segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Top 5: jogos mais vendidos do Atari 2600

Resultado de imagem para atari 2600 
Olá, povo retrô, tudo bem? Dia 11 de setembro de 2017 é o aniversário de 40 anos do Atari 2600 (ou apenas Atari, pois este foi o único console da empresa Atari que deu certo), eu tenho um na minha coleção, só que até agora não tive a oportunidade de jogá-lol. Para comemorar não só o aniversário desta caixa de madeira, mas também da indústria de games,  trago-lhes os 5 jogos mais vendidos de um dos primeiros consoles de sucesso da história. 
5: Space Invaders 
Resultado de imagem para space invaders atari
É inegável que Space Invaders, de 1978, é um dos maiores clássicos da história, o sucesso foi tanto que em 1980 foi lançada uma versão para a nossa querida caixa de madeira. O game vendeu 2,5 milhões de cópias e o motivo foi o seu sucesso nos Arcades/Fliperamas, não há nada melhor do que explodir alienígenas de poucos pixels na TV de casa. Tiozões que foram crianças nos anos 80, se vocês se divertiam quando jogavam isto no seu Atari 2600 (se você tivesse um), agradeçam ao programador Rick Maurer.
4: Missile Command 
Missile Command flyer.jpg
Este aqui foi um dos primeiros jogos populares do Atari, principalmente por causa de sua interessante proposta para a época (proteger uma cidade de ser atacada por mísseis). Lançaram o game em 8 de março de 1981 e acabou vendendo 2,7 milhões de cópias. Alguns consoles vinham com este jogo, aqui no Brasil.
3: Asteroids 
Imagem relacionada
O jogo original foi lançado em 1979 para gabinetes de fliperama (ou Arcade) da própria Atari, no qual o objetivo era atirar em asteroides (o nome já diz tudo) sem ser acertado(a) pelos pedaços. A versão de Atari só chegou em julho de 1981 e vendeu 3,8 milhões de unidades. Mesmo não tendo gráficos vetoriais como na versão de Arcade, o jogo foi um sucesso definitivo. Curiosidade Extra: A música "Perdidos no Espaço" de Renato Russo faz uma  menção a este jogo.
2: Pitfall! 
Imagem relacionada
Um dos primeiros jogos de plataforma a fazer sucesso foi feito pela Activision nos seus primeiros momentos de glória (justamente quando a empresa não lançava um Call of Duty meia-boca todo ano). O jogo apresentava gráficos que eram bons pros padrões do console (só pra constar, o game lançou em 20 de abril de 1982) e acabou vendendo 4 milhões e meio de unidades (eu sei que Pitfall pode ter vendido bem por outros motivos além dos gráficos, se você sabe um destes motivos, comente). Curiosidade Extra 2: Muitas pessoas acham que Pitfall não tem objetivo, mas tem um sim, é coletar 32 tesouras numa floresta labiríntica em 20 minutos, evitando que Pitfall Harry (o protagonista do game) seja morto por obstáculos.
Menções Honrosas: 
Mario Bros. (1983): 1 milhão e meio 
Donkey Kong (1982): 1,4 milhões 
Adventure (1979): 1,3 milhões 
Breakout (1978): 1,1 milhão 
1: Pac-Man 
Resultado de imagem para pac man atari 2600
Por mais estranho que pareça, esta versão de Pac-Man lançada em março de 1982 é considerada horrível e tem muita gente aqui no Brasil que nem sabe disto, os motivos de ser considerada ruim é por ser um jogo bugado e imcompleto (isto não é coisa de hoje em dia não) e pelas diferenças de Hardware do Arcade e da querida caixa de madeira, se eu escrevi besteira me corrija. Eu acho que o jogo vendeu bem porque Pac-Man estava fazendo um sucesso estrondoso na época e o game vinha junto com alguns consoles, e sabe o quanto esta joça vendeu? 7,7 milhões, isto é uma prova que o jogo não precisa ser necessariamente bom pra vender muito.
Concorda com a lista? Você já jogou o Atari 2600? Acha que a versão do Pac-Man para este Videogame é ruim? Gostou da postagem? Comente e compartilhe nas redes sociais, Bye Bye!

9 comentários:

  1. Eu nunca joguei Atari, Ivan, mas o telejogo era também uma caixa de madeira... ah que saudade daquelas partidas!

    ResponderExcluir
  2. Caraca Ivan, que bacana sua página. Vai do mais "retrô" como você disse ao novo super novo.
    Da próxima vez que comprar um videogame vou pedir as dicas para você. Suas dicas são ótimas!

    ResponderExcluir
  3. Oia que bacana eu jogava muito Atari quando criança. Hoje em dia ando bem devagar com jogos, mas joguei muito também super Nintendo.

    ResponderExcluir
  4. atari foi um marco. mas só para os "abonados" como diria seu avô. outros jogos fizeram muito sucesso também como o enduro e o meu preferido que não consigo lembrar o nome mas vou explicar pra você e você pode pesquisar: é um submarino que coleta peixes enquanto tem navios soltando bombas da superfície. quando o submarino completa 10 peixes ele pode subir para recarregar o oxigênio. esse sim foi um jogaço. outro jogaço foi o river raid !
    enfim, jogos de pouquíssimos bits (8 ?) ou bytes ?

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo seu site! Eu posso me orgulhar em dizer que tive sim meu Atari, ganhei do meu tio Wagner Santaguita ( em memória ). Curti muito jogos como Spade Warders, Tênis jogava muito, River rade, entre outros.

    ResponderExcluir
  6. Atari??? Jogo até hoje no emulador. Podem melhorar os gráficos e adicionar parafernálhas tecnológicas aps videogames atuais, mas jamais serão no futuro o símbolo de uma época como o velho Atari. Belo post, parabéns.
    André Nishihara

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o post, Ivan. É sempre legal relembrar e apreciar esses clássicos :)

    ResponderExcluir
  8. Muito bacana, Ivan! Jogamos muuuito Space invaders, Pac-Man e Enduro. Nosso primo (Jaison) tinha uma coleção grande de games e varava as noites jogando.
    César e Telma

    ResponderExcluir