segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Professores no Mundo dos Games (especial de dia do professor)

Olá, professores e alunos, tudo bem? Eu estou no final do ensino médio e durante toda a minha vida escolar, conheci professores muito queridos para mim (inclusive meus pais) e já que o dia 15 de outubro é o dia do professor, decidi fazer uma postagem sobre o tema, 1 dia antes. Não só para homenagear meus professores, como também os meus pais e padrinhos, lhes mostro os professores do mundo dos Games, Hora da aula!
Lembrete: Eu só considero um(a) personagem professor(a), se ele(a) realmente ensina sobre o que quer dar aula. Então, personagens como o Professor Carvalho de Pokémon não entram na lista, pois ele só te dá um pokémon inicial e te obriga a capturar Pokémons para obter informações na Pokédex (ele é um cientista, por que ele simplesmente não estuda sobre os Pokémons ao invés de pedir para uma criança de 10 anos fazer o trabalho por ele?). Para finalizar o lembrete, só entra nesta lista, personagens de jogos que joguei.

Octopath Traveler é um jogo de RPG (Role-Playing Game) que tem 8 personagens jogáveis com suas próprias campanhas e um destes 8 personagens é um professor de uma escola.
Resultado de imagem para cyrus octopath traveler
Cyrus Albright é o professor da escola real do reino de Atlasdam e sua paixão é perseguir conhecimento e um dia, um livro de magias proibidas chamado: "Os Longínquos Confins do Inferno" (em tradução livre) foi roubado e ele foi atrás deste livro para impedir que o seu conteúdo possa ser usado para fins malignos. Como professor, ele faz bem o seu trabalho, ele trata os seus alunos igualmente bem, sem sequer priorizar um em detrimento do outro, acredita no potencial dos seus alunos a ponto de acreditar que talvez um deles o ultrapasse em questão de conhecimento e inteligência e uma de suas alunas até o salvou de uma enrascada. Com todos estes pontos citados, é claro que Cyrus é um professor de respeito.

Puyo Puyo é uma série de Games de Puzzle à lá Tetris com foco em competitividade e quando lançaram Puyo Puyo Fever, fizeram esta personagem para servir de tutorial para os iniciantes (creio eu).
 Senhora Accord é a professora da escola de magia de Primp Town e por mais que ela seja uma pessoa gentil e com boas maneiras, ela esconde segredos sombrios e misteriosos (geralmente envolvendo Popoi, o seu gato), deixando várias interpretações de seus motivos em aberto. Puyo Puyo Fever tem 3 níveis de dificuldade (RunRun, WakuWaku e HaraHara ou fácil, médio e difícil para facilitar) e no RunRun ela explica as mecânicas do jogo de forma simples e entendível. Mesmo com seu possível lado sombrio misterioso, ela ainda é uma doce professora que ensina bem como batalhar usando Puyos (os objetos estouráveis do jogo, assim como Tetris tem os blocos e Candy Crush tem os doces).

Como a história da série Zelda se passa em gerações diferentes com personagens base que tem o mesmo nome de seus antepassados (me refiro ao Link e a Zelda), talvez alguém possa levantar perguntas do tipo: "Como o Link consegue usar tão bem uma espada sem sequer ter aulas de como usar uma?". Nem todos os Links tem a mesma sorte de principiante, pois o Link de Zelda - Wind Waker (já teve análise desse jogo aqui no Blog) teve algumas aulas de esgrima com este senhor.
Resultado de imagem para orca zelda wind waker
 Orca planejava se tornar um grande espadachim (junto com Sturgeon, seu irmão), mas um ferimento fez ele abandonar seu sonho e ele acabou se tornando um pescador em Outset Island (a ilha do começo do jogo). Para alguém que desistiu de ser um espadachim por causa de uma ferida, Orca conseguiu ensinar bem todas as técnicas básicas de espada ao Link. Ele é um homem bem insistente nos seus ensinamentos e no começo ele não tinha tanta confiança nas habilidades do Link, mas sua perspectiva sobre ele começa a mudar com o tempo e quando Link aprende o Giro Furacão, Orca chora de felicidade ao vê-lo dominar uma técnica que ele nunca conseguiu. Mesmo sendo um homem irritado e insistente, Orca é um professor de respeito.

Esclareci no lembrete que não colocarei o Professor Carvalho por eu não enxergar muitas características da profissão nele. Por outro lado, este personagem que aparece no modo Pokémon Academy de Pokémon Stadium 2 e nos jogos da segunda geração, é um professor de verdade.
Earl Dervish é o professor da escola Pokémon da cidade Violet (localizada na região de Johto) e lá ele ensina as mecânicas das batalhas Pokémon, desde as mais básicas, até as mais avançadas. Não há muitas coisas sobre ele em suas aparições, mas como professor, posso dizer que ele é decente. Ele dá aulas sobre vários aspectos das batalhas Pokémon, oferece provas para testar seus conhecimentos, permite algumas batalhas para explicar estratégias e na biblioteca, e ele te dá livros para estudar. Mesmo ele sendo o professor mais normal da lista, Earl sabe muito bem sobre o que fala.

Você é um(a) professor(a)? Qual destes professores você adoraria que te desse aula? Conhece algum personagem de Game que é professor? Gostou da postagem? Comente e compartilhe nas redes sociais, Hora do intervalo!

8 comentários:

  1. Sabe, Ivan, reconhecer e ser grato pelos professores da sua vida me faz ver como você tem um bom coração. Parabéns pela postagem!
    O mundo está devendo um pouco de reconhecimento ao professor!

    ResponderExcluir
  2. Eu adoraria ter aulas com a Senhora Accord. Fiquei com medo do olhar do professor Orca!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Ivan. Adorei seus critérios pra definir um bom professor. E legal também você usar esses critérios pra descrever os professores de games. Aprendi contigo. Por isso, você também é professor!!! Abraços. Agameton

    ResponderExcluir
  4. Ter alunos e ajudá_los com as melhores práticas é muito gratificante. Parece que você é um bom aluno e um excelente professor! Sempre aprendo muitas coisas legais no seu blog! Se é para escolher vou ficar com a Senhora Accord!!!Gosto de jogos tipo Puzzles...mas vou ficar de olho no gato!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ivan. Gosto de ter aulas com diferentes professores, pois aprendo muito com todos eles. Nesta sua postagem, escolho Earl Dervish, por ser decente, explicar estratégias, dar livros...
    Não conheço personagens ou professores de Games para colaborar com você, mas agradeço a sua seleção e publicação.
    Abraços a você!
    Profa. Márcia Regina/UFMT

    ResponderExcluir
  6. Ivan ser sua madrinha ja é um orgulho, receber essa mensagem me deixou meio chorosa (nao sei se ja sou). Na verdade eu aprendo muito com você, sua inteligência, carisma e lealdade sempre foram visíveis.
    Nao sou boa em escrever, mas vamos ao personagem ....Cyrus Albright é o que eu mais gostei, pois sou meio assim, trato os meus alunos igualmente e tento fazer o meu trabalho da melhor forma. Amo fazer parte d sua familia!

    ResponderExcluir
  7. Eu acho q godtaria de me tornar professor como seu primeiro personagem . lindão sentado na cadeira! Mas acho q estou me tornando um professor como o Orca! Com a mesma cara de bravo, mas no fundo me reconheço como o gordinho de coração mole e gravatinha...lembrar doa professores e padrinhos professores é uma gde homenagem!!! Obrigado pela bela postagem!!!

    ResponderExcluir
  8. Querido Ivan, adorei esse parabéns ao dia do mestre de forma tão diferente e tão legal!É isso, cda professor no fundo tem seu valor, compartilha, ensina e aprende de alguma maneira e aos poucos também vai se transformando com a troca. Obrigada, pela homenagem. Beijos no coração.

    ResponderExcluir