quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

O meu novo sistema de avaliações

 
Olá, tudo bem? Já faz um tempo que eu decidi dar um hiato para as minhas análises (a última que fiz foi a de Soul Eater - Battle Resonance). E o motivo é que eu estava insatisfeito com o meu sistema de avaliações. Sentia que os números de 1 a 10 que eu colocava não representavam tão bem os meus sentimentos em relação ao jogo que comentava e isso deixava as análises mais arbitrárias do que eu pensava. Não irei entrar em tantos detalhes nesse assunto porque eu já fiz isso em uma postagem passada, e se quiser vê-la para ter um contexto melhor, não vai ser complicado por não ter saído tão longe (é só 5 postagens atrás dessa). Já que o outro sistema não condizia bem com o que eu queria, decidi substitui-lo, e mesmo a solução não sendo perfeita, é mais do que suficiente para mim. 

Para oferecer um sistema de avaliação que balanceie bem o meu lado crítico e o emocional, decidi substituir os números por troféus. Pra esclarecer melhor, as notas finais se dividem em 7 troféus que representam um espectro das minhas opiniões sobre os jogos. Talvez não tenha sido tão claro quanto imaginei, mas acho que você possa entender melhor ao decorrer dessa postagem. Começando com a pontuação mais alta: 

7: Troféu de Diamante 

Essas imagens são meros Placeholders, não há garantia de que elas irão ser o produto final
 

O troféu de diamante é a pontuação que dou para jogos de que gostei consistentemente. Esses jogos me deixam bastante engajado, mas isso não significa que eles sejam perfeitos. Podem até ter problemas, mas os problemas não impedem que eu tenha uma experiência positiva com eles. 

6: Troféu de Ouro 
O troféu de ouro é outra pontuação que dou para jogos que gostei bastante. Mas, diferente do troféu de diamante, são jogos que tem problemas o bastante pra garantir uma pontuação abaixo. Podem até ter problemas consequentes para atrapalhar um pouco a minha experiência com eles, mas não muda o fato de que continuo gostando bastante destes jogos. 

5: Troféu de Prata 
O troféu de prata é para jogos de que só gostei. Os jogos nessa categoria podem ser só bons ou até muito bons, mas comparados aos que recebem os troféus acima, posso perceber que não sou tão emocionalmente apegado a estes. 

4: Troféu de Bronze 
O troféu de bronze representa um certo espectro. Pode servir tanto para jogos que são só aceitáveis e que não se sobressaem em muita coisa, quanto para jogos em que tive sentimentos mistos. Esse troféu é um tanto versátil nesse quesito, mesmo que ser só legalzinho ou estar confuso sobre o que achei não seja a maior honra na minha hierarquização de opiniões, pelo menos me dá uma reação um pouco mais forte do que o próximo troféu. 

3: Troféu de Cascalho 
O troféu de cascalho também tem um certo espectro, só que ele é um pouco menos aberto nisso. Basicamente, dou esse troféu para jogos que são meia-boca, ou ruins do tipo que davam para ser piores. Esses jogos são do tipo que não me dão uma reação forte além de serem ruinzinhos, e assim como cascalho, não é um tipo de pedra super interessante. 

2: Troféu de Carvão 
O troféu de carvão é reservado para aqueles jogos que são realmente péssimos. Os jogos que recebem esse prêmio são tão ruins, mais tão ruins, que dá até vontade de tacar fogo neles (eis o porquê de ter escolhido carvão). Mesmo sendo um troféu reservado pros piores jogos que joguei, ele se salva de ser a pior pontuação por poder enxergar algumas poucas coisas boas, deixando a experiência um pouco menos inútil do que deveria, apesar de continuar um tanto inútil. 

Enfim, o fundo do poço... 
1: Troféu de Cianeto 
O troféu de cianeto é reservado para o pior do pior. Os jogos com esse prêmio são experiências absolutamente inúteis em que não recebo nada em troca. Não consigo ver nada de bom neles, e mesmo se tiver, são pontos completamente anulados pelas circunstâncias de suas partes ruins. Assim como cianeto, é extremamente tóxico e não irá trazer nada de bom para você (e te matar). 

Este sistema de notas que decidi implementar  é baseado mais em apego emocional do que o jogo ser tecnicamente superior a outros. Ele serve pra balancear o meu lado mais lógico e crítico, com o meu lado mais irracional e emocional, permitindo que as minhas notas não sejam tão arbitrárias e ainda assim satisfazendo a parte do meu cérebro que gosta de categorizar. Bem, com todos esse meses de hiato para reviews de jogos,  pude muito bem pensar num sistema de notas que me satisfizesse e, mesmo não sendo a melhor solução para o meu problema, é definitivamente mais eficiente para o meu estilo de review do que os números de 1 a 10. 

Gostou do meu formato novo de notas? Está esperando vê-lo nas minhas reviews futuras? Gostou da postagem? Comente, e compartilhe nas redes sociais, Bye Bye! 

PS: Como estou mudando o nome do meu quadro de análises de "Survival Mode" para "Yanser Reviews" (o motivo é para deixar a intenção desses Posts mais claras), nada mais justo do que anunciar a minha primeira review que usará esse sistema de notas, e o jogo escolhido é: 
O motivo de ter escolhido Metal Gear Rising, é que quero postar a review dele em março. Eu não tenho um dia marcado para postar, mas quero postá-la nesse mês para condizer com os 10 anos que o game irá fazer.

11 comentários:

  1. Adorei os novos critérios. Fica menos 'escolar' assim, não é?
    Agora eu chuto que Metal Gear Rising receberá um troféu de prata, será que vou acertar?

    ResponderExcluir
  2. Ficou ótimo seu novo sistema de avaliação!! Muito criativo, estou animada para ler as novas postagens de review!

    ResponderExcluir
  3. André Rauber: O Ivan é mesmo criterioso.
    Um analista nato!
    Não consigo comentar no blogue 😔

    ResponderExcluir
  4. Ana Vera: Li ontem, achei ótimo, quis dar um troféu de diamante pro Ivan, mas o Google não publica meus comentários. Transmita ao Ivan meus cumprimentos pelo texto e pelo novo sistema de avaliação que vai deixá-lo mais feliz! Beijões 

    ResponderExcluir
  5. Eu achei muito interessante e acho q avaliar com números muito limitado....tô ansioso pra ver como serão os jogos diamante e cianeto!!!! Mas o problema ainda é avaliar com consoles tão diferentes!!!!! Precisa avaliar questões emocionais e de recursos gráficos mas isso vc já sabe!!!

    ResponderExcluir
  6. Vou começar a aplicar este critério para avaliar o mundo ao meu redor. Dá até medo ...

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, Ivan!!! Achei um máximo esse novo sistema de avaliação dos jogos. Você é muito criativo, arrasou :)

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Gostei disso! vou usar! Vc nessa classificação é DIAMANTE! e eu nem gosto de ficar enchendo sua bola assim... mas vc é muito D+!

    ResponderExcluir