quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Games para jogar durante a quarentena (parte 2)

Olá, povo que está se isolando para evitar o Coronavírus, tudo bem? Já se passaram vários meses e a pandemia do Coronavírus ainda não acabou. É justamente nesse momento que precisamos aproveitar o nosso tempo livre para nos alegrarmos com algum passa-tempo, como livros, filmes, séries ETC. Com os Gamers de plantão, é claro que é importante pegar alguns Games para jogar nesse momento de desgraça, mas quais? É exatamente por isso que lhes apresento a parte 2 dos games para jogar durante a quarentena. Então coloquem máscara e passem álcool gel nas suas mãos, porque é hora de passar o tempo jogando para evitar ser contaminado(a/e).
Lembrete: Os jogos que coloquei nessa lista não são necessariamente Single-Player, mas podem ser aproveitados jogando com apenas uma pessoa. Escolhi jogos que tenham bastante conteúdo, mas nem todos são abarrotados de conteúdo e podem ser zerados em quantias de horas que ultrapassam 3 dígitos. Além do mais, só irão entrar jogos que eu joguei.

Com o isolamento, as pessoas estão ficando mais sedentárias (inclusive eu, que não estou fazendo aulas de Muay Thai por causa da pandemia), mas isso não significa que não dá para fazer exercícios dentro de casa. Se você é Gamer e quer se exercitar, que tal uma franquia de jogos de dança?
E3 2019: Just Dance 2020 é anunciado e será lançado em 5 de novembro de  2019. | Just dance, Jogos de dança, Dança
Just Dance é uma série de Games de dança que surgiu em 2009 e, desde então, começou a ficar mais popular. A jogabilidade da franquia Just Dance se resume a imitar passos de pessoas com cores saturadas e isso é mais divertido do que parece, pois os passos são descomplicados (na maioria das vezes) e isso torna qualquer jogo da franquia bem acessível. Há versões para vários consoles disponíveis e tanto faz qual versão você pegar, porque todas são extremamente divertidas. Com sua diversão casual e jogabilidade com danças que podem te fazer suar, a franquia Just Dance é uma ótima opção para fazer exercícios nessa quarentena.

De uma série de Games para outra. RPGs apresentam histórias desenvolvidas e sistemas de combates relativamente complexos, e um tipo de RPG que é mais complexo do qualquer outro, é o RPG tático, que como o nome já diz, requer muita tática e entendimento dos seus sistemas. Com a quarentena nós temos muito tempo livre para fazer o que bem entendermos e aprender alguma coisa mais complexa requer tempo livre, então nada melhor do que indicar a minha série de RPGs táticos favorita.
DisgaeaLogo.png
Disgaea é uma série de JRPGs táticos que começou na época do PS2 e conforme o passar do tempo, apresentou mais jogos e roubou o coração de alguns jogadores (inclusive o meu). A minha escolha da série Disgaea nessa lista não provém apenas do meu favoritismo, ela também provém de que o combate dos Games da série, apesar de complexo, é fácil de aprender e é possível passar o jogo  todo usando apenas as mecânicas básicas, além de incentivar customização e experimentação e precisar de muito tempo livre (alguns jogos da série ultrapassam mais de 100 horas de duração, caso queira fazer 100%, mas só se quiser fazer 100%). Com tempo livre de sobra, você pode dar uma chance a essa série com um combate complexo e um senso de humor sarcástico.

Eu sei que esse jogo é bem popular e nunca fui muito fã dele, mas depois de ver uma notícia sobre ele alguns meses atrás, decidi colocá-lo na lista.
The default player skin, Steve, running across a grassy plain while carrying a diamond pickaxe. Alongside him is a tamed wolf. In the background, there is a pig, a chicken, a cow, a burning skeleton, a zombie, and a creeper. Mountains and cliffs fill the background, and the sky is blue, filled with clouds. Hovering over the scene is the Minecraft logo.
Minecraft é um famosíssimo jogo de mundo aberto que fez sucesso desde o seu lançamento (2011) até hoje. O que faz esse jogo ser uma ótima opção na quarentena é a liberdade criativa proporcionada por ele, já que tem gente que constrói mansões, chafarizes, calculadoras ou até mesmo a Dinamarca inteira e caso não tenha muita criatividade pra isso, dá pra jogar normalmente de boa, só sobrevivendo e construindo casas simples. A notícia que me fez incluir esse Game na lista, foi que na UFMT de Cuiabá, os alunos tiveram que fazer uma formatura Online no Minecraft por causa da pandemia, até fizeram avatares e uma construção enorme. É claro que com a liberdade criativa de Minecraft, o jogo acaba se tornando uma ótima maneira para passar o tempo na quarentena e mesmo se você não tiver muita criatividade, também dá uma boa maneira de passar o tempo, então todo mundo sai ganhando (exceto quem não é muito fã do Game, como eu).

Eu não cheguei a jogar o Game completo, mas cheguei a jogar a Demo e foi com essas impressões que tive que me fez incluí-lo na lista.
TomodachiLifeBoxartNA.jpg
Tomodachi Life é um simulador de vida lançado para o 3DS que usa os Miis do próprio console como personagens. Nesse jogo, você cria Miis, determina suas personalidades e faz muitas outras coisas, como comer (no sentido alimentício), se casar, fazer musicais e muito mais. Ele não é tão diferente de outros simuladores de vida como Animal Crossing e The Sims, mas isso é detalhe. O que o torna bom, nesse período catastrófico, é que ele é um jogo feito pra relaxar, sentir bem e deixar a zueira comer solta, exatamente o que estamos precisando nos momentos deprimentes. Ele pode não ser tão diferente de Games do mesmo gênero e não é o Game que queremos, mas Tomodachi Life é o que precisamos para nos alegrar no meio dessa pandemia.

Pra finalizar, a franquia que eu amo, mas que com o passar do tempo, tem se tornado uma relação de amor e ódio.
International Pokémon logo.svg
Pokémon dispensa apresentações, então eu vou direto ao ponto. Eu estou recomendando os Games da série principal, mas se quiser fazer escolhas mais ousadas, pode pegar Pokémon Conquest, a sub-série Mystery Dungeon ou qualquer outro Pokémon. O que me fez escolher essa franquia, é justamente o conceito. Capturar Pokémons, se aventurar por aí, batalhar com treinadores, líderes de ginásio e eventualmente a liga Pokémon, é o que o torna um ótimo passa-tempo. Eu tô com preguiça de escrever, então vou deixar a descrição desse jeito.

Sabe quais outros jogos são bons para passar o tempo na quarentena? Como você se sente em relação a esta situação? Gostou da postagem? Comente e compartilhe nas redes sociais, fiquem em casa.

6 comentários:

  1. Só espero que a nossa festa de natal também não precise ser como a formatura da turma da UFMT!
    Eu quero um NAtal com games mas com abraços de verdade!

    ResponderExcluir
  2. Opa! Natal com jogos é uma boa ideia. Eu já vou começar a treinar o Just dance, afinal alinharei as habilidades e coordenação motora do jogo à minha necessidade de emagrecer. Será que cola? Diga aí Ivan.

    ResponderExcluir
  3. Meus comentários saem com seu nome 🤦🏻‍♀️ bjos Tia Lica

    ResponderExcluir
  4. ótimas opções Ivan! aqui em casa justdance é o que faz mais sucesso! além de pokemon que o caio adora! Com relação a pokemon eu gostaria jogar o snap...que eu acho relaxante. acho que os jogos de tiro que eu gosto estressam muito e não boa opção. Mas os RPG'S PODEM SER UMA BOA ALTERNATIVA! E aí? para o natal e o dia das "crianças" tem alguma sugestão?

    ResponderExcluir
  5. No Justdance eu até me aventuro... também gostava daqueles mini games em jogos antigos de pokemon... pra passar tempo na quarentena até o jogo da cobrinha vale!

    ResponderExcluir