quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Survival Mode: Toy Story 3 (DS)

Olá, brinquedos, tudo bem? Toy Story é uma franquia de filmes icônica amada por muitos (inclusive por mim, sendo o meu favorito o Toy Story 2). Claro que com o sucesso dos filmes vão ter de expandir a marca e colocá-la em outros tipos de mídia e produtos. Hoje não é tão comum, mas antigamente você via quase todo filme ou desenho ganhar algum jogo e, em boa parte das vezes, não era um bom sinal, pois como eram meros produtos feitos pra acompanhar o material de origem, acabavam sendo produções apressadas, desalmadas e feitas pra arrancar dinheiro de quem tem apego à marca (tem alguns que são bons, mas a esmagadora maioria nem tanto). Será que esse Toy Story 3 do Nintendo DS é tão ruim como a maioria? é o que-NÃO IREI MANTER SURPRESA, ELE DEFINITIVAMENTE É!!! 

Fase 1: Enredo 
Começando pelo único ponto positivo dessa joça  que é seguir bem o enredo do filme. Ao invés de fazer uma descrição detalhada e desnecessariamente longa como sempre faço, irei resumir: Andy já cresceu e está prestes a ir pra faculdade e Woody e sua turma acabam sendo doados para uma creche, que é como uma prisão pros brinquedos de lá. Então, eles precisam voltar pra casa antes que Andy vá embora. No geral, eu gosto da história do filme, mesmo com alguns probleminhas, e o Game a segue fielmente, mas isso não torna este aspecto imune a críticas. Mesmo seguindo o bom roteiro, não deixa de ser sem alma, já que tacar um Script bom numa apresentação robótica o faz parecer superficial. Além disso, posso afirmar que há personagens do filme que acabam sendo mal utilizados ou não aparecem, como: Barbie e Ken não aparecem, eles até têm cenas de destaque no filme, mas não são os mais importantes e achei compreensível eles não estarem no jogo por causa das licenças; Senhor e Senhora Cabeça de Batata também não aparecem e eles, sim, são importantes, e mesmo entendendo essa ausência por conta das licenças, ainda me chateia; Jessie e Bala no Alvo só aparecem em algumas ilustrações que são mostradas ao passar de fase, mas isso não é desculpa para não aparecerem nas fases, como todo o resto da turma (exceto os Cabeças de Batata). Esses são os furos que eu me lembrei de cabeça, pode ser que tenha mais. Mesmo sendo fiel ao filme, a apresentação o deixa superficial e alguns personagens sendo mal utilizados me dá nos nervos. 
Fase 2: Gráficos 
Os gráficos não são muito bons. Os modelos dos personagens são malfeitos, inexpressivos e com animações super duras, e mesmo sabendo que o DS não é um dos consoles mais poderosos já feitos, não levo isso como desculpa, pois eu sei que há jogos 3D do DS que tem mais qualidade gráfica e esforço colocado do que isso aí. Os cenários também não são grande coisa, mas não tenho tanto a comentar e não irei fingir que conheço super bem as nuanças de modelagem Games pra massacrá-lo mais ainda. Mesmo com a qualidade gráfica porca, eu irei dar crédito a alguns pontos: mesmo a modelagem dos personagens sendo feita às coxas, é estranhamente menos feia do que as versões de PS2 e PSP (as desvantagens são que no DS não tem expressões faciais e são mais estourados); nas conversas dos personagens, a tela de cima mostra modelos meio competentes pro DS, mas é uma pena que eles não tem muitas variações nas animações. É óbvio que o visual foi feito rapidamente e teve que ser apressado pra acompanhar o filme, mas sei que os desenvolvedores são mais capazes do que isso, e faltava bastante polimento. 
Fase 3: Som 
Em questão de trilha sonora, é uma bagunça. As músicas até que não são ruins, na verdade, até que são boas, não diria que são incríveis ou uma das melhores coisas do mundo, mas boas o bastante e também combinam relativamente bem com a franquia, mesmo sendo simples e curtas. Escutem: 
Eu já tinha dado essa explicação no Survival Mode de Pokémon Stadium, mas como sei que não foram todos que viram aquela Review, irei explicar de novo: muitas pessoas acabam usando o termo trilha sonora de forma errônea, pois o usam  só para se referir às músicas, mas a parte do "sonora" é porque também inclui coisas como efeitos sonoros, mixagem, dublagem ETC (por sinal, o termo correto pra coleção de músicas usadas é trilha musical). Mesmo tendo músicas decentes, ainda não salva a trilha sonora, por conta de todo o resto. Eu só fui gostar das músicas quando fui procurar no Youtube, pois no jogo elas são tocadas em um volume baixo, me fazendo não prestar tanta atenção (além de só conseguir lembrar do tema da 1° fase, que não é lá grande coisa), além dos efeitos sonoros e clipes de voz serem inconsistentes no volume, alguns estando num volume aceitável e outros desnecessariamente altos. Os efeitos sonoros não são muito bons, tendo sons de baixa qualidade, além daquele problema que mencionei com o volume inconsistente. Esses problemas citados mostram que ter uma boa mixagem de áudio é importante. 
Fase 4-1: Controles 
Se eu já tinha reclamado com outros aspectos, é a jogabilidade que me fez ter tanto desgosto. Você controla os personagens pelo direcional do DS, pula com o B (com direito a pulo duplo), interage com as coisas usando o A e os botões Y e X são ações únicas de cada personagem. Os únicos personagens jogáveis são Woody e Buzz, o Woody pode usar a sua corda com um gancho para alcançar certas áreas e dar uma pisada forte quando estiver no ar e o Buzz dá um golpe de Karatê e consegue planar a longas distâncias. Se eu pudesse descrever os controles desse jogo, diria que são duros e lentos. A movimentação dos personagens é muito lenta, deixando as fases chatas de atravessar, além dos pulos e habilidades dos personagens serem travados. A combinação da movimentação lenta com as habilidades travadas fazem a jogabilidade não ser nem um pouco satisfatória de controlar. 
Fase 4-2: Level-Design e Minigames 
É estranho eu colocar essas duas categorias diferentes em uma, mas você entenderá o porquê. As fases tem um Level-Design insosso, com objetivos bem tediosos e repetitivos (eu posso resumi-los apenas com "pegue um item ou mais pra prosseguir"), e, às vezes, com trechos em que te forçam a usar a Touch Screen ou microfone do DS pra nada muito substancial. O estranho é que isso é só a 2° pior parte do jogo, pois a pior está por vir. O jogo tem Minigames, mas ele os insere goela-abaixo em todas as fases principais (não lembro se é literalmente em todas). Todos eles não são nem um pouco divertidos e arruínam ainda mais o ritmo do jogo e, pra piorar, eles são desnecessariamente arrastados, tornando-os mais tediosos do que já são. Além do mais,  são bem desconexos da história ou temática e mesmo quando não são, continuam extremamente chatos. 
Fase Final: O Verídico 
Prós: 
+ É fiel ao filme... 
+ As músicas até que são boas... 
Contras: 
- ...Mas não deixa de ser sem alma 
- Os gráficos precisavam de mais polimento, além de serem feios 
- ...Mas não salvam a bagunça que é a trilha sonora 
- Controles duros 
- Fases e Minigames tediosos 
- Má utilização de personagens 
Nota Final: 
1.6 
Resumindo: Toy Story 3 é péssimo na sua versão de DS. Os gráficos são feios, a trilha sonora é uma bagunça na qualidade, a jogabilidade é lenta e travada, as fases e objetivos são um tédio total e os Minigames são insuportáveis. Eu posso dizer que ele é bem fiel ao filme, mas tacar um Script bom numa apresentação tão  robótica o tira de sua alma. Esse é um dos Games mais tediosos que joguei na minha vida e até admito que pausei o jogo só pra fazer coisas bem melhores e aliviar o tédio frustrante que sentia (até com o Aquaman do Gamecube fiquei mais motivado em zerar). Este é um dos piores jogos que joguei na minha vida e é melhor assistir o filme, ou talvez jogar a versão para os consoles de mesa da época. 

Curiosidades Rápidas: 
- Al de Toy Story 2 aparece na TV da primeira fase 
- O jogo costumava ter suporte a um serviço Online encontrado em jogos da Disney no DS chamado D-Gamer, que servia como uma rede social e te permitia desbloquear itens exclusivos nos jogos (esse serviço fechou em 2013) 

Você já tinha jogado essa versão do Toy Story 3? Gosta de Toy Story? O quais jogos baseados em filmes você gosta ou desgosta? Gostou da postagem? Comente e compartilhe nas redes sociais, Bye Bye!

2 comentários:

  1. Eu acho os desenhos toystory muito tristes...nem gosto muito...e se vc acho q os jogos são ruins danou-se tudo...vou esperar por outro...o mais legal da serie é o namoro da barbie com o ken...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esperar por outro? duvido que irá lançar um jogo novo da franquia , além de que o final de Toy Story 4 foi meio que uma metáfora pros criadores não quererem ficar presos as propriedades já estabelecidas e fazer novos projetos.

      Excluir