 e Pump It Up Exceed 2 que são jogos desse ano que gosto muito, mas esse aqui já estava decidido desde cedo.
2005: Mario Kart DS
Mario Kart DS é o quinto jogo da franquia (excluindo o
Arcade GP) e é um dos mais nostálgicos pra mim e o que eu mais joguei. A jogabilidade é típica da franquia, mas a física é muito mais confortável e menos escorregadia do que os
Mario Karts anteriores. Além disso, ele traz uma das melhores seleções da pistas da franquia inteira (também incluindo algumas pistas de todos os jogos anteriores), uma lista de personagens pequena mas marcante e, por ter sido feito num console portátil, deram uma ênfase maior no
Singleplayer com o
Modo Missão, que é uma coletânea de desafios e chefes para serem superados. Os modos
Multiplayer continuam tão bons quanto, cheios de diversão, frustração e customização nas jogatinas. Ele também tem gráficos aceitáveis pros padrões de jogos de
DS da época e uma ótima trilha sonora. Eu não tenho muito o que dizer em relação ao
Mario Kart DS, ele faz tudo que um bom
Mario Kart precisa e faz tudo isso muito bem.
Uma das minhas maiores dificuldades em fazer listas de top 10 ou desse tipo é organizá-las, pois às vezes eu sinto que nem sempre os meus rankings são coerentes com os meus sentimentos e como as minhas opiniões podem mudar com o tempo, acabo pensando em "deveria ter colocado jogo x e mudar posição de jogo y pra z" depois de ter feito essas listas (o que me levou a fazer dois "top jogos favoritos" aqui no Blog de forma apressada). Eu achava que tinha um jogo definido pra 2006, mas percebi que não. Enquanto eu não tenho um jogo superfavorito de 2006, decidi colocar um jogo que gosto e que tenho apego nostálgico, de última hora.
2006: Mario Hoops 3-on-3
Mario tem vários jogos de esportes e em
Mario Hoops 3 on 3, a turma do encanador decide jogar basquete. A jogabilidade dele é um tanto não-convencional, já que mistura a
Touch Screen e os direcionais. Ela pode ser meio difícil no começo, mas quando você se acostuma, acaba sendo bem satisfatório de jogar, com a boa movimentação e fluidez na
Touch Screen. Por ser um jogo de esportes do
Mario, ele não segue totalmente as regras do basquete, tipo, o básico ele segue, de 1 time contra outro, ter dribles e jogar a bola na cesta, mas ele adiciona elementos irrealistas, como poderes especiais, criar barreiras, itens de
Mario Kart e poder marcar mais do que 2 ou 3 pontos nas jogadas (é possível marcar até 140), que dão ao jogo todo o charme e diversão desse tipo de jogo do
Mario. Ele também tem gráficos 3D bons pros padrões de jogos de
DS, junto com uma arte limpa e estilosa para complementar (justamente essa mesma da capa) e uma trilha sonora excelente com uma junção de estilos diferentes que a torna um tanto única. Um ponto marcante deste jogo é que ele também tem personagens de
Final Fantasy como personagens jogáveis (provavelmente por ter sido desenvolvido pela
Square Enix) e acho isso legal por algum motivo. Se tenho algo a reclamar é que ele é bem desbalanceado, pois além de alguns personagens serem melhores do que outros, as melhores táticas pra vencer são básicas e fáceis de abusar.
Mario Hoops 3 on 3 não é só um jogo do
Mario que tenho nostalgia, ele é bem único dentro da franquia, além de ser bem feito e merecer reconhecimento.
2007 é um ano que teve uma concorrência meio acirrada para aparecer nessa lista. Eu estava em dúvida entre Mario Party DS e The World Ends With You. Por um lado, Mario Party DS é um jogo que tenho apego nostálgico e é muito bom de jogar, mas por ser Multiplayer no DS, senti que não o aproveitei direito (mesmo ele tendo um pouco mais de foco no Singleplayer do que nos outros Mario Party), e por outro, TWEWY é muito bom e tem um ótimo game design, só que ele é mais um jogo que aprecio pelo que faz do que uma preferência pessoal minha. E quem ganhou? nenhum deles, pois um 3° competidor entrou de penetra e acabou se tornando um dos meus jogos favoritos de todos.
2007: Akatsuki Blitzkampf
Akatsuki Blitzkampf é um jogo de luta
doujin (
doujin é quase um equivalente do termo
indie lá no
Japão) feito pela
Subtle Style. É meio nebuloso se ele é considerado uma versão melhorada ou sequência de
Akatsuki Shisei Ichigo, e uma regra não escrita dessa lista é que não considero versões relançadas, já que destoam de como ele foi originalmente projetado pra jogar (mesmo com melhorias ou não), mas acho que
Akatsuki Blitzkampf se destaca o suficiente no seu conteúdo para diferenciá-lo do
Shisei Ichigo, que parece mais um protótipo. Algo que chama a atenção de início é a sua apresentação, já que a sua direção de arte se destaca de outros jogos do gênero, sendo mais sombria e intensa e com inspirações na 2° guerra mundial, criando uma identidade única. A sua jogabilidade é bem típica de jogos de luta 2D, mas tem seus diferenciais. Eu diria que a sua jogabilidade é um meio termo quase perfeito, mas como assim? ele é um meio termo de 2 coisas:
1: um meio termo entre jogos de luta antigos que eram mais metódicos (
Street Fighter e
The King of Fighters) e os jogos de luta modernos dessa época que eram mais frenéticos e soltos (
Guilty Gear e
Melty Blood);
2: os esquemas do seu combate são mais simples do que outros jogos de luta do mercado, permitindo que iniciantes possam mergulhar de cabeça, mas também tem complexidade o suficiente para também agradar os veteranos no gênero. Por isso que eu disse que ele é um meio termo quase perfeito, pois ambas as coisas que ele faz meio termo, faz com muita maestria. Ele também apresenta vários modos, enchendo-o de conteúdo que o deixa bem completo, talvez até mais do que alguns jogos de hoje em dia (não estou dizendo que o jogo é super extenso, mas você entendeu).
Akatsuki Blitzkampf é um excelente jogo de luta que faz tudo com maestria.
2008 é um dos anos que mais tem jogos favoritos meus, inclusive o meu jogo favorito de todos os tempos.
2008: Super Smash Bros Brawl
Super Smash Bros Brawl não é um dos jogos mais bem vistos da série, mas ele é importante não só pra franquia, como pra mim. A jogabilidade dele não é tão polida quanto a dos outros da franquia, mas continua com aquele mesmo esquema de combate divertido de todos os
Smashs. A trilha musical deste jogo é uma das minhas favoritas de todas (ou senão, favorita de todas), já que senti que as músicas originais e
remixadas foram mais caprichadas e épicas do que nos outros. Sobre o estilo mais realista do
Brawl, sou bem neutro em relação a ele, alguns personagens foram bem traduzidos pra esse estilo e outros não, assim como os cenários e, no geral, é mais um produto de uma visão datada dos anos 2000. Um ponto que foi importante pra mim é que mesmo sendo um jogo feito pra ser jogado no
Multiplayer, ele trouxe conteúdo o bastante para não deixar os jogadores no
Singleplayer insatisfeitos, como o modo
Subspace Emissary, os
Chalenges ETC. Outro ponto que me atraiu é como ele parecia uma lição de história
gamer, não só pela presença dos vários personagens jogáveis e as inúmeras músicas diferentes, como também os troféus que davam descrições sobre as suas origens, ter uma lista de jogos lançados pela
Nintendo até aquela época e as
Demos de alguns jogos antigos da empresa (e considerando que saiu em uma época que a
Internet não era tão gigante quanto hoje em dia, impressiona). Independente disso tudo, o principal motivo são as memórias que fiz com ele, as felizes, as dolorosas e as de qualquer outro tipo, e convenhamos, as nossas coisas favoritas sempre são favoritas por causa das nossas memórias e experiências.
Super Smash Bros Brawl pode não ser bem visto, mas é um jogo imperfeito que amo e sempre será o meu queridinho.
Continua...
Fiquei tão animada com a postagem que acho que vou fazer uma lista de livros que amo para cada ano em que vivi! Da sua lista, até agora, curti as referências históricas do Akatsuki Blitzkampf. Também curti o nome meio japonês meio alemão, nem sei pronunciar...
ResponderExcluirDemais Ivan!! Belezas de vinte anos e são só os primeiros!! Manda aí os próximos...Parabéns e beijo
ResponderExcluirCaracóis me mordam... com certeza gostei do 2008!!! Show!!!
ResponderExcluirSensacional essa sua ideia... um item para cada ano! Serve para muitas coisas! Se conseguirmos pensar em uma coisa boa para cada ano deve ficar da hora.
ResponderExcluireu achei q vc começou muito bem com crazy taxi e o parecido co metal slug, o dolphin blue...nas imagens tb achei que parecia metal slug e daí deve ser bem legal!!! os jogos de luta 2D não me atraem muito mas o quinto jogo, mario kart, esse sim é maneiro!!!! tem algum desses para PS3?, e o Kirby, em qual aniversário que vc ficou fã?
ResponderExcluir“Yanser, seus vinte anos foram de grandes games. Que os próximos sejam icônicos também! Parabénnnsss!!!"
ResponderExcluirBjs
André