sexta-feira, 31 de maio de 2024

Personagens astrocinéticos no mundo dos games (parte 2)

Olá, povo estrelado, tudo bem? Em agosto de 2018 (nossa, já faz 5 anos), eu tive essa ideia específica de lista que não vi ninguém fazer, sobre personagens com o poder de manipular estrelas, e a ideia até deu certo, visto que a postagem teve um bom número de visualizações. E como eu estou sem ideia do que fazer, decidi fazer uma sequência dessa lista, falando de outros personagens com esse tipo de poder. Então, preparem os seus telescópios, porque o céu de hoje vai estar um caos com tanto poder astrocinético (só pra avisar, não é realmente necessário ler a 1° parte para aproveitar essa, mas pode, se quiser). 

Eu tinha considerado colocar essa personagem na lista passada, só que havia um problema: ela era uma personagem não-jogável em um jogo de luta, então ela não tinha demonstrado tanto de suas habilidades. Anos se passaram, e em 2021, adicionaram essa personagem pra ser jogável por DLC. Caso não saiba de que jogo estou falando, estou falando de Skullgirls
Annie é uma heroína lendária no mundo de Skullgirls, com sua fama indo do folclore de gerações e até adaptações de suas lendas para a TV. Ela é aparentemente imortal, por culpa da mãe dela ter desejado ao Skullheart que ela fosse criança para sempre, acreditando que dessa forma ela ficasse livre da maldade dos adultos (o que obviamente não deu certo). Como se o tema de estrelas dela e ela estar nessa lista já não esclarecesse o bastante, os poderes dela tem a ver com estrelas. De alguns dos golpes normais dela, como o chute forte e algumas voadoras saem estrelas, o North Knuckle que é um soco que avança para frente também tem essas propriedades, o próprio DP (Shoryuken para os leigos) dela é estilizado com um efeito de galáxia saindo pela espada (espero que seja só um efeito mesmo, porque, se for de verdade, ela pode ser um perigo e tanto) e quase todos os Blockbusters contêm ainda mais estrelas. Pale Blue Beam é um Kamehameha de estrelas atirado pelo Sagan (esse coelho de pelúcia que tem o próprio olho direito dela na boca), Meteor Strike é uma estocada com um efeito de cometa, Pillar of Creation é uma explosão cósmica teleguiada e também tem o Star Power, que a faz canalizar o poder das estrelas para deixá-la mais forte. Tirando os últimos 2 Blockbusters, quase todos os golpes astrocinéticos dela são só golpes genéricos com efeitos de estrela, mas isso não a torna mais sem graça que outros personagens com poderes desse tipo, garantindo a "Annie Das Estrelas" (esse é o nome do programa de TV dela) um espaço digno aqui. 

5 meses depois de eu ter postado a lista original, tinha sido lançada uma nova personagem em Brawlhalla que podia muito bem estar naquela lista, e sempre considerei adicioná-la quando fizesse uma parte 2. 
Fait, também conhecida pelos seus títulos de "Bruxa Estelar" e "Oradora das Estrelas" (não faço ideia de como são as traduções oficiais, então, fiquem com as minhas traduções livres), é uma das personagens jogáveis de Brawlhalla. É dito que a arte de se comunicar com estrelas é difícil, exigindo bastante treino, mas a maior dificuldade é que não basta treino, também tem de ser gostável e ter boa vontade, 2 coisas que não faltam para essa bruxa. Por ter tanta afinidade com as estrelas, ela trabalhou como vidente usando as informações oferecidas por elas para prever o futuro. Depois disso, ela tenta dar um foco ofensivo à sua magia para tentar derrotar o seu inimigo Zothkan, e pelo visto deu certo, já que a Brynn concedeu a ela um lugar Valhalla. No próprio jogo, ela é bem forte e rápida, mas peca na defesa, e suas 2 armas são Foice e Orbe. Com a foice, ela atira estrelas, as invoca e se teletransporta, e com o orbe, ela dá um "Shoryuken de estrelas" (mas nada tão absurdo quanto o da Annie), monta numa estrela pra dar uma investida e invoca uma estrela para prender seu adversário. Pela sua dedicação na arte de se comunicar com estrelas e se dar tão bem com elas, fica óbvio que Fait é uma exímia astromante (termo usado para quem tem poderes de astrocinese). 

O principal motivo de eu ter feito uma lista com esse tema, foi Disgaea. Lá as magias elementais são divididas em Fogo, Gelo e Vento, também tendo um 4° elemento que é Estrela. Diferente dos outros 3 que seguem um esquema de pedra papel e tesoura, esse aqui é mais neutro, não podendo atingir fraquezas ou resistências (pelo menos até Disgaea 5, mas encontrar gente com fraqueza ou resistência a esse elemento é raro). Na lista passada, eu tinha colocado a Izuna do 5, porque eu achei que ela era a única personagem na época que tinha um golpe listado como sendo do elemento estrela que condissesse com ele, e era literalmente só um. Depois de um tempo, lançou o Disgaea 6 (o pior da franquia, na minha opinião) e, finalmente, apareceu uma personagem mais digna de representar esse elemento. 
Majolene é uma bruxa poderosa que é diretora da "Escola de Magia Magimage", e o motivo de isso ser inacreditável é que essa varinha que ela tá usando a deixou bem mais nova do que ela realmente era. Ela veio de uma família rígida, se matando pra conseguir notas altas e até estudando numa escola de primeira, o que acabou levando ela a se tornar uma diretora de uma. O rejuvenescimento dela acabou acontecendo, porque ela pegou essa varinha achando que era algum tipo de arma lendária, mas o treco só acabou transformando ela numa garota mágica (algo que qualquer fã de Sailor Moon, Sakura Card Captors ou Madoka Magica entende), deixando-a eternamente jovem (para ter ideia do quão velha ela é, ela tem 10.000 anos de idade), e é até revelado na reta final que essa varinha era na verdade um brinquedo feito para trazer alegria às crianças. Em batalha, ela é obviamente mais focada em magia, seja atacando à distância com magias ofensivas ou ajudando os aliados com magias de suporte. Ela tem todas as magias básicas de ataques elementais de estrela (exceto a do último nível, mas suponho que dê pra fazê-la aprender com as formas que todos os Disgaeas te deixam apelar), e das habilidades exclusivas dela, tem o "Twinkle Shot" que é uma chuva de estrelas, e "Heart of Brilliance", que pela animação, parece uma explosão cósmica com um efeito de coração (fora essas 2, as outras habilidades exclusivas dela não tem nada a ver com o elemento). É uma pena que ela só esteja no Disgaea 6 e no Disgaea RPG (os piores jogos de toda a franquia, e esse 2° mencionado ainda tem a desonra de ser um Gacha), pois do elenco de personagens sem graça do 6, ela é a única que eu achei decente, e tudo isso mostra que a Majolene está aqui para botar respeito. 

E, para finalizar essa lista, já que não estou com saco para escrever mais dessa postagem,  apresento- lhes ao protagonista de Gimmick! (ou Mr Gimmick nas versões ocidentais), um desconhecido jogo de Nintendinho
Yumetaro é um Youkai (um tipo de criatura sobrenatural da mitologia japonesa) que foi confundido com um brinquedo que foi dado de presente de aniversário para uma garota qualquer, e ele até acabou se tornando o favorito dela, causando inveja em seus outros brinquedos. Em uma noite, os brinquedo dela ganham vida e a raptam para outra dimensão, o que não deixa outra escolha para o Youkai a não ser salvá-la. Diferente de todos os outros personagens dessa lista, ele só tem uma habilidade, que é atirar estrelas de seu chifre, mas essa é uma das principais mecânicas do jogo. Os tiros de estrela não servem só como um meio para derrotar inimigos, pois eles também servem de plataforma, permitindo-o alcançar lugares em que não seriam possíveis de acessar normalmente, além de que os tiros também quicam, o que ajuda em ambas as utilidades. Yumetaro pode ser o personagem mais simples que está nessa lista, mas isso não o torna menos especial que os outros personagens que apareceram aqui. 

Já sabia da existência da astrocinese? Conhece algum personagem com poderes desse tipo? (pode ser de qualquer mídia) Gostou da postagem? Comente e compartilhe nas redes sociais, *pegando carona numa cauda de cometa para ver a via láctea*.

9 comentários:

  1. Olha, eu gosto muito desse assunto. Acho que o poeta Olavo Bilac apresenta imagens astrocinéticas quando conversa com as estrelas!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da postagem! Fico encantada com a riqueza de informações que você abordou sobre esse universo fantástico dos games!!! Parabéns, Ivan!!!

    ResponderExcluir
  3. Gosto sempre de suas postagens, gostei da Majolene. Muito interessante conhecer as histórias através de sua escrita.

    ResponderExcluir
  4. Legal. Bacana.queria um poder desses aí. Só não queria lançar estrelas pelo chifre.

    ResponderExcluir
  5. Legal. Bacana. Queria um poder desses.

    ResponderExcluir
  6. Qual o melhor desses jogos aí?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se quer a minha opinião, é Skullgirls, mas não sei se será o melhor pra você.

      Excluir
  7. Eu acho que as personagens femininas são muito interessantes nos jogos pq devem atrair um público diferente. Mas podemos jogar personagens masculinos contra femininos???? E nesse caso a
    força seria predominante nos personagens masculinos enquanto nos femininos teriam outras habilidades para igualar a disputa???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso, a força seria predominante em quem sabe jogar melhor, independente do gênero.

      Excluir