Olá, soldados, tudo bem? Já faz 2 anos que a minha maratona de Metal Slug acabou, mas tinha mencionado na análise de Metal Slug 6 que havia possibilidade de que uma análise do Metal Slug 7 chegaria mais cedo ou mais tarde, e a hora é agora. Decidi fazer a análise na versão de PSP que é chamada de Metal Slug XX (ou Double X), porque quando tentei jogar a versão original lançada pra DS em um emulador, percebi que a ROM era mal otimizada. Então peguem suas armas, que a guerra hoje será tensa, Mission Start!
Fase 1: Enredo
O esquadrão Falcão Peregrino, as SPARROWS e os Ikari Warriors partem para enfrentar o General Morden e o seu exército (de novo). Depois de derrotá-lo, um portal se abre, mostrando o exército da "Rebelião" do futuro. Com o Morden tendo ajuda de seus soldados do futuro e tecnologias avançadas, cabe aos nossos heróis derrotá-lo mais uma vez.
Fase 2: Gráficos
A maioria dos Sprites dos personagens são reciclados dos jogos anteriores, mas isso não importa, pois eles continuam bonitos desde 1996, apresentando animações fluidas, cores vibrantes e muita expressividade. Esses Sprites fazem parte da identidade visual da franquia e imaginar Metal Slug sem eles é meio estranho. Por outro lado, os cenários são desinteressantes, já que são mortos, pouco inspirados e pouco memoráveis (o único cenário memorável é o da quarta fase, que se passa em uma cachoeira) e já que o enredo do Game contém viagem temporal, eles poderiam usar essa ideia para ter cenários mais criativos, como uma fase que se passaria em uma época medieval ou um mundo futurista que pareceria ter saído de uma filme de ficção científica dos anos 80. Eu sei que isso é bem viajado, mas e daí? Metal Slug nunca teve medo de viajar nos conceitos. Em resumo, os Sprites continuam belos como sempre foram, mas os cenários não são muito interessantes.
Fase 3: Som
Eu posso afirmar que a trilha sonora desse Metal Slug é muito boa. As músicas são muito boas, provavelmente uma das melhores coleções de músicas da série. Elas são legais de ouvir, tem uma instrumentação boa e apesar de não serem tão memoráveis quanto as dos anteriores, continuam divertidas. Escutem:
Os efeitos sonoros continuam bons, as explosões e os tiros continuam satisfatórios, mas o locutor e os gritos dos soldados são os mesmo que foram utilizados no Metal Slug 6 e isso é uma pena, porque os locutores e os gritos antigos eram mais expressivos e os que foram introduzidos no 6 são tão monótonos! E o pior é que a versão original de DS utiliza os gritos originais dos soldados, então, porque eles não foram utilizados aqui nas versões seguintes? Mesmo assim, não tiro o mérito dos efeitos sonoros serem decentes.
Fase 4-1: Controles
Como fiz análise na versão de PSP, nada mais justo do que usar os botões do próprio console como base para a explicação. O analógico ou as setinhas movimentam o personagem e a mira, o botão X faz o personagem pular, o botão ◻ faz o personagem atirar quando está longe e dar facadas quando está perto (vale constar que no menu de opções, dá para ativar o Auto-Fire, que permite dar vários tiros consecutivos apenas segurando o botão e isso facilita bastante), o botão O faz o personagem arremessar granadas, segurar o botão L e apertar o ◻ é uma forma alternativa de ataques corpo a corpo e apertar o R troca as armas. Não mudou nada em relação ao Metal Slug 6, mas isso não importa, porque os controles continuam precisos e responsivos como sempre foram.
Fase 4-2: Personagens
Vou escrever sobre o que cada personagem faz, em relação a essa imagem, em ordem de esquerda
pra direita. Eri Kasamoto é a especialista em granadas no jogo, ela carrega o dobro de granadas comparadas com o resto dos personagens (o número padrão é 10, então ela carrega 20, matemática básica, meus consagrados) e pode mudar a direção em que elas são lançadas. Marco Rossi tem a pistola mais forte entre todos os personagens e só (esperava mais? que pena!). Tarma Roving é o especialista com veículos no jogo, quando ele monta em um veículo, a resistência e dano dele são aumentados e também ele trava a arma principal dos veículos quando anda, isso pode tanto atrapalhar, quanto ajudar. Fio Germi é a especialista em armas no jogo, ela sempre começa as fases com uma Heavy Machine Gun e a munição obtida por coletar armas é aumentada. Ralf Jones sacrifica o ganho de munição e granadas, para focar em ataques corpo a corpo poderosos e ele morre com 2 golpes, ao invés de morrer com 1 só. Clark Steel começa com 4 vidas extras ao invés de 3 e só (também esperava mais? isso lhe serviu como lição para não criar expectativas altas!). Leona Heidern é uma personagem que só está disponível via DLC na versão de PSP (nas versões subsequentes ela já vem incluída, mas não consegui jogar com ela por não conseguir baixá-la), suas habilidades incluem ganho aumentado de munição e granadas, resistência aumentada nos veículos e ela continua a carregar suas armas mesmo depois de morrer. A Leona não estava no 6 e nem na versão de DS do 7, mas o resto dos personagens não mudaram em nada com relação ao 6.
Fase 4-3: Veículos e a única arma nova
A única arma nova nesse jogo é a ThunderShot, basicamente, é a arma mais apelona já criada na série, já que ela é forte, rápida, tem um ótimo alcance e seus tiros são teleguiados. O primeiro veículo novo é o 1: Slug Truck, ele é um carro de mina com metralhadoras e pode se conectar com outros vagões que contém canhões (rimei sem querer), o maior ponto fraco é que ele não consegue andar quando a metralhadora está apontada para baixo. 2: Slug Armor é exatamente a mesma coisa da LV Armor do Metal Slug 3, a única diferença é que ela tem um canhão (empolgante). Por último, 3: Slug Giant é um robô gigante que contém uma metralhadora na região pélvica (fica até parecendo um "certo órgão"), um canhão plasmático e pode atacar com suas garras, ele é bem eficiente, apesar da mobilidade lenta. A arma nova é bem legal e o Slug Giant é uma adição divertida, mas o resto não me animou.
Fase 4-4: Dificuldade
Lembro que na minha análise do Metal Slug 6, teve um comentário que perguntava se o mau balanceamento da dificuldade do Metal Slug 6 foi corrigido no 7, mas já que estou fazendo uma análise do 7 agora (de uma versão específica do 7, pra ser mais exato), posso responder a essa pergunta com exatidão: NÃO, e me arrisco a dizer que ficou ainda pior. A dificuldade do 7 tem os mesmos problemas que eu tenho com a dificuldade do 4, como: momentos em que a tela está com mais inimigos do que deveria e projéteis que te dão pouco espaço para desviar. Se já era chato no 6, aqui esses problemas foram drasticamente amplificados. O Zé Frescurento ali no canto pode estar pensando "ain, vc só reclama pq naum conseg joga direito, çeu leite com pera!!!", mas não deem ouvidos a ele. A dificuldade do 7 não é bem feita como em Metal Slug 1,2 e X (ou no 3 e no 5, até um certo ponto), já que esses jogos, mesmo sendo difíceis, ainda te davam espaço para poder desviar e não entupiam a tela com mais coisas do que deveria, e no 7, é só difícil por ser difícil. Tá certo que o Game tem Continues infinitos e tem seleção de dificuldades, mas e daí? a dificuldade não está na medida certa e puxou muito pro 4 em termos de ser difícil apenas por ser.
Fase 4-5: Combat School
Esse modo já existia nas versões de console de alguns Metal Slugs anteriores, mas como não cheguei a jogar estas versões, vou fingir que é novidade (na verdade, eu já joguei a versão de PS1 do Metal Slug X, mas só fiz uma jogatina rápida e não experimentei o resto). Combat School se trata de um modo desafio, geralmente consistem em passar de uma fase sem morrer, derrotar o máximo de inimigos possível, salvar o máximo de prisioneiros possível ou até derrotar um chefe sem morrer, mas também há alguns desafios mais variados, como: levar uma bola até o final da fase, coletar o máximo de comida possível ETC. Pra ser honesto, me diverti mais com esses desafios do que com a campanha principal, e mesmo com as restrições, achei que boa parte deles foram mais justos do que as próprias fases do Game.
Fase Final: O Verídico
Prós:
Fase 1: Enredo
O esquadrão Falcão Peregrino, as SPARROWS e os Ikari Warriors partem para enfrentar o General Morden e o seu exército (de novo). Depois de derrotá-lo, um portal se abre, mostrando o exército da "Rebelião" do futuro. Com o Morden tendo ajuda de seus soldados do futuro e tecnologias avançadas, cabe aos nossos heróis derrotá-lo mais uma vez.
Fase 2: Gráficos
A maioria dos Sprites dos personagens são reciclados dos jogos anteriores, mas isso não importa, pois eles continuam bonitos desde 1996, apresentando animações fluidas, cores vibrantes e muita expressividade. Esses Sprites fazem parte da identidade visual da franquia e imaginar Metal Slug sem eles é meio estranho. Por outro lado, os cenários são desinteressantes, já que são mortos, pouco inspirados e pouco memoráveis (o único cenário memorável é o da quarta fase, que se passa em uma cachoeira) e já que o enredo do Game contém viagem temporal, eles poderiam usar essa ideia para ter cenários mais criativos, como uma fase que se passaria em uma época medieval ou um mundo futurista que pareceria ter saído de uma filme de ficção científica dos anos 80. Eu sei que isso é bem viajado, mas e daí? Metal Slug nunca teve medo de viajar nos conceitos. Em resumo, os Sprites continuam belos como sempre foram, mas os cenários não são muito interessantes.
Fase 3: Som
Eu posso afirmar que a trilha sonora desse Metal Slug é muito boa. As músicas são muito boas, provavelmente uma das melhores coleções de músicas da série. Elas são legais de ouvir, tem uma instrumentação boa e apesar de não serem tão memoráveis quanto as dos anteriores, continuam divertidas. Escutem:
Fase 4-1: Controles
Como fiz análise na versão de PSP, nada mais justo do que usar os botões do próprio console como base para a explicação. O analógico ou as setinhas movimentam o personagem e a mira, o botão X faz o personagem pular, o botão ◻ faz o personagem atirar quando está longe e dar facadas quando está perto (vale constar que no menu de opções, dá para ativar o Auto-Fire, que permite dar vários tiros consecutivos apenas segurando o botão e isso facilita bastante), o botão O faz o personagem arremessar granadas, segurar o botão L e apertar o ◻ é uma forma alternativa de ataques corpo a corpo e apertar o R troca as armas. Não mudou nada em relação ao Metal Slug 6, mas isso não importa, porque os controles continuam precisos e responsivos como sempre foram.
Fase 4-2: Personagens
Admito que esses desenhos dos personagens são muito lindos |
Vou escrever sobre o que cada personagem faz, em relação a essa imagem, em ordem de esquerda
pra direita. Eri Kasamoto é a especialista em granadas no jogo, ela carrega o dobro de granadas comparadas com o resto dos personagens (o número padrão é 10, então ela carrega 20, matemática básica, meus consagrados) e pode mudar a direção em que elas são lançadas. Marco Rossi tem a pistola mais forte entre todos os personagens e só (esperava mais? que pena!). Tarma Roving é o especialista com veículos no jogo, quando ele monta em um veículo, a resistência e dano dele são aumentados e também ele trava a arma principal dos veículos quando anda, isso pode tanto atrapalhar, quanto ajudar. Fio Germi é a especialista em armas no jogo, ela sempre começa as fases com uma Heavy Machine Gun e a munição obtida por coletar armas é aumentada. Ralf Jones sacrifica o ganho de munição e granadas, para focar em ataques corpo a corpo poderosos e ele morre com 2 golpes, ao invés de morrer com 1 só. Clark Steel começa com 4 vidas extras ao invés de 3 e só (também esperava mais? isso lhe serviu como lição para não criar expectativas altas!). Leona Heidern é uma personagem que só está disponível via DLC na versão de PSP (nas versões subsequentes ela já vem incluída, mas não consegui jogar com ela por não conseguir baixá-la), suas habilidades incluem ganho aumentado de munição e granadas, resistência aumentada nos veículos e ela continua a carregar suas armas mesmo depois de morrer. A Leona não estava no 6 e nem na versão de DS do 7, mas o resto dos personagens não mudaram em nada com relação ao 6.
Fase 4-3: Veículos e a única arma nova
A única arma nova nesse jogo é a ThunderShot, basicamente, é a arma mais apelona já criada na série, já que ela é forte, rápida, tem um ótimo alcance e seus tiros são teleguiados. O primeiro veículo novo é o 1: Slug Truck, ele é um carro de mina com metralhadoras e pode se conectar com outros vagões que contém canhões (rimei sem querer), o maior ponto fraco é que ele não consegue andar quando a metralhadora está apontada para baixo. 2: Slug Armor é exatamente a mesma coisa da LV Armor do Metal Slug 3, a única diferença é que ela tem um canhão (empolgante). Por último, 3: Slug Giant é um robô gigante que contém uma metralhadora na região pélvica (fica até parecendo um "certo órgão"), um canhão plasmático e pode atacar com suas garras, ele é bem eficiente, apesar da mobilidade lenta. A arma nova é bem legal e o Slug Giant é uma adição divertida, mas o resto não me animou.
Fase 4-4: Dificuldade
Lembro que na minha análise do Metal Slug 6, teve um comentário que perguntava se o mau balanceamento da dificuldade do Metal Slug 6 foi corrigido no 7, mas já que estou fazendo uma análise do 7 agora (de uma versão específica do 7, pra ser mais exato), posso responder a essa pergunta com exatidão: NÃO, e me arrisco a dizer que ficou ainda pior. A dificuldade do 7 tem os mesmos problemas que eu tenho com a dificuldade do 4, como: momentos em que a tela está com mais inimigos do que deveria e projéteis que te dão pouco espaço para desviar. Se já era chato no 6, aqui esses problemas foram drasticamente amplificados. O Zé Frescurento ali no canto pode estar pensando "ain, vc só reclama pq naum conseg joga direito, çeu leite com pera!!!", mas não deem ouvidos a ele. A dificuldade do 7 não é bem feita como em Metal Slug 1,2 e X (ou no 3 e no 5, até um certo ponto), já que esses jogos, mesmo sendo difíceis, ainda te davam espaço para poder desviar e não entupiam a tela com mais coisas do que deveria, e no 7, é só difícil por ser difícil. Tá certo que o Game tem Continues infinitos e tem seleção de dificuldades, mas e daí? a dificuldade não está na medida certa e puxou muito pro 4 em termos de ser difícil apenas por ser.
Fase 4-5: Combat School
Esse modo já existia nas versões de console de alguns Metal Slugs anteriores, mas como não cheguei a jogar estas versões, vou fingir que é novidade (na verdade, eu já joguei a versão de PS1 do Metal Slug X, mas só fiz uma jogatina rápida e não experimentei o resto). Combat School se trata de um modo desafio, geralmente consistem em passar de uma fase sem morrer, derrotar o máximo de inimigos possível, salvar o máximo de prisioneiros possível ou até derrotar um chefe sem morrer, mas também há alguns desafios mais variados, como: levar uma bola até o final da fase, coletar o máximo de comida possível ETC. Pra ser honesto, me diverti mais com esses desafios do que com a campanha principal, e mesmo com as restrições, achei que boa parte deles foram mais justos do que as próprias fases do Game.
Fase Final: O Verídico
Prós:
+ Os Sprites tem a mesma qualidade de sempre...
+ A trilha sonora é muito boa
+ A jogabilidade continua boa
+ A Combat School é divertidíssima
Contras:
- ...Mas os cenários são desinteressantes
- Dificuldade desbalanceada
- Não inovou em nada
Nota Final:
7.8
Resumindo: Metal Slug 7/Metal Slug XX é um Game decente. Os Sprites continuam tendo a qualidade característica da série, a trilha sonora é boa e a jogabilidade continua bem precisa. Mas o maior pecado que o Game cometeu foi não tentar. Eu sei que os jogos da série Metal Slug não inovaram tanto nas sequências, mas ainda dá pra perceber que os desenvolvedores tentaram trazer algumas novidades de pouco em pouco, e pasmem, até o 4, que era provavelmente o mais seguro da série até então, tentou inovar mais, e o 7 não tem muitos destaques. A dificuldade não está na medida certa, como era nos primeiros Games, mas pelo menos o modo Combat School conseguiu me divertir. Apesar de alguns erros no balanceamento e a falta de inovações, ainda é um jogo divertido.
Já jogou Metal Slug 7/Metal Slug XX? Achou-o bom ou ruim? Achou que precisa inovar mais? Gostou da postagem? Comente e compartilhe nas redes sociais, Mission Complete!
Achei o personagem Ralf com uma cara muito assustadora. De resto, parece ser bem divertido.
ResponderExcluirmetal slug é um dos meus preferidos. a jogabilidade é ótima. acho a movimentação bem legal e concordo que o fundo é sempre meio monótono apesar de serem bonitos. nesse caso o jogo podia ter evoluído de alguma forma para alguns cenários em 3D. a música é bem legal. gosto do som do jogo com a "falação" do fundo...o mais legal é que tem um monte de vida...parece que a gente não morre nunca!!!
ResponderExcluirA trilha sonora é boa mesmo!
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